Jump to content

O preço das ações na hora da compra importa ? AUVP Vale cada centavo, bora estudar os FUNDAMENTOS. Reflexão da Live de 18/04/2022.


Recommended Posts

Na Live eu disse que tinha selecionado algumas empresas e que não conseguia realizar aportes nelas por estarem caras, o Raul me perguntou você acha que elas estão caras com base em que, e eu respondi com base no preço que eu paguei antes, ai ele falou os fundamentos mandaram um abraço kkkkkkk na hora eu não entendi, ele deu um exemplo da investidor sardinha sobre o crescimento dela de 2019 até 2022 e deu uma clareada mas não tinha entendido totalmente, estava meio nervoso Rsrs falando com o Mestre cara a cara pela primeira vez bateu frio na barriga kkkkkkkkkkk.
Ele disse que eu tenho que ter uma estratégia para investir ( coisa que eu vejo ele falando basicamente todos os dias) e não ficar nessa meteção de louco comprando com base no preço , e me deu o exemplo da saraiva, confesso que no momento não entendi pois eu não estava falando da Sairava, nunca nem cogitei investir nela, na minha cabeça eu estava me referindo a B3SA, Its4, bbsa3, Fleury, Ppsa3, Sapra4, Taee4, TRPL4, Wizs3, Tesla, Meli, Netflix, MSFT, AMZN, FB, GOOGL, etc que são empresas que eu invisto. Revendo a live entendi que ele usou o exemplo da Saraiva para me mostrar o quanto o preço em sí sem a analise dos fundamentos por trás não servem de absolutamente nada ( coisa que ele fala em quase todos os vídeos também ) por exemplo a B3SA teve um forte crescimento de investidores de janeiro até os dia de hoje, principalmente de investidores estrangeiros, ( Acompanhei vários vídeos do Raul, Bruno, Primo, Breno e Charles que devido a guerra da Ucrânia muitos investidores estrangeiros estavam vindo pro Brasil, pelas oportunidades e empresas que temos aqui, e que esse era um dos fatores da Bolsa Brasileira ter subido de 101 mil pontos de janeiro para 115 em março/abril e do Dólar estar caindo etc ).
Ou seja eu sabia que a bolsa tinha subido pq teve uma aumento no número de investidores mas não tinha raciocinado que o Aumento do preço das ações da B3SA3,BBSA e ETC era devido a esse aumento de investidores, uma coisa tão simples e básica aumento da demanda gera o aumento de Preço, simples assim, empresas com bons fundamentos irão ter aumento um aumento de Preço na ação quando aumenta o número de investidores, estava sendo muito burro e moscando demais, PORRA estou acompanhado os caras a uns 10 meses e não conseguir ligar os fatos ter um raciocínio tão simples é muita moscada kkkkk.
Na hora achei o Raul meio duro comigo e eu fiquei matutando aquilo na cabeça, mas revendo a Live Agradeço ele demais pela Postura que ele teve.
Ele plantou uma semente na minha cabeça: Raciocine, Analise os fundamentos e sempre Ligue os fatos, não adianta você ter informações na sua cabeça se você não ligar os fatos e não raciocinar o conjunto da Obra como um todo, então sempre devemos ter uma logica e uma Estratégia, é uma coisa que ele sempre fala nos vídeos, mas que eu só consegui absorver de verdade levando esporro cara a cara ali, somente a live de ontem já pagou a UVP, valeu cada centavo investido, estou muito grato.
Fundamentos são responsáveis pelo desempenho de uma empresa, são as raízes, devemos sempre investir baseado neles, pois afinal os fundamentos são os grandes responsáveis pelos resultados. Empresas com bons fundamentos e em bons setores sempre irão se valorizar ao longo do tempo, e o tempo é o que importa para nós, não somos investidores de momento e nem analistas de preço, especulados. Nós somos investidores de longo prazo e devemos ser analistas de fundamentos e com aportes mensais nosso preço médio sempre será o melhor preço, nunca iremos acertar o cú da mosca.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Grande Erick, você com 24 anos levando esporros. Imagine um sr de 5.0 levando de um jovem de trinta e poucos anos. Isso verdadeiramente não me incomoda, o que me incomoda foi não ter começado antes. Se você percebeu quando você saiu da sala ele disse "cara esse moleque vai ficar rico rapidinho". O mestre sempre fala duro com seu discípulo não para envergonhar, mas porque ele sabe que você tem muito dele quando estava começando também. Então ele mete esporro, como se ele tivesse se vendo no espelho quando mais jovem. Vai com tudo Erick!!!!
Link para compartilhar
Share on other sites

