Jump to content
  • 0

Turma 10 aula 18/04/2022


Mariana Moura

Pergunta

Bom dia, galera! Ontem eu fiquei com uma dúvida ainda sobre a questão que a Fernanda levantou. Agora é sabido, por muitos que tinham essa mesma dúvida, que os títulos não são aportados como as ações de renda variável. Então a longo prazo como administrar tantos títulos, pois ao final de uns 10 anos por exemplo, aportados em diversos títulos de valores e vencimentos diferentes é possível fazer uma previsão para ter uma renda fixa no futuro? Como isso pode ser administrado sem muita dor de cabeça?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Mariana Moura Pré fixado você sabe exatamente quanto vai render ao final. Pós fixado por Selic não, pois o rendimento é diário e varia com a Selic. IPCA+ também não, pois apesar de existir uma parte pré fixada, o IPCA também varia.
Na renda variável você também não tem certeza de rendimento, sendo que o fundo imobiliário, se bem escolhido, te dá uma previsibilidade maior do que ações, já que funciona de modo similar a um imóvel alugado com contrato por tempo determinado.
Assim, no pré fixado (que nem sempre é a melhor escolha) você consegue a certeza que procura. Nos demais você não tem a certeza, mas consegue graus de previsibilidade.
Por fim, a questão da dor de cabeça você consegue com planejamento financeiro, ou seja, estabelecido objetivos e metas, de curto e longo prazo, para o dinheiro que você está aplicando. Se, por exemplo, você está aplicando hoje um dinheiro que vai precisar em menos de cinco anos, vá para a renda fixa e procure um título com prazo de vencimento de 5 anos ou menos. E aí você pode, por exemplo, ter uma planilha de controle onde colocará "investimento de X reais feito no dia Y com prazo de vencimento em Z é para viagem internacional".
Já na renda variável o objetivo costuma ser geração de renda passiva, ou seja, as pessoas investem para não resgatar, para reinvestir os rendimentos até um ponto futuro, 20 ou 30 anos, em que poderão usá-los mensalmente para pagar as despesas mensais.
Assim, de acordo com seus objetivos pessoais e financeiros, você vai direcionando seus aportes aos lugares corretos. Parece trabalhoso, mas ter isso tudo planilhado e detalhado não só vai te dar o controle que quer, como também vai facilitar muito seu trabalho na hora de declarar IR.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Mariana Moura complementando o que o Renzo Nogueira Margotto falou, uma opção para acompanhar a rentabilidade da sua carteira de Renda Fixa seria pelo aplicativo Gorila, onde ele vai mostrar para você a rentabilidade ao longo do tempo, do dia da compra até o dia em que você está consultando sua carteira.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...