Jump to content
  • 0

Fundos (FII's) de tijolo em crise

Lucca Pannain

Pergunta

No momento em que estamos passando, não parece mais inteligente priorizar a compra de fundos de tijolo em vez de fundos de papel? Tenho alguns pontos que justificam meu pensamento:

1. A queda dos fundos de tijolo está sendo uma oportunidade.
  2. Em crises como a atual, há uma maior chance de default por parte de empresas imobiliárias, devido à emissão de contratos (LCI, LCA,CRI, etc.) com taxas muito altas, influenciadas pelo momento de alta da renda fixa.
  3. A alta da renda fixa já oferece boas oportunidades de contratos, sem a necessidade de assumir os riscos associados aos fundo de papel. (Entendo que esse ponto pode variar de acordo com o perfil do investidor)

Gostaria de ler a opinião de terceiros. Sintam-se livres para adicionar, complementar ou até discordar dos tópicos. Abraços!

• Brabo 4
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
2 horas atrás, Lucca Pannain disse:

No momento em que estamos passando, não parece mais inteligente priorizar a compra de fundos de tijolo em vez de fundos de papel? Tenho alguns pontos que justificam meu pensamento:

2. Em crises como a atual, há uma maior chance de default por parte de empresas imobiliárias, devido à emissão de contratos (LCI, LCA,CRI, etc.) com taxas muito altas, influenciadas pelo momento de alta da renda fixa.
  3. A alta da renda fixa já oferece boas oportunidades de contratos, sem a necessidade de assumir os riscos associados aos fundo de papel. (Entendo que esse ponto pode variar de acordo com o perfil do investidor)

Gostaria de ler a opinião de terceiros. Sintam-se livres para adicionar, complementar ou até discordar dos tópicos. Abraços!

Sua opinião é bem coerente e válida, porém acho que acaba aparecendo boas oportunidades para quem quer entrar em bons fundos de papel que quase nunca estão abaixo do vp e em momentos como esses, aparecem as chances, além disso, os fiis de papel, principalmente, atrelados ao CDI vão aumentar seus proventos, mas não discordo de quem pensa igual a você ainda mais mensurando riscos.

Agora pra quem desejar carregar fiis na carteira ou pra quem já está vivendo de renda, acho que não deve deixar de aproveitar essa chance, mesmo com a renda fixa estando melhor e menos arriscada.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Lucca Pannain disse:

Olá @Lucca Pannain,

Basicamente concordo contigo...

Estamos vendo alguns fundos de tijolos bastante sólidos e com vp bem abaixo da média histórica.

A RF com as taxas atualmente apresentadas em decorrência do impulso do problema fiscal do governo, também me parece boa hora para aportes e travas por um prazo maior, e especialmente o tesouro direto em que imagino será possível ganhar na marcação a mercado.

E como vc bem disse em relação aos fundos de papel, acredito que algumas empresas se alavanquem com emissões em taxas de juros absurdas, porém sem garantias, tornando um risco desnecessário no longo prazo ao meu sentir.

Claro que está é uma mera opinião pessoal que não deve ser observada como indicação de compra, venda ou manutenção de qquer ativo. 

Bora aos aportes! 👍🏻😉

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Lucca Pannain disse:

Olá Lucca,

É isso mesmo. Considerando-se um pensamento mais a longo prazo, os fundos de tijolo estão aparecendo como ótimas oportunidades neste momento.

Mas vale lembrar que eles podem diminuir o ritmo do crescimento do seu patrimônio, caso você ainda esteja na fase de acumulação, pela distribuição de dividendos (a não ser que você efetivamente reinvista os dividendos religiosamente).

Espero ter ajudado!

• Brabo 4
Link para compartilhar

• Criar novo...