Jump to content

Construção de patrimônio - montando a carteira


Recommended Posts

Fala sardinhas, tudo bem? Vou falar aqui sobre minha carteira de investimentos, pode ser que alguém se identifique e pode ser que alguém ajude. Eu assisti um corte do Raul Sena no YouTube e ele falava que pra quem tem pouca grana(ate uns 5k) é melhor investir só em ações no Br, somente com uns 30k adicionar umas renda fixa e tal. Eu tenho investido 2.200,00 Mas sempre fiz aportes de 100 reais por mês. No último mes e de agora pra frente vou conseguir aportar 500, 600 reais por mês. Depois dessa história toda estou num dilema. Sempre achei q seria melhor ter uma estratégia e divesificar em ativos e tudo mais independente da quantia de dinheiro Eu com 2 mil Tenho ações, FII, renda fixa, Etf nos EUA e cripto. E achei o certo fazer dividido assim mesmo com pouco dinheiro. O que vocês fazem ou fez? Pq o Raulzao flw q era melhor focar em renda variável quando se tem pouca grana. Aguardo a opinião de vocês. ? Meu foco é longo prazo tenho 20 anos ainda.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Meu caro, iniciarei o curso da UVP na próxima turma, então vou expressar minha opinião de acordo com o conhecimento que tenho até o momento. kkkk Comecei a estudar mais profundamente sobre finanças pessoais no ano passado, fiz 02 cursos de educação financeira par ao dia a dia e agora vou fazer este para ampliar meus conhecimentos sobre investimentos. Bem, acredito que para uma alavancagem patrimonial (para nós ricos da turma do baixa renda kkk) ações são uma excelente oportunidade mesmo, e devemos nos expor a esse maior risco com discernimento, uma vez que a renda fixa "é mais pra questão de proteção patrimonial" e traz um retorno bacana para grandes montantes aportados. Mas não podemos deixar de estudar e o universo cripto, pois há excelentes projetos que podem acelerar muito nosso processo de alavancagem patrimonial e para quem tem nervos de aço para segurar a alta volatilidade deste mercado, tem grandes chances de turbinar o processo decrescimento patrimonial. Temos que estudar este universo e saber bem o que está o que está fazendo para aproveitar oportunidades, cientes que existem inúmeros projetos fraudulentos e maliciosos nesse espaço.
Deste modo, a questão da diversificação deve ser feita dentro dessas classes de ativos (ações e cripto) para minimizar os riscos e "temperar nossa carteira na quantidade ideal de sal ao nosso paladar"
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia!
Cara, acho que vai muito do seu objetivo e perfil de tolerância a riscos também. A dica do Raul é boa, e acho que o preceito dela é que com pouca grana você pode se expor a um maior risco buscando melhor rentabilidade, então se desse ruim e "derretesse tudo", seria menos difícil de recuperar. As vezes a gente fala: "sou tolerante a essa volatilidade, não tem problema!" mas a real é que só aprendemos a lidar com isso na prática, com estudo e atitudes bem fundamentadas nos investimentos, dai a importância de se conhecer nesse sentido, pra não cair nos efeitos de manada e sair vendendo quando cair tudo. Claro, isso deveria ser feito com o máximo de conhecimento possível, afim de minimizar as escolhas erradas, as pulverizações, enfim, mitigar riscos. Renda fixa tem ótimas oportunidades, ainda mais em um cenário de taxa de juros alta, e como a inflação não cedeu pode vir outro aumento (tendência, mas não se sabe), ao passo que a renda variável também fica atrativa pois muita gente sai dela pra RF, então quer vender correndo pra por a grana num tesouro SELIC por exemplo. Vai muito do seu conhecimento não apenas técnico sobre os investimentos, mas de você mesmo!
Forte abs!



Link para compartilhar
Share on other sites

2200,00 ainda é muito pouco dinheiro para diversificação, acho que o ideal é realmente focar em algumas boas ações e etf's no mercado nacional. Enquanto o bolo vai crescendo vc vai focando em aumentar sua renda, os investimentos são auxiliadores do seu crescimento, foque sempre em melhorar seu ganho de renda mensal.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...