Jump to content
  • 0

Valor unitário do Tesouro Selic.

Daniel Penna Cabral

Pergunta

Olá pessoal. Fui fazer os aportes da minha reserva de emergência, fui colocar no Tesouro SELIC e fiquei um pouco confuso em relações a valores.

Pré Fixado:

Tinham 3 opções de Tesouro pré fixados com os valores de R$ 763,90; R$ 435,87 e R$ 760,96. Neste título eu entendo que o valor unitário é o valor necessário para se ter R$ 1.000,00 no vencimento do mesmo.

IPCA+: 

O Tesouro IPCA + tinham várias opções com vários valores unitários, vou usar 3 só de exemplo, os valores são R$ 2.946,23; R$ 3.177,45 e R$ 3.425,01. Neste caso, o valor unitário do título é o valor necessário para ter R$ 1.000,00 no vencimento, mas não nominal, no valor real, utilizando o IPCA.

SELIC:

No Tesouro SELIC tinham 2 opções, com o valor unitário de R$ 15.854,03 e R$ 15.908,79. A dúvida que veio é pq este valor está tão alto? Não entendi a relação do vencimento com o valor de R$ 1.000,00. Alguém pode me explicar isso? 

• Brabo 1
Link para compartilhar

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
33 minutes ago, Daniel Penna Cabral disse:

Olá pessoal. Fui fazer os aportes da minha reserva de emergência, fui colocar no Tesouro SELIC e fiquei um pouco confuso em relações a valores.

Pré Fixado:

Tinham 3 opções de Tesouro pré fixados com os valores de R$ 763,90; R$ 435,87 e R$ 760,96. Neste título eu entendo que o valor unitário é o valor necessário para se ter R$ 1.000,00 no vencimento do mesmo.

IPCA+: 

O Tesouro IPCA + tinham várias opções com vários valores unitários, vou usar 3 só de exemplo, os valores são R$ 2.946,23; R$ 3.177,45 e R$ 3.425,01. Neste caso, o valor unitário do título é o valor necessário para ter R$ 1.000,00 no vencimento, mas não nominal, no valor real, utilizando o IPCA.

SELIC:

No Tesouro SELIC tinham 2 opções, com o valor unitário de R$ 15.854,03 e R$ 15.908,79. A dúvida que veio é pq este valor está tão alto? Não entendi a relação do vencimento com o valor de R$ 1.000,00. Alguém pode me explicar isso? 

Na SELIC é o valor histórico do título atualizado.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Pq eu te digo isso, se for pra ser uma reserva de emergencia vc quer liquides e segurança, se possivel render algo pra vc, mas isso se possivel. Então é  tesouro selic  que  num sofre marcação a mercado, tem liquidez, mas não esquece que   não funciona em  final de semana   e  feriado. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
9 minutes ago, Felipe Rodrigues disse:

Pq eu te digo isso, se for pra ser uma reserva de emergencia vc quer liquides e segurança, se possivel render algo pra vc, mas isso se possivel. Então é  tesouro selic  que  num sofre marcação a mercado, tem liquidez, mas não esquece que   não funciona em  final de semana   e  feriado. 

Essa parte eu entendi, o Raul inclusive fala sobre não deixar totalmente o valor no tesouro SELIC por conta da liquidez, para ter algum dinheiro em conta corrente e até mesmo em espécie em casa, para evitar certos riscos e situações.

Minha questão mesmo era com esse valor unitário do Tesouro SELIC, pq ele é tão grande assim.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Daniel Penna Cabral disse:

Pré Fixado:

IPCA+: 

SELIC:

Oi! Sobre sua dúvida, é sempre importante lembrar o principal objetivo da reserva de emergência: ter acesso rápido e seguro ao dinheiro em situações imprevistas.

Embora o Tesouro Selic seja uma opção atrativa pela rentabilidade, talvez ele não seja a escolha mais adequada para essa finalidade específica. Isso porque o resgate no Tesouro Direto não é imediato — o valor só é creditado na conta no próximo dia útil após o pedido de resgate.

Recomendo conferir a aula bônus do primeiro módulo: 'Onde investir sua reserva de emergência'. O Raul explica bem sobre a importância de priorizar flexibilidade e rapidez no acesso ao dinheiro e até sugere alternativas, como deixar a reserva em um bancão. Bancos maiores costumam oferecer alta liquidez e praticidade para saques, o que é essencial em casos de emergência.