Erick Santos vou dar um pitaco aqui na linha do contra... Assim como você, eu comecei a me interessar por investimentos assistindo esses mesmos canais de YouTube. Quando tentei me matricular na AUVP na turma 9, faltavam três dias para o início, ela já estava cheia, e fui direcionado para a turma 10.
Nesse meio tempo de oito semanas de espera, resolvi estudar o máximo que pude para chegar no curso com certo embasamento para aproveitar melhor o conteúdo. A real que eu percebi, principalmente lendo os livros do Howard Marks e do Philip Fisher, é que no fim das contas esse excesso de informações públicas, ou seja, informações vinculadas nesses canais que possuem milhões de assinantes, não nos dão nenhuma vantagem competitiva. Muito pelo contrário, só nos dão munição que todas essas milhões de pessoas também possuem, muitas vezes depois delas.
Assim, eu foquei em estudar e me desliguei de praticamente todos esses canais, mantendo apenas o Investidor Sardinha por ser um canal com uma linha muito diferente dos outros, não só voltada mais para o ensino e menos para dicas e análise de empresas, como também pela diversidade de conteúdo. Sem contar que o Raul não fica dando opinião rasa e sem embasamento sobre assuntos que ele não domina, como guerras e política partidária.
A partir disso, meu objetivo é estudar cada vez mais, esquecendo completamente canais de dicas e avaliação de empresas, para que eu mesmo possa localizar bons ativos para avaliar por conta própria dentro do universo de empresas e fundos imobiliários negociados na IBOVESPA. E, a partir daí, tomar minhas decisões e interagir aqui nesse fórum com vocês que também estão nessa jornada.
Só para deixar claro, não estou aqui aconselhando ninguém a fazer isso, apenas expondo minhas observações tendo em vista meu atual patamar de estudos, que ainda é muito baixo. Tenho plena convicção de que localizar boas empresas ou fundos para investir antes que a grande massa de investidores o faça não é tarefa fácil e que talvez nem seja possível tendo em vista o excesso de informações disponíveis.
No entanto, acredito que, quem estuda e compreende o que estuda, estará sempre na frente daquele que pesca informações e reproduz ações cujos fundamentos não domina. Tenho certeza que se todos nós nos concentrarmos em trocar ideias e aprendizados aqui nesse fórum, digo, linhas de raciocínio e não dicas de investimentos, que as oportunidades de crescimento serão muito gratificantes.
Um grande abraço e parabéns pelo sucesso no mercado livre! Torcerei pelo seu crescimento como profissional e investidor!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)
Erick Santos quando eu comecei a minha carreira de executivo, um cara muito mais experiente me orientava, ele SEMPRE ensinava aos berros, muitas vezes para qualquer pergunta simples que eu fizesse, eu ouvia: Você é burro?
E logo depois a explicação, no começo, eu cheguei a odia-lo, era o homem mais arrogante que eu já tinha conhecido na minha vida até ali, com o tempo, eu vi que fiquei"embrutecido", eu não sentia mais nada, independente do quanto as pessoas estivessem nervosas, agressivas, eu conseguia manter o racicínio lógico PLENO mesmo quando todo mundo perdia a calma. E comecei a perceber que pessoas que se"assustam" com um tom de voz mais alto ou com a severidade, são extremamente frágeis, muitas vezes em uma mesa de negociação, o simples fato de levantar o tom de voz ou falar um palavrão, pode fazer um negociador mais mole, aceitar o acordo rapidamente, por não ser tolerante a uma negociação mais agressiva. Hoje, eu devo MUITO da minha carreira como executivo a esse cara :). Professor bom, não é o que te adula, é o que te ensina, não importam os métodos, respeito não é falar baixo e nem concordar, respeito é querer o MELHOR possível para você. Demorei entender que esse cara, foi o cara que mais me respeitou na vida, ele me tratou como um aprendiz e me ensinou de VERDADE, não apenas me deu um tapinha nas costas. E no dia que assumi um cargo mais alto que ele dentro da mesma empresa, eu ouvi um dos melhores elogios da minha vida: Eu nunca mais quero competir com você, o mundo que te espere e que Deus tenha piedade de quem se colocar no seu caminho. Você é implacável. Acho que foi a única vez que ele me elogiou em todos os anos que estivemos juntos, nunca ouvi ele dizer que eu fiz nada certo, mas eu sabia internamente que o silêncio dele, significava que eu mandei bem.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...