Jump to content
  • 0

Minha carteira de ações e Fiis

Renatto Bambulin Germano Barros

Pergunta

Olá pessoal, gostaria de opiniões, comentários e ajustes sobre minha carteira de ações e Fiis. Estou com uma estratégia mais de fruição do que de acumulação, por isso tentei colocar ações mais conservadoras de setores perenes. Acredito que para a fase de fruição seja mais vantajoso a renda fixa, porém na parte da renda variável pensei dessa forma:

Ações:
BBAS3
ITUB4
BBSE3
SAPR3
CMIG3
EGIE3
CPFE3
VIVT3
SLC33
ABEV3

FIIs:
VISC11
XPML11
HGLG11
BTLG11
HGRE11
PVBI11
KNRI11
HFOF11
KNCR11
MXRE11
KNIP11

• Brabo 2
Link para compartilhar

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
9 minutes ago, Renatto Bambulin Germano Barros disse:

Entendi perfeitamente, muito grato Eddy. Então essa minha carteira, para crescimento está um pouco desajeitada né?  Ou com ela é possível um crescimento tbm ?

Francamente, não acho que está muito distante para um acúmulo de patrimônio.  Veja que você possui setores perenes, empresas já de longa data e que apresentam resultados bons.

O que eu deixaria como adendo é a exposição de mais de uma empresa em um mesmo setor. Isso não é necessariamente um problema mas é bom esta ciente do que este tipo de estratégia traz como ônus e bônus. Aqui iremos falar do risco não sistemático que é o risco que envolve um empresa ou um setor. Por exemplo: em um cenário econômico que afete o setor financeiro/bancário, duas ou três empresas da carteira irão sofrer. O mesmo vale para o setor de energia. Por mais que que estejamos falando de empresas que possuem focos mais diferentes (BB e Itau por exemplo), ambas estão sujeitas aos mesmos riscos setoriais. Além disso, em alguns casos podemos ter uma competição pelo mesmo marketshare o que implica que para uma empresa crescer, possivelmente ela estará tomando o espaço da outra. Isso tem um ganho em uma parte e perda em outra.

Eu deixaria também um adendo sobre CMIG. Na minha opinião ela não é uma empresa viável para estudos dentro de nossa filosofia do buy and hold. CMIG4 não tem tag along o que já é logo descartada. Neste ponto muitos pensam em migrar para as ações ON do ativo em vista que o mesmo tem tag along mas, acabam se esquecendo que o free float e a liquidez do ativo são menores. Isso faz com que o ativo sofra muito mais oscilações abruptas o que pode prejudicar o patrimônio bem como dificultar a entrada ou saída do papel. Sei que os números da CMIG atraem, principalmente no quesito dividendos. Mas este formato da empresa particularmente não me agrada. A impressão que tenho é que ela não visa sócios, em outras palavras, quer manter seu controle (no caso estatal) para si e tenta atrair investidores com suas ações PN justamente pela preferência nos dividendos e também acabamos tendo uma chamada de atenção aos especuladores por conta de indicadores de valuation serem atrativos, mas não oferece proteção aos pequenos investidores o que para um investidor de longo prazo é péssimo.

E por fim, um viés mais pessoal, HFOF não me atrai. Não acho vantajoso um fundo de fundos. Ir para FIIs de tijolo de segmentos que já conseguiram se comprovar um pouco mais pelo tempo, me parece mais vantajoso tanto para o quesito rendimentos como para crescimento de patrimônio mesmo que de forma mais lenta.

Existe uma polêmica grande onde muitos são contra FIIs na fase de acúmulo por conta do crescimento ser bem lento em comparação a outros ativos de renda variável. Porém, acho válido lembrar na diversificação o que não deixa de ser um fator de segurança que é importante para o investidor de longo prazo, traz uma certa estabilidade para a carteira na parte de renda variável e bons FIIs de tijolo no longo prazo tendem a pagar 8%a.a acima da inflação com seus lucros e valorização dos imóveis.

Espero que ajude a refletir sobre o tema  =)

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Renatto Bambulin Germano Barros disse:

Olá pessoal, gostaria de opiniões, comentários e ajustes sobre minha carteira de ações e Fiis. Estou com uma estratégia mais de fruição do que de acumulação, por isso tentei colocar ações mais conservadoras de setores perenes. Acredito que para a fase de fruição seja mais vantajoso a renda fixa, porém na parte da renda variável pensei dessa forma:

Ações:
BBAS3
ITUB4
BBSE3
SAPR3
CMIG3
EGIE3
CPFE3
VIVT3
SLC33
ABEV3

FIIs:
VISC11
XPML11
HGLG11
BTLG11
HGRE11
PVBI11
KNRI11
HFOF11
KNCR11
MXRE11
KNIP11

Boa tarde, @Renatto Bambulin Germano Barros !

Você já está na fase de viver de renda? Ou já está bem próxima dela? Já consolidou um patrimônio que lhe permita isso?

