Alex Sabai Da Silva Postado 14 de Janeiro Compartilhar Postado 14 de Janeiro Vamos lá, acompanhado o chat da live de ontem vi uma pergunta interessante sobre ter o capital para quitação do imóvel, se seria viável quitar, vou citar um exemplo a pessoa tem sei lá 170k investidos e deve do financiamento de sua casa 90k paga parcelas de 1k(sendo parcelas decrescentes) levando em conta que o juros que ela pegou no financiamento seja de 8,5% ao ano, não seria viável quitar certo, partindo do princípio que investiria este capital em algo que rendesse mais, seria este o raciocínio correto, relacionado a quitação de imóvel ou não? 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eduardo Vieira Postado 14 de Janeiro Compartilhar Postado 14 de Janeiro (edited) Partindo do principio de investimento, não vale a pena quitar, porem estamos no Brasil, aonde até o passado é incerto... vamos supor que a pessoa perca a fonte de renda e tenha problemas, usando o exemplo do Raul, voce vai morar dentro do FII? ai entra a preocupação de cada pessoa, eu particularmente, prefiro ter o imovel quitado, sem dor de cabeça e investir tranquilo.. alem de ter um bom desconto na quitação, e ficar sem dividas... Editado 14 de Janeiro por Eduardo Vieira 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Alex Sabai Da Silva Postado 14 de Janeiro Author Compartilhar Postado 14 de Janeiro (edited) Entendi, no caso sou servidor público estatutário, claro que nunca se sabe, o futuro é incerto né, meu pensamento estaria errado se eu deixasse o dinheiro aplicado rendendo mais que o financiamento? E sim caso ocorra uma demissão ou perda de renda que seja aí sim posso usar o dinheiro que já “tenho” apenas está aplicado para quitar tal dívida certo ou usar o próprio rendimento para pagar? Editado 14 de Janeiro por Alex Sabai Da Silva 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Passos Silva Postado 14 de Janeiro Compartilhar Postado 14 de Janeiro Olá @Alex Sabai Da Silva, Acho que tudo vai depender do seu "apetite ao risco". Por exemplo, se você for solteiro, em princípio você conseguiria se virar bem mais facilmente caso perdesse o emprego do que se fosse casado com filhos. Então talvez neste caso de ser solteiro possa valer a pena você continuar com o valor investido e ir quitando aos poucos. Por outro lado, se você for casado e com filhos, acho que a equação se inverte. Outro critério é a fase em que você se encontra - de acumulação de patrimônio ou de usufruto. Ou podemos considerar ainda a idade, e por aí vai. Ou seja, vai depender não apenas dos cálculos dos juros comparados com os rendimentos - que sem dúvida alguma são importantíssimos -, mas também da situação de vida de cada um. Por exemplo, no meu caso, 47 anos, casado mas sem filhos, optei por pegar o dinheiro que tinha no bolso e quitar meu apartamento. Agora tudo que entra vai "limpo" para meus investimentos. Se eu fizesse contas talvez compensasse mais ir pagando aos poucos, mas preferi garantir meu cantinho porque na pior das hipóteses vivo à luz de vela e tomo banho na casa do vizinho, mas não durmo ao relento 🤣 Brincadeiras à parte... Espero ter ajudado! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts