Jump to content

Quais os seus (cinco) piores investimentos na vida

Recommended Posts

Bom dia pessoal

Inspirado pelo video do Raul, "Os oito piores investimentos que fiz na minha vida", resolvi refletir um pouco e listar pelo menos os cinco piores investimentos que fiz. Convido os demais a refletirem e postarem aqui também.

1º Comprar um imóvel influenciado pelo corretor, sem pesquisar bem. 

Esse foi um dos investimentos que mais me trouxe incomodação e prejuizo. Era 2015, eu e minha esposa estavamos morando até então em um JK. Como já tinhamos um filho de 8 anos (na epoca), queriamos um apto um pouco maior. Visitamos uma porrada de aptos, mas nenhum era do nosso agrado. Até que um dia visitamos um onde a corretora foi bem convincente, fazendo inúmeros elogios, sobre o bairro, a vizinhança, o tamanho do apto, etc. Não sei se foi por causa do papo ou porque já estavamos ficando cansados de procurar, mas acabamos comprando esse. Tanto o apartamento como o prédio eram velhos, tivemos que gastar uma boa grana para reformar e mesmo assim não ficou exatamente como nós queriamos. Outro problema, havia um dos vizinhos que era drogado e que fazia festas quase todos os dias. Foi uma luta para conseguir resolver essa situação. Depois de quase dois anos conseguimos fazer ele ser expulso do prédio. Como comentei, o prédio era antigo, e não dava vazão quando chovia muito. Então perdemos a conta de quantas vezes acabou entrando agua no apto, danificando piso, elétrica, etc. Ficamos cinco anos nesse apto, até conseguirmos juntar grana e ir para um lugar infinitamente melhor. 
Meu desgosto com esse apto era tanto que acabei vendendo por um valor abaixo do que comprei, para me livrar o quanto antes.. 

2º Comprar um fucking Peugeot 207

Pensa num carro ruim. Agora multiplica por 10x.. Não cheguei a contabilizar, mas tenho quase certeza que o tanto que gastei com manutenção foi equivalente ao preço que paguei por esse carro... isso se não foi mais.. Além de ser um carro usado, eu não entendia muito bem de mecânica, daí acabei cometendo alguns erros, como não trocar correia dentada, revisar bem a carroceria, etc. Uns dois meses após a compra arrebentou essa correia e danificou o motor. O carro que já não era muito bom, foi ficando cada vez pior. Até hoje deve ter um rastro de óleo por onde passei.. Foi outro ativo que vendi no prejuizo. Mas a satisfação de vender foi tão grande que a gente até esquece da parte financeira.

3º Não investir na carreira quando novo

Acredito que desde que me conheço por gente sempre tive interesse em trabalhar na área de TI. Apesar disso, acabei entrando cedo no mundo dos concursos públicos e lá fiquei, fazendo serviços administrativos que não tinham quase nada a ver com a área que eu gosto. Só muito tempo depois é que fiz uma faculdade. Me formei na casa dos trinta anos. Como não tinha experiencia profissional, demorei mais um bom tempo para conseguir trabalhar onde queria.
Essa mudança não tinha como foco ganhar mais, mas acabou aumentando muito minha remuneração, então considero que acabei tento prejuizo por demorar tanto tempo para sair de um emprego "cômodo", para sair da zona de conforto e trabalhar naquilo que eu gosto.

4º Criptomoedas

Assim como o Raul, eu ouvi falar das criptomoedas bem no início, mas não dei muita atenção. Hoje poderia ter um valor beeem consideravel de bitcoins. Esse não considero um prejuizo tão grande, porque eu demorei para investir de uma maneira geral, então não teria maturidade para comprar uma cripto lá no início e guardar até hoje. Com certeza teria vendido na primeira alta.

5º Investimento no nome do filho (espero que ele não leia isso)

O quinto investimento é uma incógnita, ainda não sei se será um bom ou um péssimo investimento. Desde que o meu filho nasceu tenho investido um pequeno valor direto no seu nome. Já vi muita gente dizendo que isso é algo ruim de fazer, que no momento que o filho tiver acesso a essa grana não vai ter maturidade e provavelmente vai sair gastando tudo. 
Então, somado a esse investimento eu sempre procurei moldar a cabeça do meu filho para que ele goste e tenha o hábito de investir. Atualmente ele tem 16 anos e está bem encaminhado. Como ele tem praticamente zero custo de vida, já está se condicionando a investir 50% do que ganha no estágio. E é bem "mão de vaca", não sai gastando só porque tem dinheiro. Ele compra aquilo que precisa e está sempre pensando no amanhã. 
Apesar de estar listando aqui como prejuizo, tenho fé de que esse tenha sido um ótimo investimento. Daqui uns anos eu volto aqui para contar o resultado.

• Brabo 3
Link para compartilhar

@Leandro Henrique Soares curti o exercício!

Vamos lá.

1 - Ter comprado um primeiro carro desnecessário.

Inventei de quando comprei o meu primeiro carro, comprar uma bagaça que eu gostava. Foi só pelo gosto e isso me deu muita dor de cabeça. Comprei uma blazer 1998 de segunda mão. O carro deu muito problema, era gastão (e olha que era uma versão 2.2 e não a 4.3 que era a mais comum de achar). Não tinha a menor necessidade de um carro assim. Um celtinha véio faria o mesmo serviço e provavelmente não iria me tirar tanto dinheiro do bolso.

