Jump to content
  • 0

COMEÇANDO A INVESTIR EM RENDA FIXA (INICIANTE)

Ranyerick Oliveira

Pergunta

Olá, meus amigos, tudo bom com vocês? Então...Sou servidor público e atualmente tenho empréstimo que é descontado diretamente no meu contracheque, portanto queria saber qual seria a melhor forma pra começar investir tendo essa dívida diretamente descontado ao meu salário? vale ressaltar que o empréstimo é no prazo de 180 meses. Salário líquido é de R$3.800,00. Porém estou com acúmulo de cargo (temporário) e recebo atualmente R$8.200,00.

Outro ponto é? Eu conto com meu segundo cargo como renda líquida pra lançar no Orçamento Doméstico e aplicar os aportes conforme as distribuições?

Ajudem-me, Sou novato aqui rsrs...Estou no 4 módulo do MELHOR CURSO (AUVP)

• Brabo 3
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa noite @Ranyerick Oliveira, seja bem vindo!

Acho válido você analisar bem o empréstimo no caso da questão do reajuste e juro, se estiver comprometendo muito a sua renda.
Conforme você for avançando no curso, vai aprendendo sobre cada classe de ativo, seja pontos positivos, negativos e características, que no último módulo terá uma aula para te ajudar a decidir a sua alocação baseada no seu perfil e o diagrama docerradote ajudará muito nisso.

É aconselhável aplicar no orçamento doméstico toda a sua renda (tirando resultados de investimentos como dividendos) para que você consiga ter um maior controle financeiro de tudo o que entra e sai.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 20/01/2025 at 14:20, Ranyerick Oliveira disse:

Olá, meus amigos, tudo bom com vocês? Então...Sou servidor público e atualmente tenho empréstimo que é descontado diretamente no meu contracheque, portanto queria saber qual seria a melhor forma pra começar investir tendo essa dívida diretamente descontado ao meu salário? vale ressaltar que o empréstimo é no prazo de 180 meses. Salário líquido é de R$3.800,00. Porém estou com acúmulo de cargo (temporário) e recebo atualmente R$8.200,00.

Outro ponto é? Eu conto com meu segundo cargo como renda líquida pra lançar no Orçamento Doméstico e aplicar os aportes conforme as distribuições?

Boa noite @Ranyerick Oliveira

A linha de empréstimo consignado , que deve ser o seu caso, está com taxa média de 1,8% ~ 2,3% a.m . Financeiramente falando, é melhor amortizar seu empréstimo, diminuir seu saldo devedor , o maximo que puder , pois o juros incide sobre ele, quanto menor o saldo devedor , menos juros você paga. Você provavelmente vai conseguir fazer isso através do app do seu banco , caso não, entre em contato com seu gerente.  

Um investimento hoje em renda fixa pós, 

O tesouro selic , está pagando 0,9% a.m , aproximadamente.   Logo , ao meu ver , seria melhor ir amortizando seu empréstimo.  

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
On 20/01/2025 at 19:20, Ranyerick Oliveira disse:

Oi Ranyerick,

Sobre o empréstimo, é necessário verificar as taxas de juros pra gente poder avaliar. Pode indicar os detalhes?

Já sobre a sua segunda pergunta, quero começar te fazendo uma pergunta: seu salário líquido atual (R$ 3.800) paga suas contas?

Pergunto isso pelo seguinte. Você disse que o acréscimo (que mais que dobra seu salário) é temporário. E você precisa tomar cuidado pra não se "acostumar" com esse temporário. Se eu estivesse no seu lugar, eu continuaria com meu orçamento baseado no salário líquido atual e usaria o excedente para dar um gás nos investimentos. Porque se o acréscimo é temporário, um dia ele acaba. E se você se "acostumar" com esse excedente e começar a aumentar seus custos fixos, pode ser que quando o temporário acabar, isso te traga problemas nas suas contas.

Agora, se seu salário líquido atual não paga suas contas e você precisa usar parte do temporário pra cobrir os gastos, aí meu amigo, cuidado - justamente pelo que falei acima, uma hora o temporário acaba e aí isso pode te apertar.

Mas o mais importante: você disse que está no módulo 4. Então por enquanto foque no seu orçamento, focando em ajustá-lo o melhor possível, para que depois você possa dar aquela bombada nos investimentos com tranquilidade.

Espero ter ajudado!

Editado por Matheus Passos Silva
  • Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Fala Matheus, blz ? Então cara minhas únicas dívidas são os empréstimos direto no contracheque e em relação ao salário líquido consigo me mantar tranquilamente, esse “plus” salarial então seria melhor ir amortizando e montando reserva de emergência por exemplo ?

De repente o que sobrar pode tá investindo ali em renda fixa.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 20/01/2025 at 14:20, Ranyerick Oliveira disse:

Olá, @Ranyerick Oliveira. Em 99% dos casos não compensa investir ao inves de amortizar o empréstimo. 
Geralmente, a taxa de juros do empréstimo é bem maior que o retorno médio dos investimentos, o que faz com que o custo de carregamento da dívida seja alto.
Nesse cenário, primeiro, caso não tenha reserva de emergência, construa uma com 3 a 6 meses do seus custos fixos, e, após isso, verifica a taxa de juros do teu financimento. Se for maior que 1,1% ao mês, amortiza antes de começar a investir. Eu sei, parece mais charmoso dizer que tem investimentos, mas a sua dívida estará consumindo mais que a sua rentabilidade o que faz você sempre estar com saldo negativo no fim. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 27/01/2025 at 22:52, Ranyerick Oliveira disse:

Fala Matheus, blz ? Então cara minhas únicas dívidas são os empréstimos direto no contracheque e em relação ao salário líquido consigo me mantar tranquilamente, esse “plus” salarial então seria melhor ir amortizando e montando reserva de emergência por exemplo ?

De repente o que sobrar pode tá investindo ali em renda fixa.

Oi Ranyerick,

Acho que o que você escreveu faz sentido. Usar o "plus" salarial para amortizar o empréstimo e construir uma reserva de emergência é a estratégia mais segura e financeiramente vantajosa. Amortizar reduzirá o saldo devedor e os juros pagos, enquanto a reserva de emergência garantirá segurança para imprevistos. Antes de começar, confira a taxa de juros do seu empréstimo para garantir que amortizá-lo seja a melhor opção.

Após esses passos, o que sobrar pode ser direcionado para investimentos em renda fixa. Mas lembre-se de manter seu orçamento baseado no salário fixo (R$ 3.800) para evitar aumentar os custos fixos com base em uma renda temporária. Assim, você se protege financeiramente quando esse acréscimo acabar.

Resumindo: Primeiro, construa sua reserva de emergência. Depois, amortize o empréstimo sempre que possível. Por fim, invista o excedente. Acho que este é o caminho mais seguro e eficiente para sua situação atual.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...