Apenas pergunto para melhor entender suas escolhas e um pouco da sua estratégia.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Você já está na fase de viver de renda? Ou já está bem próxima dela? Já consolidou um patrimônio que lhe permita isso?

Bom dia Eddy Paulini, na verdade meu objetivo é fluxo de caixa, quero iniciar já vivendo de renda. Parece estranho mais é o que eu gosto e acredito. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
6 minutes ago, Renatto Bambulin Germano Barros disse:

Bom dia Eddy Paulini, na verdade meu objetivo é fluxo de caixa, quero iniciar já vivendo de renda. Parece estranho mais é o que eu gosto e acredito. 

@Renatto Bambulin Germano Barros eu tomaria cuidado com este tipo de estratégia.

Pelo que imagino você quer já usar uma parte dos proventos que serão pagos com sua carteira. Isso vai atrasar a construção de patrimônio. A depender dos valores utilizados pode até gerar uma diminuição do seu patrimônio em vista que sabemos que os valores pagos saem do preço das ações. Em outras palavras, é uma troca de bolso como explicado no módulo 4. E isso no longo prazo pode até gerar uma diminuição no poder de pagamentos dos ativos. É um risco grande a se correr.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
4 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Renatto Bambulin Germano Barros eu tomaria cuidado com este tipo de estratégia.

Pelo que imagino você quer já usar uma parte dos proventos que serão pagos com sua carteira. Isso vai atrasar a construção de patrimônio. A depender dos valores utilizados pode até gerar uma diminuição do seu patrimônio em vista que sabemos que os valores pagos saem do preço das ações. Em outras palavras, é uma troca de bolso como explicado no módulo 4. E isso no longo prazo pode até gerar uma diminuição no poder de pagamentos dos ativos. É um risco grande a se correr.

Na verdade Eddy eu vou reinvestir os dividendos e aportar todo mês, apenas em alguns momentos que vou gastar. Provavelmente quando já estiver com um patrimônio maior. Por que eu não ligo muito para patrimônio apenas no fluxo de caixa, o problema é que não é possível ter renda sem patrimônio. Mas não é o mais importante para mim o patrimônio. Será que essa estratégia é uma furada? Se for quais são os riscos?

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
3 minutes ago, Renatto Bambulin Germano Barros disse:

Na verdade Eddy eu vou reinvestir os dividendos e aportar todo mês, apenas em alguns momentos que vou gastar. Provavelmente quando já estiver com um patrimônio maior. Por que eu não ligo muito para patrimônio apenas no fluxo de caixa, o problema é que não é possível ter renda sem patrimônio. Mas não é o mais importante para mim o patrimônio. Será que essa estratégia é uma furada? Se for quais são os riscos?

Na minha opinião ativos de renda fixa como tesouro Selic e CDBs de liquidez diária são mais eficientes para o quesito de fluxo.

Até mesmo para quem vai viver de renda, um percentual maior em renda fixa é mais viável dado a previsibilidade e segurança. Claro que ativos como FIIs e ações que tem históricos de pagamentos de dividendos também irão entrar no jogo, mas em menor escala em comparação com a renda fixa.

Como riscos neste momento nessa estratégia eu vejo justamente a disponibilidade dos valores. Na prática não há garantias 100% de pagamentos sejam de ações, sejam de FIIs. Além de que, não dá para prever os valores que serão pagos que ora podem ser bons, ora podem ser bem abaixo do esperado. Ou seja, me passa a impressão de ficar um pouco refém de algo que é imprevisível. Além de que os usos dos proventos como comentei antes afetam no patrimônio que vai gerar uma renda para a fase de aposentadoria em si.

A renda variável eu é muito mais voltada a uma forma de fazer o patrimônio crescer mais rápido. 

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
15 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Na minha opinião ativos de renda fixa como tesouro Selic e CDBs de liquidez diária são mais eficientes para o quesito de fluxo.

Até mesmo para quem vai viver de renda, um percentual maior em renda fixa é mais viável dado a previsibilidade e segurança. Claro que ativos como FIIs e ações que tem históricos de pagamentos de dividendos também irão entrar no jogo, mas em menor escala em comparação com a renda fixa.

Como riscos neste momento nessa estratégia eu vejo justamente a disponibilidade dos valores. Na prática não há garantias 100% de pagamentos sejam de ações, sejam de FIIs. Além de que, não dá para prever os valores que serão pagos que ora podem ser bons, ora podem ser bem abaixo do esperado. Ou seja, me passa a impressão de ficar um pouco refém de algo que é imprevisível. Além de que os usos dos proventos como comentei antes afetam no patrimônio que vai gerar uma renda para a fase de aposentadoria em si.

A renda variável eu é muito mais voltada a uma forma de fazer o patrimônio crescer mais rápido. 

Entendi perfeitamente, muito grato Eddy. Então essa minha carteira, para crescimento está um pouco desajeitada né?  Ou com ela é possível um crescimento tbm ?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...