Jump to content

Criação de Empresas para gastos pessoais

Recommended Posts

Bom dia, gostaria de saber mais , sobre o video do raul onde ele comenta que ha empreas que criadas apenas para gastos pessoais, claro que creio que seja uma ELISAO, ou nao? Gostaria de saber mais sobre o assunto, se alguem tem conhecimento concreto sobre isso, ou algum moderador puder explicar com mais detalhes gostaria de saber... MUITO OBRIGADO

• Brabo 4
Link para compartilhar

41 minutes ago, Eduardo Vieira disse:

Pode até ser, só precisa observar o valor economizado seja justificavel...

por exemplo, ter um holding, voce tem uma economia, porem é para patrimonio maiores...

@Eduardo Vieira

Uma holding é bastante interessante, bastante interessante, e hoje em dia quase para qualquer cenário. Não precisa mais ter um patrimônio parrudo para isso não!

Oq depende é o q será colocado para dentro dessa holding, aí sim....

Mas ainda assim, nalguns casos, tem suas vantagens mesmo com uma possibilidade de ineficiência tributária.

Final do ano passado formatamos uma holding para um cliente. Ele tinha fiis e investimentos isentos de IR, porém está num estágio bastante debilitado em razão de alzheimer! Mesmo assim a família fez, pq o benefício e facilidade  sucessória acabou compensando essa diferença de irpf...

Então isso é muito casuístico, mas via de regra tem suas compensações mesmo para patrimônios menores até. 😉

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 horas atrás, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

@Eduardo Vieira

Uma holding é bastante interessante, bastante interessante, e hoje em dia quase para qualquer cenário. Não precisa mais ter um patrimônio parrudo para isso não!

Oq depende é o q será colocado para dentro dessa holding, aí sim....

Mas ainda assim, nalguns casos, tem suas vantagens mesmo com uma possibilidade de ineficiência tributária.

Final do ano passado formatamos uma holding para um cliente. Ele tinha fiis e investimentos isentos de IR, porém está num estágio bastante debilitado em razão de alzheimer! Mesmo assim a família fez, pq o benefício e facilidade  sucessória acabou compensando essa diferença de irpf...

Então isso é muito casuístico, mas via de regra tem suas compensações mesmo para patrimônios menores até. 😉

O problema que está começando a ver juízes desconsiderando a pj, nos casos que vi, è para pegar o patrimônio, acredito que o mais seguro está sendo empresa  do exterior… mas sou apenas curioso por enquanto…

• Brabo 1
Link para compartilhar

4 horas atrás, Jetson Savi Brito disse:

Bom dia, gostaria de saber mais , sobre o video do raul onde ele comenta que ha empreas que criadas apenas para gastos pessoais, claro que creio que seja uma ELISAO, ou nao? Gostaria de saber mais sobre o assunto, se alguem tem conhecimento concreto sobre isso, ou algum moderador puder explicar com mais detalhes gostaria de saber... MUITO OBRIGADO

Seria fundamental saber um pouco mais sobre qual o teu objetivo para entender se existe alguma otimização tributária possível. Dependendo do caso pode sim ser holding como já comentado por aqui, mas por outro lado talvez uma LTDA ou até mesmo MEI resolva o "problema" em outros casos.

No meu caso opero via sociedade limitada, mas faço questão de separar totalmente o que são gastos com a operação da empresa dos meus gastos pessoais. Dito isso, ao distribuir periodicamente os dividendos da PJ para PF já tens "lastro" para tua movimentação bancária e gastos pessoais sem problemas (não esqueça de lançar os dividendos na DIRPF adequadamente).

• Brabo 1
Link para compartilhar

18 minutes ago, Eduardo Vieira disse:

O problema que está começando a ver juízes desconsiderando a pj, nos casos que vi, è para pegar o patrimônio, acredito que o mais seguro está sendo empresa  do exterior… mas sou apenas curioso por enquanto…

@Eduardo Vieira,
Isso não está começando não... Existe há um bom tempo!
O mais absurdo que existe, ao meu ver, é a inclusão dos sócios para pagamentos de dívidas fiscais sem qualquer fundamento, sem que se tenha observado a utilização da PJ para fins estranhos aos seus objetivos, sem confusão patrimonial dos sócios com a empresa nem nada. Isso rompe com a natureza limitada das sociedades, cuja quebra do negócio se limita ao capital social inicialmente subscrito pelos sócios...

Outra coisa é se observar que os sócios se valem de empresas para ocultar patrimônio... Geralmente o que existe é uma confusão patrimonial dos sócios com a empresa ou a sua utilização indevida para fins particulares. Aí sim, com a prova disso, é possível quebrar a personalidade jurídica.

Mas de fato há um abuso do judiciário, na minha modesta opinião. Por isso é difícil empreender no Brasil e por isso que gringo tem medo também, pq há uma enorme insegurança jurídica por aqui!

Daí o aumento na constituição de holdings offshore, para que eventual quebra da personalidade jurídica seja submetida a uma outra jurisdição (EUA, Inglaterra, cayman etc...)

Oq exatamente se busca nisso é segurança jurídica!

Ex. Não posso ter um pequeno negócio e sofrer uma ação judicial porque o entregador sofreu um acidente de trânsito e ficou inválido, pois é possível que venha uma indenização muito alta que eu não seja capaz de pagar! Aí quebra a personalidade da empresa em busca de patrimônio, se olvidando ao tamanho da minha empresa e de quanto me comprometi a pagar (subscrição do capital) se algo desse errado... 🤷🏻‍♂️

• Brabo 1
  • Sad 1
Link para compartilhar

2 minutes ago, Sergio Tanaka disse:

Eh bem isso.. holding eh pra segurança de patrimônio e facilidade de sucessão

Não eh pra economia de tributos o foco

@Sergio Tanaka,

As holdings tb possuem um efeito de elisão fiscal, especialmente para imóveis que são objeto de locação.

Na locação pessoa física vc paga cerca de 27.5% de IRPF e na holding baixa para algo em torno de 15%....

Na venda desses imóveis tb há uma economia (em boa parte dos casos), pois deixa de incidir uma alíquota de 15% a título de ganho de capital para pagar uma alíquota de cerca de 7% sobre a venda, o que normalmente compensa para imóveis que foram adquiridos há bastante tempo... 😉

O efeito tributário na sucessão é de quebra também minorado...

Transmite-se as cotas empresariais ao invés dos imóveis e ganha-se eficiência na burocracia atinente à necessidade de registros públicos e pagamentos de itcmd.

Enfim, vários benefícios aí! 😉 👍🏻 

• Brabo 1
Link para compartilhar

Obrigado pelas respostas, mas talvez eu tenho me expressado mal, segundo o RAUL, algumas pessoas criam empresas apenas para custear as despesas pessoais, o que é diferente de usar uma empresa qualquer para custear coisas pessoais, não sei do que se trata mas o comentario esta nese video:  exatamente nos 22:15 min

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...