Jump to content
  • 0

Previdência Privada - Opinião da Comunidade

Bruno Caffarate Zuanazzi

Pergunta

Salve colegas,

Queria, se possível, saber a opinião de vocês sobre a seguinte situação pessoal:

Sou formado em Direito e portador da carteira da OAB/RS, requisito mínimo para adesão do Plano de Previdência Privado da OAB/RS.
Então, no auge dos meus 24 anos, com conhecimento nenhum sobre o tema e investimentos, em 2016 acabei assinando o plano, com uma contribuição mínima possível e ideias de fazer aportes (nunca feitos) com passar do tempo. (Para ter ideia, em 09 anos contribuí apenas R$ 16 mil e hoje o valor está em R$ 23 mil)

De início tinha a contribuição à previdência e seguro de vida. Quando contratei seguro de vida resgatável junto à Prudential, acabei alterando para apenas contribuição à previdência.

Então, assistindo as aulas do módulo 02 e módulo 03, comecei a pensar na possibilidade de fazer a portabilidade da Previdência Privada para uma vinculada ao BTG, melhorar o rendimento para aumentar a contribuição mensal/eventuais aportes e também para concentrar tudo em uma plataforma só.
Porém, ao passo que questionei a OABPrev, surgiram alguns problemas/dúvidas que elenco abaixo:

- O fundo de previdência da OAB/Prev-RS é um fundo fechado, portanto caso eu migre para um fundo aberto de previdência privada, fui informado que não vai ser possível realizar o resgate completo do valor quando eu desejar, e sim apenas a possibilidade de resgate por tempo determinado/indeterminado. 

- A taxa de administração da OABPrev é 0,36%a.a., possivelmente menor que taxas de administração de bancos/seguradoras.