Jump to content
  • 0

Free Float

Ademilton Carvalho

Pergunta

Alguém pode me relembrar a importância do Free Float e o que é esperado dele?

Eu tinha como parâmetro que uma empresa boa deveria ter > 50% das ações ordinárias no free float, mas isso parece ser exceção nas minhas ações e em outras que procurei.

Se as empresas sempre mantêm 50% +1 de suas ações com direito a voto, qual o valor dessa métrica?

• Brabo 2
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
20 horas atrás, Ademilton Carvalho disse:

Alguém pode me relembrar a importância do Free Float e o que é esperado dele?

Eu tinha como parâmetro que uma empresa boa deveria ter > 50% das ações ordinárias no free float, mas isso parece ser exceção nas minhas ações e em outras que procurei.

Se as empresas sempre mantêm 50% +1 de suas ações com direito a voto, qual o valor dessa métrica?

Free Float é basicamente a quantidade de ações de uma empresa que estão em circulação no mercado, disponíveis pra negociação entre os investidores. A importância dele tá diretamente ligada à liquidez da ação. Quanto maior o Free Float, mais fácil é comprar ou vender essas ações sem causar grandes oscilações no preço.

Agora, sobre essa ideia de que uma empresa boa deveria ter mais de 50% das ações no Free Float... Isso é mais um "ideal teórico" do que uma regra prática. Ter 50% ou mais no Free Float pode indicar que a empresa é menos controlada por um grupo fechado e que tem mais participação de investidores minoritários. Só que, na realidade, muitas empresas mantêm uma boa parte das ações ordinárias (com direito a voto) sob controle pra evitar perder poder de decisão.

Por isso, o Free Float acaba sendo mais uma métrica pra avaliar a "liquidez" e a "acessibilidade" da ação no mercado do que pra medir se a empresa é boa ou não. Empresas com um Free Float muito baixo podem ter problemas de liquidez, o que dificulta negociações e pode gerar volatilidade maior no preço das ações. Por outro lado, um Free Float muito alto não significa automaticamente que a empresa é incrível – outras variáveis (como governança, resultados financeiros, setor etc.) precisam ser consideradas.

Resumindo: o Free Float é importante pra garantir liquidez e acessibilidade pras ações, mas não é um parâmetro único pra dizer se uma empresa é boa. Fique de olho nele, mas sem esquecer de olhar o todo. E sobre o controle de 50% +1 pelas empresas, é justamente pra manter o poder de decisão.

Editado por Daniele Vilela
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
14 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Olá Ademilton,

O Free Float, ou "ações em livre circulação", representa a porcentagem de ações de uma empresa listada na bolsa que está disponível para negociação no mercado. Em outras palavras, são as ações que não estão sob o controle de acionistas majoritários, controladores, diretores ou outras partes relacionadas à empresa.

Por que o Free Float é importante?

• Liquidez: Um Free Float maior geralmente indica uma maior liquidez para as ações. Isso significa que é mais fácil comprar e vender os papéis no mercado sem causar grandes variações de preço. Ações com alta liquidez tendem a ter spreads (diferença entre preço de compra e venda) menores, o que é vantajoso para o investidor.
  • Transparência e governança: Um Free Float relevante sugere que a empresa está aberta ao mercado, o que pode sinalizar uma maior preocupação com boas práticas de governança corporativa. Empresas com uma base de acionistas mais pulverizada tendem a ser mais monitoradas e sujeitas a um maior escrutínio do mercado.
  • Potencial de valorização: Em tese, uma maior liquidez e um maior interesse do mercado podem impulsionar a valorização das ações. Quando há mais investidores participando ativamente da negociação, o preço tende a refletir melhor a percepção geral sobre o valor da empresa.
  • Inclusão em índices: Empresas com um Free Float expressivo têm maior probabilidade de serem incluídas em índices de mercado relevantes, como o Ibovespa. Isso pode gerar uma demanda adicional por suas ações por parte de fundos indexados e investidores que buscam replicar o desempenho desses índices.

Você tem razão ao perceber que muitas empresas brasileiras não possuem um Free Float superior a 50% das ações ordinárias. Isso ocorre por alguns motivos:

• Concentração de controle: No Brasil, é comum que empresas sejam controladas por famílias, grupos econômicos ou pelo governo (no caso de estatais). Esses controladores tendem a manter uma parcela significativa das ações ordinárias para garantir o poder de voto e influenciar as decisões da empresa.
  • Histórico de pouca abertura: Algumas empresas demoram a abrir seu capital ou fazer novas emissões de ações. Isso pode levar a um Free Float limitado e a uma menor liquidez dos papéis.
  • Interesse de longo prazo: Os controladores podem ter interesse em manter o controle da empresa por razões estratégicas e não necessariamente priorizar uma alta liquidez.

Acho que não existe um valor "mágico" para o Free Float. O ideal é avaliar cada caso individualmente, levando em conta o setor de atuação, o tamanho da empresa, o nível de controle dos acionistas majoritários e as características de cada companhia. Mas entendo desta forma:

• Empresas com Free Float abaixo de 25%: Podem ser mais arriscadas, com baixa liquidez e maior volatilidade. Requerem mais atenção por parte do investidor.
  • Empresas com Free Float entre 25% e 50%: Podem ser um bom meio termo, com liquidez razoável e bom equilíbrio entre controle e abertura ao mercado.
  • Empresas com Free Float acima de 50%: São menos comuns no Brasil e tendem a ser mais transparentes, com boa liquidez.

Espero ter ajudado!

Ajudou horrores. Muito Obrigado.

Vou retirar essa métrica, não faz muito sentido para mim e nem no meu diagrama.

Editado por Ademilton Carvalho
Ajuste
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...