Jump to content
  • 0

Análise fundamentalista - abordagem top-down e bottom-up.


Evelyn Santos

Pergunta

Eu sei que muitos aqui estão começando e talvez isso seja um pouco mais além, mas alguém aqui já leu ou pratica esse tipo de análise? (até mesmo sabe se pratica?) Eu estava discutindo sobre isso com um investidor mais experiente e ele me falou sobre isso. Até mencionei o livro do "Investidor Inteligente" e sobre como poderia ser vista o que ele fala no livro dentro deste viés. Resumidamente, nos investimentos essa técnica significa a lógica por trás do pensamento da análise: Top-Down - de cima para baixo, o investidor analisa a empresa em que estuda investir pelos fatores macroeconômicos. Botton-up - de baixo para cima, análise da empresa em seus fundamentos e depois disso o mercado no qual ela está inserida, além de fatores macroeconômicos. Percebem como as duas formas na verdade mudam apenas a ordem? Uma ou outra não excluem a visão macro geral. E aí, o que acharam disso? (já tinham ouvido falar?)
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Eu creio que vai da técnica de screening de cada um pelo que vi nos vídeos dos canais de investimento.
Tem gente que prefere usar filtros (liquidez, yeld, roic, EBIT, p/l, p/vp etc.) para selecionar um grupo de empresas para analisar e depois escolher algumas para investir. Eles partem do universo de todas as empresas da bolsa e usando os filtros vão eliminando empresas que não se encaixam no padrão mínimo até sobrar um grupo pequeno de umas 10. A partir daí analisam as empresas individualmente e depois o mercado delas (Top down).
Já outros preferem fazer primeiro a análise do setor, depois dos subsetores e da economia em que os mesmo estão inseridos, para a partir daí selecionarem as empresas a serem analisadas (Bottom up), que é bem o que o Raul faz nos vídeos do módulo 4.
Eu creio que a Bottom up seja mais tranquila se você já tem ideia do que quer e que a Top down garante que você ao menos não deixe passar batido nenhum papel subvalorizado com os filtros de P/L, P/VP e outros, que estejam localizados num setor em que você não tinha interesse em analisar na Bottom up.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Evelyn Santos ja li sobre essas duas metodologias de análises, mas eu creio que no momento em que vamos DECIDIR o investimento, é um misto entre os dois. Mas, para começar a análise, possívelmente seja melhor uma análise do setor, para depois partir para as empresas.
Uso como exemplo o setor de transporte aéreo, esse é um setor extremamente perene (afinal, sempre as pessoas vão ter que andar de avião para viajar de um lado para o outro), mas, em compensação, quando olhamos os históricos das empresas do setor, vemos que frequentemente as empresas quebram, por N motivos.
Acho que isso se replica para outros senários, acho mais válido primeiro analisar o setor e ver quais são as dificuldades que uma empresa dessa área enfrenta e ver se eu estou disposto a correr esses riscos.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...