Jump to content
  • 0

Faz sentido investir em dois FIIs que possuem eles mesmos no portfólio?

Mateus Santos Ferreira

Pergunta

Ao analisar os portfólios de FIIs de tijolo, como BTLG11 e HGLG11, percebi que ambos possuem, além de imóveis, investimentos em outros FIIs. Por exemplo, o HGLG11 possui uma posição no BTLG11.

Minha dúvida é: faz sentido investir em FIIs que investem em outros FIIs? Se eu investir no HGLG11 e no BTLG11 ao mesmo tempo estou fazendo burrice? Isso não cria um risco de sobreposição ou até uma "armadilha" ao compor uma carteira diversificada de FIIs?
Quais critérios eu deveria adotar ao selecionar FIIs para evitar esse tipo de situação?

Agradeço pela ajuda!

• Brabo 3
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
43 minutes ago, Mateus Santos Ferreira disse:

Ao analisar os portfólios de FIIs de tijolo, como BTLG11 e HGLG11, percebi que ambos possuem, além de imóveis, investimentos em outros FIIs. Por exemplo, o HGLG11 possui uma posição no BTLG11.

Minha dúvida é: faz sentido investir em FIIs que investem em outros FIIs? Se eu investir no HGLG11 e no BTLG11 ao mesmo tempo estou fazendo burrice? Isso não cria um risco de sobreposição ou até uma "armadilha" ao compor uma carteira diversificada de FIIs?
Quais critérios eu deveria adotar ao selecionar FIIs para evitar esse tipo de situação?

Agradeço pela ajuda!

Boa noite!

Não vejo problema algum no caso desse exemplo que vc deu, são fiis de tijolos e com um patrimônio bilionário, as cotas que eles possuem de outros fiis são quase irrelevantes diante do todo que possuem e, com certeza, assim que a maré virar esses fundos devem vender essas cotas para alocar o dinheiro de forma melhor ou até antes disso para quitar dívidas de compras.

Esse tipo de coisa é realmente uma preocupação, mas não nesse caso, tem fiis, geralmente da mesma gestora, que costumam comprar cotas ou aceitar cotas de outros fiis para meio que socorrer o outro fundo da gestão e é uma prática de certa forma até comum, porém é meio que inaceitável, é uma das coisas que quando ocorre, o investidor já precisa ficar muito antenado e, em alguns casos, até mesmo se livrar desse tipo de fundo ou não ter mais fiis de gestões que costumam se utilizar dessa prática.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Essa pratica é "Normal" entre os FIIs e na maioria dos casos isso é chamado de "Reserva de Liquidez" onde é alocado um valor de Caixa (Alem de colorem na Renda Fixa). Na pratica eles alocam a Reserva em ativos do mesmo segmento.

No caso do HGLG11 desconheço em que momento ele adquiriu ou se de fato tem cotas de outros Fundos como (nao sou cotista).

Ja o BTLG11 recentemente ele fez uma transação com outro fundo (GGRC11) onde o BTLG11 Recwbeu cotas do GGRC11 como parte do pagamento.

Em suma, nao vejo sobreposiçao e ou correlaçao pois normalmente essas cotas de FIIs no portifolio nao tem impacto significativo no PL do Fundo

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Mateus Santos Ferreira disse:

Agradeço pela ajuda!

Bom dia, @Mateus Santos Ferreira !

Apenas complementando nossos amigos.

Veja se as participações de um FII em cotas de outros são relevantes. Se forem percentuais que julgar pequenos, não tem problema. Na verdade o investimento em cotas de outros fundos é deveras comum.

Na minha opinião o problema maior é quando um fundo investe demais em outro. Vamos imaginar, por exemplo, que 70% do patrimônio do BTLG seja investido em cotas do HGLG. Se der xabú no HGLG, o BTLG vai sofrer muito.

Claro que estamos falando de um cenário hipotético, mas é mais para entender a ideia.

Agora se BTLG investisse, por exemplo, 2% apenas em cotas do HGLG, o impacto seria menor.

Faça este tipo de avaliação que poderá lhe trazer dado mais consolidados.

Espero que ajude!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...