Jump to content
  • 1

Base, meio e topo da pirâmide

Rafael Lopes Novais

Pergunta

Pessoal, eu já trouxe essa dúvida antes, mas eu olho pra minha carteira e isso continua me atormentando 😅

Vamos lá: 

Nós temos vários critérios que podemos utilizar para definir as notas das empresas, e na lógica, as empresas mais resilientes terão a maior nota, e portanto estarão na base da pirâmide.

Nesse sentido, temos algumas empresas (não muitas) na bolsa, que são midcaps ou até mesmo smallcaps que cumprem com muitos critérios importantes, como lucros consistentes, baixo endividamento, crescimento constante, boas margens, setor perene, bastante tempo de mercado, etc. O que faz com que elas acabem recebendo notas mais altas e portanto, muitas vezes se equiparando às outras empresas maiores. 

Minha questão é: uma small cap, pode estar na base da pirâmide, ou isso é um indicativo que estou aplicando o diagrama errado?

• Brabo 2
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
5 horas atrás, Rafael Lopes Novais disse:

Pessoal, eu já trouxe essa dúvida antes, mas eu olho pra minha carteira e isso continua me atormentando 😅

Vamos lá: 

Nós temos vários critérios que podemos utilizar para definir as notas das empresas, e na lógica, as empresas mais resilientes terão a maior nota, e portanto estarão na base da pirâmide.

Nesse sentido, temos algumas empresas (não muitas) na bolsa, que são midcaps ou até mesmo smallcaps que cumprem com muitos critérios importantes, como lucros consistentes, baixo endividamento, crescimento constante, boas margens, setor perene, bastante tempo de mercado, etc. O que faz com que elas acabem recebendo notas mais altas e portanto, muitas vezes se equiparando às outras empresas maiores. 

Minha questão é: uma small cap, pode estar na base da pirâmide, ou isso é um indicativo que estou aplicando o diagrama errado?

Olá @Rafael Lopes Novais

Teoricamente não podemos deixar uma smallcap na base não, pois em razão do tamanho (pequeno) dela, pode vir a sofrer oscilações muito rapidamente e, talvez, uma falência. O ideal é sempre deixar empresas robustas na base.

Para isso você pode acrescentar perguntas no seu diagrama para que as notas sejam naturalmente inferiores em virtude do tamanho da empresa, a fim de que as bluechips possam ocupar essa base da sua pirâmide.

Espero que isso lhe auxilie de alguma maneira...

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 1
9 horas atrás, Rafael Lopes Novais disse:

Vamos lá: 

Oi Rafael,

A lógica é esta: quanto menor o tamanho da empresa, maior o potencial de crescimento, mas maior o risco.

Entendo que a sugestão do @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia seja a melhor. Se o tamanho da empresa for um critério importante para você, coloque no Diagrama, porque aí você consegue gerenciar isso.

O único "porém" é que o Diagrama é binário, e na verdade temos três classificações para as empresas (blue chips, mid caps e small caps). Então se sua pergunta for algo como "A empresa é uma bluechip?" e você responder "Não", poderá penalizar uma mid cap que talvez devesse estar ali.

É questão de ver o que vale mais a pena para você em termos de gestão de risco.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Rafael Lopes Novais disse:

Vamos lá: 

Acho que bem poucas small caps, olhe lá se tem alguma, entraria na base...pensei em Sanepar, mas acho que tinha algumas questões que ela não se enquadrava e por isso, no diagrama acabava não tendo uma nota para ser base, mas aí tem que analisar outras empresas, mas não me recordo de nenhuma.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

É, vai variar das questões do diagrama de cada um, isso é bem claro pra mim. 

Mas empresas como a própria Sanepar que você citou, a Odontoprev e a Wiz, apesar de terem sua desvantagens também, são empresas que tem muitos fundamentos bons, e acabam não se encaixando nesse lugar de topo da pirâmide, apesar de serem smallcaps. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

@Rafael Lopes Novais, Penso que funciona igual a pontuar renda fixa. Tesouro sempre será nota 10 porque você está emprestando dinheiro ao estado, e o estado pode criar mais dinheiro pra pagar a dívida. 0 risco de vc ficar sem seu dinheiro.

CDBs não podem ser nota 10 porque só tem garantia até os 250k pelo FGC. Se tudo der errado, você ainda recebe seu dinheiro pela FGC, mas tem um risco aí.

A nota é inversamente proporcional ao risco. Quanto maior o risco, menor a nota e, consequentemente, menor exposição.

A base da piramide seria o seu tesouro selic da renda variável, composta somente pelas empresas mais seguras e maduras.

Se for aportar em uma mid/small cap, aporte sabendo que elas tem mais risco que as blue chips, por melhor que seja a mid/small cap que você esteja olhando. Exponha-se, mas não mais do que vc se expõe às grandonas.

Editado por Marcelo Carvalho Ferraz
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...