2 - Cripto

Essa acho que vai ser uma questão da maioria hahaha.  Também ouvi falar de cripto no início dela mas eu sequer sabia que existia mercado financeiro. Ouvi falar de uma tal moeda do futuro (era o máximo que eu sabia sobre o bitica) mas achei muito absurdo a ideia de um dinheiro do futuro que não era palpável. Enfim, fui começar a investir muito tempo depois.

3 - Cardgame

Quando mais novo me diverti bastante com card games, especialmente yu-gi e magic. Mas gastei além do que era necessário. Virou quase uma obsessão indo para além da diversão. Talvez eu ainda possa converter algumas coisas que tenho aqui de cartas em dinheiro. Mas como ainda não fiz isso e não sei exatamente o quanto eu conseguiria reaver em dinheiro. Até aqui, considero como um mal investimento pois não tem como reaver o valor gasto mesmo conseguindo algum dinheiro repassando isso. 

4 - Cigarro

Gastei muito pouco com isso mas não em trouxe benefício algum. Até porque nas épocas em que fumei eu não estava bem da cabeça, problemas, questões psicológicas, etc. Então era só mais uma ferramenta para eu me auto sabotar. 

5 - Moto

Tive uma moto por um tempo pois era uma vontade de dar rolês de moto, um amigo meu fazia parte de um motoclube, era gostoso viajar com a galera, mas aproveitei muito pouco por N fatores. Acabei ficando com a moto parada por anos e quando fui dar um trato nela para repassar a mesma, só prejuízo. Falha minha por ter deixado ela parada tempo demais e paguei o preço. E pior ainda, é que curti muito pouco.

• Brabo 2
Link para compartilhar

1 hora atrás, Eddy Paulini disse:

@Leandro Henrique Soares curti o exercício!

Vamos lá.

1 - Ter comprado um primeiro carro desnecessário.

Inventei de quando comprei o meu primeiro carro, comprar uma bagaça que eu gostava. Foi só pelo gosto e isso me deu muita dor de cabeça. Comprei uma blazer 1998 de segunda mão. O carro deu muito problema, era gastão (e olha que era uma versão 2.2 e não a 4.3 que era a mais comum de achar). Não tinha a menor necessidade de um carro assim. Um celtinha véio faria o mesmo serviço e provavelmente não iria me tirar tanto dinheiro do bolso.

2 - Cripto

Essa acho que vai ser uma questão da maioria hahaha.  Também ouvi falar de cripto no início dela mas eu sequer sabia que existia mercado financeiro. Ouvi falar de uma tal moeda do futuro (era o máximo que eu sabia sobre o bitica) mas achei muito absurdo a ideia de um dinheiro do futuro que não era palpável. Enfim, fui começar a investir muito tempo depois.

3 - Cardgame

Quando mais novo me diverti bastante com card games, especialmente yu-gi e magic. Mas gastei além do que era necessário. Virou quase uma obsessão indo para além da diversão. Talvez eu ainda possa converter algumas coisas que tenho aqui de cartas em dinheiro. Mas como ainda não fiz isso e não sei exatamente o quanto eu conseguiria reaver em dinheiro. Até aqui, considero como um mal investimento pois não tem como reaver o valor gasto mesmo conseguindo algum dinheiro repassando isso. 

4 - Cigarro

Gastei muito pouco com isso mas não em trouxe benefício algum. Até porque nas épocas em que fumei eu não estava bem da cabeça, problemas, questões psicológicas, etc. Então era só mais uma ferramenta para eu me auto sabotar. 

5 - Moto

Tive uma moto por um tempo pois era uma vontade de dar rolês de moto, um amigo meu fazia parte de um motoclube, era gostoso viajar com a galera, mas aproveitei muito pouco por N fatores. Acabei ficando com a moto parada por anos e quando fui dar um trato nela para repassar a mesma, só prejuízo. Falha minha por ter deixado ela parada tempo demais e paguei o preço. E pior ainda, é que curti muito pouco.

Pô, Card Games deveria ser um bom investimento. Joguei muito lá no finalzinho dos anos 90. 
Lembro que todo o sabado pela manhã uma multidão se reunião na frente de uma loja aqui em Porto Alegre e fechavam vários negócios. Eu e mais uns dois amigos sempre conseguiamos boas trocas e algumas vendas. Quase sempre saimos dali direto para o McDonalds, com a grana das vendas dos cards.. kkkk

• HAHAHAHA 1
Link para compartilhar

Suposta pirâmide financeira, antiga Indeal, fechada pela CVM por não ter autorização de operar no Brasil. O bacana é que aprenderam uma carteira com 3.5k BTC (sim, mais de três mil e quinhentos bitcoins) e ninguém sabe do paradeiro desses BTC. A ideia inicial deles era fazer day-trade, comprar um banco, dar cashback de máquina de cartão em BTC... 

• Brabo 1
Link para compartilhar

4 horas atrás, Leandro Henrique Soares disse:

Pô, Card Games deveria ser um bom investimento. Joguei muito lá no finalzinho dos anos 90. 
Lembro que todo o sabado pela manhã uma multidão se reunião na frente de uma loja aqui em Porto Alegre e fechavam vários negócios. Eu e mais uns dois amigos sempre conseguiamos boas trocas e algumas vendas. Quase sempre saimos dali direto para o McDonalds, com a grana das vendas dos cards.. kkkk

Eu fazia algo parecido! Era sábado o dia inteiro em uma lojinha no centro da cidade vizinha aqui. Rolava muita troca de cartas. As compras que eu fazia era mais em site ou comprando packs. 

Mas não se o que eu tenho aqui ainda teria algum valor. É falta de vergonha na cara mesmo de sentar a bunda na cadeira e dar uma atenção pra isso e fazer um troquinho.

Link para compartilhar

• Criar novo...