Antony Rafael De Paula Costa Postado Quinta-feira às 01:18 Compartilhar Postado Quinta-feira às 01:18 Fala pessoal! Boa noite. Iniciei na turma 40 e vendo a aula de liberdade financeira vim contar um pouco do meu sonho, hoje tenho 22 anos e sou desenvolvedor de software de um marketplace, trabalho CLT e faturo na casa dos 10K por mês, como metas futuras almejo ter uma renda de dividendos nessa mesma faixa dentro dos próximos 25/30 anos, almejo também minha casa propiá, um carro para o dia a dia e um carro para moer nos eventos de carro (meu hobbie), além da liberdade de poder viajar e dar uma boa condição para os meus futuros (se deus quiser daqui a muito tempo) filhos. Atualmente juntei 100K e deixo todo o dinheiro rendendo a 107% do CDI no mercado pago, não tenho experiência com investimentos e entrei na AUVP para saber diversificar e aumentar minha rentabilidade para assim no futuro conquistar minha liberdade financeira. Por não ter experiencia aceitos dicas e relatos, valeu tmj! 🤝 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Flavio Prado Postado Quinta-feira às 12:30 Compartilhar Postado Quinta-feira às 12:30 11 horas atrás, Antony Rafael De Paula Costa disse: Fala pessoal! Boa noite. Iniciei na turma 40 e vendo a aula de liberdade financeira vim contar um pouco do meu sonho, hoje tenho 22 anos e sou desenvolvedor de software de um marketplace, trabalho CLT e faturo na casa dos 10K por mês, como metas futuras almejo ter uma renda de dividendos nessa mesma faixa dentro dos próximos 25/30 anos, almejo também minha casa propiá, um carro para o dia a dia e um carro para moer nos eventos de carro (meu hobbie), além da liberdade de poder viajar e dar uma boa condição para os meus futuros (se deus quiser daqui a muito tempo) filhos. Atualmente juntei 100K e deixo todo o dinheiro rendendo a 107% do CDI no mercado pago, não tenho experiência com investimentos e entrei na AUVP para saber diversificar e aumentar minha rentabilidade para assim no futuro conquistar minha liberdade financeira. Por não ter experiencia aceitos dicas e relatos, valeu tmj! 🤝 @Antony Rafael De Paula Costa bem vindo ao curso. Minha sugestão é que você retire o valor do Mercado Pago e coloque no Tesouro Selic 2029. O motivo é que mesmo rendendo 107% do CDI a forma como o Mercado Pago (e também o Banco iTi) remunera o saldo da conta é um problema. Explicação: o Mercado Pago pega o saldo final do dia e "aplica" a 107% do CDI, e no primeiro horário do dia seguinte ele "resgata" esta aplicação e recolhe o IR de 22,50% sobre a rentabilidade de um dia. Aí novamente ele "aplica" o saldo final do dia e no dia seguinte ele "resgata" esta aplicação e recolhe novamente os 22,50% de IR sobre a rentabilidade de um dia. Este mecanismo fará com que você nunca saia da alíquota de 22,50% do IR e além disto, quando pagamos o IR este valor não vai render juros compostos, o que ocorre de maneira diferente de quando você deixa o valor até o vencimento, ou seja, aquele IR diário que foi recolhido vai render junto com o valor principal. Estas contas como Mercado Pago e Banco iTi só são boas para render alguns Reais no dinheiro de uso ao longo do mês, não são boas para deixar o dinheiro parado. Em menos de 2 meses "rendendo" na conta do Mercado Pago já vai render menos que 100% do CDI comparado a um Tesouro Selic, mesmo rendendo 107% do CDI. Espero ter ajudado. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Antony Rafael De Paula Costa Postado Quinta-feira às 23:50 Author Compartilhar Postado Quinta-feira às 23:50 11 horas atrás, Flavio Prado disse: @Antony Rafael De Paula Costa bem vindo ao curso. Minha sugestão é que você retire o valor do Mercado Pago e coloque no Tesouro Selic 2029. O motivo é que mesmo rendendo 107% do CDI a forma como o Mercado Pago (e também o Banco iTi) remunera o saldo da conta é um problema. Explicação: o Mercado Pago pega o saldo final do dia e "aplica" a 107% do CDI, e no primeiro horário do dia seguinte ele "resgata" esta aplicação e recolhe o IR de 22,50% sobre a rentabilidade de um dia. Aí novamente ele "aplica" o saldo final do dia e no dia seguinte ele "resgata" esta aplicação e recolhe novamente os 22,50% de IR sobre a rentabilidade de um dia. Este mecanismo fará com que você nunca saia da alíquota de 22,50% do IR e além disto, quando pagamos o IR este valor não vai render juros compostos, o que ocorre de maneira diferente de quando você deixa o valor até o vencimento, ou seja, aquele IR diário que foi recolhido vai render junto com o valor principal. Estas contas como Mercado Pago e Banco iTi só são boas para render alguns Reais no dinheiro de uso ao longo do mês, não são boas para deixar o dinheiro parado. Em menos de 2 meses "rendendo" na conta do Mercado Pago já vai render menos que 100% do CDI comparado a um Tesouro Selic, mesmo rendendo 107% do CDI. Espero ter ajudado. Muito obrigado pela resposta Flavio, explicação muito clara deu para entender perfeitamente, vi que no próprio banco BTG existe o tesouro Selic 2027 e 2029 meu medo e deixar o dinheiro preso e não conseguir retirar até o ano final, investindo na selic consigo remover meu saldo para fazer aportes quando finalizar o curso da AUVP? Mesmo que isso custe alguma rentabilidade ou desconto maior de IR. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Flavio Prado Postado Sexta-feira às 01:17 Compartilhar Postado Sexta-feira às 01:17 1 hour ago, Antony Rafael De Paula Costa disse: Muito obrigado pela resposta Flavio, explicação muito clara deu para entender perfeitamente, vi que no próprio banco BTG existe o tesouro Selic 2027 e 2029 meu medo e deixar o dinheiro preso e não conseguir retirar até o ano final, investindo na selic consigo remover meu saldo para fazer aportes quando finalizar o curso da AUVP? Mesmo que isso custe alguma rentabilidade ou desconto maior de IR. @Antony Rafael De Paula Costa os títulos do Tesouro Direto (qualquer um deles) são de liquidez diária e você pode resgatar em qualquer dia útil que no máximo no dia útil seguinte o dinheiro está creditado na conta da Corretora para você enviar para a sua conta bancária. Vale lembrar que o Tesouro Selic tem uma marcação a mercado insignificante, por este motivo usamos para colocar parte da reserva de emergência. E o Tesouro Prefixado e o Tesouro IPCA vão sofrer de marcação a mercado, por este motivo não recomendamos colocar a reserva de emergência neles, eles são usados como parte da carteira de investimentos que estamos criando. Quanto ao IR, é a mesma tabela regressiva que vale para todos os títulos de renda fixa que não são isentos de IR. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts