Jump to content
  • 0

Bitcoin, taxas e rede Lightning

Ademilton Carvalho

Pergunta

Qual um valor aceitável para se pagar em uma transação bitcoin? Eu encontrei 50 reais para transferir meus bitcoins para uma carteira pessoal, isso em uma rede lenta. Esse valor tá padrão ou eu posso esperar que ele pode ficar menor?

Uma segunda dúvida, como funciona essa rede Lightning? Um colega nosso disse que dá para transferir até 1 satashi sem pagar taxa alguma. Procede a info?

• Brabo 2
  • Sad 1
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Uma das coisas que mais me desmotivou no bitcoin são essas taxas de transferência e a dificuldade de fazer o auto armazenamento.

Se hoje eu fosse investir em bitcoin eu faria em ETF, ou até mesmo deixaria na corretora, tipo o Mercado Bitcoin, eles estão há bastante tempo no mercado e não ouvi falar de perdas pra investidores.

Esse negócio de transferir um satoshi e não pagar taxa não existe, talvez existice no tempo das faucets, mas hoje em dia isso é história que a vó conta

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
17 horas atrás, Tales Lima Da Cruz disse:

Uma das coisas que mais me desmotivou no bitcoin são essas taxas de transferência e a dificuldade de fazer o auto armazenamento.

Se hoje eu fosse investir em bitcoin eu faria em ETF, ou até mesmo deixaria na corretora, tipo o Mercado Bitcoin, eles estão há bastante tempo no mercado e não ouvi falar de perdas pra investidores.

Esse negócio de transferir um satoshi e não pagar taxa não existe, talvez existice no tempo das faucets, mas hoje em dia isso é história que a vó conta

Sim, é bem desmotivante as taxas. Eu esperei (tomei o risco) acumular um valor expressivo na corretora para poder procurar fazer a transferência. (E jesus! acabei de usar 3 verbos no infinitivo, espero que tenha ficado claro)

Estou monitorando, mas gostaria de um feedback dá galera daqui.

Eu pesquisei sobre essa rede lightning. Porém, como é novidade para mim e o pessoal às vezes explica de maneira tão simples aqui e ainda dá uma opinião sobre o assunto, é bom esperar.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Ademilton Carvalho disse:

Sim, é bem desmotivante as taxas. Eu esperei (tomei o risco) acumular um valor expressivo na corretora para poder procurar fazer a transferência. (E jesus! acabei de usar 3 verbos no infinitivo, espero que tenha ficado claro)

Estou monitorando, mas gostaria de um feedback dá galera daqui.

Eu pesquisei sobre essa rede lightning. Porém, como é novidade para mim e o pessoal às vezes explica de maneira tão simples aqui e ainda dá uma opinião sobre o assunto, é bom esperar.

Olá Ademilton,

Se você tem um "valor expressivo", será que R$ 50 de taxas é tanto assim?

Não sei o que é o "valor expressivo" para você, mas se por exemplo eu tivesse R$ 5 mil em BTC e fosse pagar R$ 50 de taxas, pagaria sem pensar duas vezes. Pense bem nisso!

Já sobre a segunda pergunta. A rede Lightning é como uma "segunda camada" construída em cima da rede Bitcoin principal. Pense nela como uma estrada paralela, feita para que pequenos pagamentos possam acontecer mais rápido e com taxas muito mais baixas.

Se você for transferir, pode escolhê-la sem problema algum. Só fique de olho para saber se o endereço de recebimento da moeda também está na rede, senão você pode perder tudo.

Espero ter ajudado e qualquer coisa chama!

Editado por Matheus Passos Silva
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
On 11/01/2025 at 22:43, Ademilton Carvalho disse:

Qual um valor aceitável para se pagar em uma transação bitcoin? Eu encontrei 50 reais para transferir meus bitcoins para uma carteira pessoal, isso em uma rede lenta. Esse valor tá padrão ou eu posso esperar que ele pode ficar menor?

Uma segunda dúvida, como funciona essa rede Lightning? Um colega nosso disse que dá para transferir até 1 satashi sem pagar taxa alguma. Procede a info?

Olha, R$50 pra transferir bitcoin na rede principal (a chamada on-chain) tá até aceitável dependendo de como anda a congestão da rede no momento. A taxa varia conforme a demanda: quanto mais gente tentando usar a rede ao mesmo tempo, mais caro fica. Se não for algo urgente, você pode esperar pra ver se o valor da taxa diminui em horários de menor movimento (tipo madrugada ou finais de semana). Tem uns sites que mostram a estimativa de taxa em tempo real, tipo o Mempool. Dá pra consultar antes de fazer a transação.

Agora, sobre a rede Lightning, é outro esquema. Ela funciona como uma camada extra "em cima" da blockchain do Bitcoin, pensada pra transações rápidas e baratas. Basicamente, ela permite que você crie canais de pagamento com outra pessoa e, dentro desses canais, você pode fazer várias transações sem registrar cada uma diretamente na blockchain. No final, só o saldo final dos canais é enviado pra rede principal.

Sobre a história de transferir até 1 satoshi sem taxa: quase procede. Na Lightning, as taxas são tão baixas que, na prática, dá pra transferir valores bem pequenos. Mas "sem taxa alguma" é um pouco exagero, porque pode rolar uma taxinha mínima dependendo do canal ou da rota usada pra transferir os fundos. Nada é de graça nessa vida hahaha

Se você vai movimentar pequenos valores com frequência, a Lightning pode ser uma baita opção. Só lembra de configurar direitinho e usar carteiras que suportem a rede, como Phoenix, Breez ou Muun

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...