Jump to content

Como ensinar minha filha a investir aos 13 anos?"

Recommended Posts

Por aqui tenho dois também, um menino de 11 e uma menina de 10. Ano passado comecei a dar mesada para eles, com base nas tarefas que eles fazem aqui em casa, e já expliquei que todo mês eu ia separar 20% do valor da mesada deles, para o cofrinho e o restante eles poderiam gastar durante o mês.

Abri conta no Inter para eles, cada um tem seu cartão e todo mês vou mostrando o dinheiro que eles tem guardado, e o quando fica para eles gastarem.

Aqui achei melhor trabalhar na estratégia de objetivos, por exemplo, juntar X para comprar um computador (que era um dos desejos do meu filho) ou juntar X para comprar uma material para escola diferentão e coisas do tipo. Nos primeiros meses o que ficava na conta eles gastavam tudo no mesmo dia, com passar dos meses eles foram vendo o valor subindo e passaram a guardar ainda mais.

E algumas coisas, por mais que eu possa pagar faço eles pagarem hoje, tanto para entender o valor das coisas mas também porque eles gostam de pagar as coisas com dinheiro deles. Por exemplo, quando vamos no cinema eu pago ingresso, mas se eles querem pipoca, eles compram com dinheiro deles.

Nessa idade acho que colocar em um CDB para pelo menos garantir a inflação já é suficiente, a lição mais importante é eles aprenderem que tem que guardar dinheiro todo mês. Ai talvez com 16, 17 anos eu comece e falar de guardar dinheiro para comprar um carro, apartamento, aposentadoria e por aí vai, agora acho que só de ensinar a guardar para conseguir concluir sonhos e vontades mais caras deles já é suficiente.

Link para compartilhar

11 minutes ago, Rodrigo Moraes#9744 disse:

Esse mesmo, Rodrigo!

Não tive a oportunidade de ler. Mas conheci pessoas que leram e recomendaram. Além disso deram feedback que os filhos gostaram bastante!

• Brabo 2
Link para compartilhar

11 horas atrás, Daniel Van der Veen Santos disse:

Recomendo ensinar de forma lúdica, não focar exatamente como as coisas são.

Afinal estamos falando de uma criança que merece ter sua época de infância tendo poucas preocupações com o futuro.

Mas, aos 13 anos, uma criança entende muita coisa mesmo. Dito da maneira correta, lúdico às vezes, como você disse, eles entendem qualquer coisa.

• Brabo 1
Link para compartilhar

11 horas atrás, Rodrigo Moraes#9744 disse:

Ademilton, plantei muitas árvores na infância também, essa realmente é uma boa analogia. O problema é como irei fazer isso hoje morando em São Paulo, rs. Brincadeiras à parte, achar algo que eles percebam o retorno em um curto período de tempo que é o desafio. Boa!

Te entendo. Realmente, achei que a dica podia não ser válida para todos os casos.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...