Jump to content

Reserva Emergência


Recommended Posts

Fala Sardinhas!

Uma parte da minha reserva de emergência está na Selic, porém ultrapassou os 10k, dei uma pesquisada e isso significa que vou pagar a custódia anual de 20\% da B3 sobre esse valor excedente dos 10k.

Levando em consideração que é uma reserva de emergência, o ideal seria retirar esse valor excedente e aplicar em outro local como uma CDB de liquidez diária?

Qual a opinião de vocês?

Taxa de custódia do Tesouro Direto: o que você precisa saber: https://riconnect.rico.com.vc/insight/tesouro-direto-taxa-custodia#:~:text=Caso\%20voc\%C3\%AA\%20invista\%20mais\%20de,sobre\%20R\%24\%20100\%2C00.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

O tesouro selic não tem liquidez nos finais de semana. Isso já indica que ficaria melhor alocado uma parte da reserva de emergência num titulo com liquidez realmente diária como as contas bancárias de rentabilidade diária. Sugiro deixar no máximo 10.000 no tesouro nesse caso e o resto numa conta no Nubank ou algum outro banco.
Link para compartilhar
Share on other sites

A minha estratégia é deixar minha reserva de emergência dividida entre algumas opções de liquidez diária, onde se uma der problema pra resgatar, tenho outras opções que podem ser mais rápidas. Pois mesmo sendo reserva e que temos que garantir pelo menos que renda um pouco, tem opções como Sofisa que tem CBD com liquidez diária rendendo 110\% do CDI. Tem opção do Itaú de CBD que rende 100\% do CDI e mesmo resgatando fim de semana, cai na hora na conta e posso utilizar. O interessante é você montar uma estratégia que você se sinta confortável se precisar numa emergência e ter o valor disponível.
Link para compartilhar
Share on other sites

Fala galera! Primeira postagem aqui, então me perdoem se eu falar groselha.
1) Sobre as contas remuneradas (Nubank e afins), elas realmente rendem aos fins de semana? Pergunto pois o Picpay, por exemplo, só rende aos dias úteis. Alguém já verificou, na prática, se Nuconta rende aos sábados e domingos?
2) Outro ponto sobre reserva de emergência: uma vez vi uma pessoa que citou uma estratégia que achei interessante: dividir sua reserva de emergência entre títulos de RF com vencimentos escalonados. Ex: 25\% em conta remunerado de liquidez diária, 25\% em um LCI com vencimento em 90 dias, 25\% em um CDB com vencimento em 180 dias, 25\% em uma LCA com vencimento em 270 dias, 25\% em TD com vencimento em 365 dias. A ideia seria que, em um evento em que você perde sua renda base, você teria o montante de cada trimestre sempre disponível, mas o montante total estaria distribuído em vencimentos escalonados no futuro, tentando aproveitar rentabilidades maiores.
O que achei legal desta estratégia é que, à medida que o tempo passa, você pode ir pegando os títulos de vencimento mais curtos e comprando títulos de vencimento mais longo, até o ponto em que tudo estará em papéis de ~365 dias (mas vencendo trimestralmente) e já na faixa mais baixa do IR.
Que acham disso?
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...