Agora, respondendo à sua pergunta: os valores unitários do Tesouro Selic são altos porque representam o preço atualizado do título no mercado. Diferente dos títulos prefixados e IPCA+, que têm relação direta com os R$ 1.000 no vencimento, o Tesouro Selic tem um valor que cresce com o tempo, acompanhando as taxas acumuladas da Selic. Mas você não precisa comprar uma unidade inteira — é possível adquirir frações do título, investindo o valor que desejar.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Daniel Penna Cabral disse:

Pré Fixado:

IPCA+: 

SELIC:

Olá Daniel,

Só para complementar o que já foi dito pelos amigos.

No caso da reserva de emergência, é bom ter dinheiro em mãos para emergências emergenciais mesmo (rsrsrs).

Ou seja, o ideal é ter parte do dinheiro da reserva de emergência no Tesouro Selic, outra parte na conta corrente de bancão, e uma parte menor em dinheiro em espécie. Como sugestão (e não recomendação), 50% no Tesouro Selic, 35% em bancão e 15% em espécie.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
6 horas atrás, Daniele Vilela disse:

Vamos ver se consigo clarear suas ideias:

Pré-fixado e IPCA+
Você já entendeu bem essa parte. Nos títulos pré-fixados e IPCA+, o valor unitário reflete o valor que você precisa investir hoje pra garantir R$ 1.000,00 no vencimento (no caso dos pré-fixados, em valor nominal; nos IPCA+, em valor real corrigido pela inflação). Beleza até aqui?

Agora, sobre o Tesouro Selic, é aí que muita gente se confunde porque ele funciona de maneira diferente:

Por que o valor do Tesouro Selic está tão alto?

O Tesouro Selic não segue a lógica dos outros títulos de ter "R$ 1.000,00 no vencimento". Ele é um título pós-fixado, onde o valor unitário vai crescendo diariamente à medida que a Selic (a taxa básica de juros) vai rendendo. Isso significa que o valor que você vê é o preço atual do título, que já inclui todos os rendimentos acumulados desde que ele foi emitido.

Ou seja, os valores que você está vendo (R$ 15.854,03 e R$ 15.908,79) não têm nada a ver com "R$ 1.000 no vencimento". Eles simplesmente refletem o preço atual para comprar o título inteiro. E como esses títulos estão no mercado há bastante tempo (desde a data de emissão), o preço deles já foi ajustado pelos rendimentos diários da Selic. Entendido até aqui?

Mas e se eu não tenho R$ 15.854,03 pra investir?

Não tem problema! Você não precisa comprar o título inteiro. No Tesouro Direto, é possível investir a partir de 0,01 título (1% do valor unitário). Por exemplo:

Se o título custa R$ 15.854,03, você pode investir a partir de R$ 158,54.

Resumo prático:

Pré-fixado e IPCA+: o valor unitário mostra quanto você precisa hoje pra ter R$ 1.000 no vencimento (nominal ou corrigido pela inflação).

Tesouro Selic:o  valor unitário reflete o preço atual do título inteiro, que cresce com os rendimentos diários da Selic.

Você pode investir em frações do título, então o valor total dele não é um problema pra quem tá começando ou aportando pouco.

Espero que tenha ficado mais claro agora!

A reação "Aí cê deu aula" coube certinho aí. Muito obrigado! A todos que responderam também! Agora eu entendi tudo.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
16 horas atrás, Danilo Cunha De Oliveira disse:

15% embaixo do colchão? 

Oi Danilo,

É tipo isso. A preocupação é que você tenha pelo menos um mês embaixo do colchão.

Porque vai que dá um problema, o cartão não passa, acaba a luz, tem uma enchente ou algo assim. Se confiarmos tudo ao digital isso daria problema, daí a sugestão de ter dinheiro em espécie mesmo.

Lembrando que as porcentagens que indiquei na postagem anterior são apenas exemplificativas - cabe a você fazer sua análise de risco e ver quanto guardar em cada um.

Espero ter ajudado!

Editado por Matheus Passos Silva
Link para compartilhar

• Criar novo...