Jump to content
  • 0

Alíquota do IR - Fundos de Investimento

Wilian Sant Ana

Pergunta

Boa tarde, pessoal. 

Alguém sabe me dizer como funciona o cálculo da alíquota do IR para fundos de investimento na seguinte situação:

1) A cobrança automática do IR, que ocorreu em novembro/24, aconteceu dentro dos primeiros 180 dias

2) Saque em janeiro de 2025 (já numa data que corresponde a mais de 180 dias desde o último aporte) 

No caso, a alíquota a ser paga no momento do saque será de 20% (> 180 dias) do lucro total (desde o primeiro aporte) ou do lucro que ocorreu a partir da cobrança automática ocorrida em novembro?

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
18 minutes ago, Wilian Sant Ana disse:

Boa tarde, pessoal. 

Alguém sabe me dizer como funciona o cálculo da alíquota do IR para fundos de investimento na seguinte situação:

1) A cobrança automática do IR, que ocorreu em novembro/24, aconteceu dentro dos primeiros 180 dias

2) Saque em janeiro de 2025 (já numa data que corresponde a mais de 180 dias desde o último aporte) 

No caso, a alíquota a ser paga no momento do saque será de 20% (> 180 dias) do lucro total (desde o primeiro aporte) ou do lucro que ocorreu a partir da cobrança automática ocorrida em novembro?

o caculo sera feito para cada aporte, do lucro de cada aporte (por quantidade de cotas e valor de cotas em cada data de aporte/resgate)

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Ricardo O disse:

o caculo sera feito para cada aporte, do lucro de cada aporte (por quantidade de cotas e valor de cotas em cada data de aporte/resgate)

Opa, Ricardo! Obrigado pelo esclarecimento.
Pelo que vi no extrato do fundo, no mês de novembro/24, ocorreu o desconto automático do IR correspondente a cada aporte. Entretanto, a minha dúvida é se, agora que pretendo fazer o resgate total do fundo, a alíquota de 20% será sobre o lucro correspondente de cada aporte, obtido após o desconto automático (novembro/24) ou se o IR será sobre o lucro obtido durante todo o tempo de permanência dos aportes. Não sei se consegui deixar claro o suficiente, mas espero que sim. 

Muito obrigado pelo auxílio. 

Link para compartilhar

• Criar novo...