Jump to content

Recommended Posts

Boa Tarde Pessoal, estou preenchendo meus ativos no Diagrama e percebi que nos FIIs, a maioria das perguntas já existentes, são direcionadas para Fundos de Tijolo. Vocês poderiam compartilhar quais perguntas acham pertinentes para fazer sentido a avaliação de FIIS de Papel ou FOFs???
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Você pode readaptar as perguntas, Carlos Henrique Lima Mundim. Exemplificando com duas delas: • As propriedades são novas e não consomem manutenção excessiva? (se for fundo de papel, a(s) data(s) de vencimento está(ão) distante(s)?) • Tem variedade grande de inquilinos, de papéis ou de outros fundos? Espero que ajude.
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite, ainda não cheguei na parte de fiis do módulo 4, mas dei uma olhada no diagrama aqui e o único questionamento é o p/vp.
Vou deixar abaixo os questionamentos que eu faço antes de investir em fiis com base no que aprendi até agora pesquisando e vendo o Grande Prof Baroni, Raul, Breno e etc falar, pode ser que eu mude esses questionamentos após assistir as aulas da auvp sobre os fiis. Listando de forma geral, tanto de Tijolos e Papeis:
Gestora do Fundo: se já teve problemas ou não e caso sim tentar entender oq aconteceu. P/vp. Valor Patrimonial por cota Rendimento: Dy Acumulado Ult 12 meses. Evento não recorrente nos últimos 12 meses.
Rating: Risco de Credito, A,B,C quanto mais próximo de A menor risco possui, mas tem que ver o Risco/Retorno
Diversificação do Fundo Tipo de fundo: high grade ou high yield.
Se é mono inquilino ou não. Taxa de vacância. Renda Recorrente. Tipos de Contrato: para analisar o vencimento dos alugueis. Liquidez eu olhava muito, mas tendo em vista que vou investir e não pretendo vender talvez isso não seja mais tão importante.

Particularmente tenho preferência por fundos de logística, eles estão diretamente ligados a minha área de trabalho e eu consigo ver no dia a dia que galpões logísticos vão ser cada vez mais necessários para as plataformas de vendas virtuais no curto/médio prazo. Sendo assim eles tendem a ter uma maior valorização em seus alugueis e consequentemente terão D.Y mais gordo e tb uma maior valorização de Cota no médio/Longo prazo.

Dito isso no meu diagrama pretendo colocar algum questionamento com relação ao potencial de Crescimento Futuro sem que isso desfavoreça os outros fiis. Pesquise bem antes, pois como falei, ainda não cheguei na parte de fiis da uvp, então posso ter falado um monte de baboseira kkkkk, mas espero ter lhe ajudado, Abraços.
Link para compartilhar
Share on other sites

Carlos Henrique Lima Mundim complementando as respostas do Pedro Araujo Valle e do Erick Santos, as perguntas no Diagrama são referências e devemos revisá-las, excluindo e incluindo conforme o perfil de cada aluno. Uma sugestão seria você ter a mesma quantidade de perguntas para cada tipo de FII (papel e tijolo), podendo haver pergunta que valha para os dois tipos, dessa maneira ao responder as perguntas acabaria não interferindo no peso da nota e os dois tipos de FIIs estariam na mesma equivalência. Porém se você preferir penalizar um tipo de FII, pois prefere o outro, bastaria ter mais perguntas de um tipo de FII. Espero ter ajudado.
Link para compartilhar
Share on other sites

Carlos Henrique Lima Mundim Algumas questões que consigo imaginar, que você pode ou não usar de acordo com a sua estratégia, até porque seria um trabalho longo investigar isso tudo.

FoF: possuem boa diversificação de tipos de fundos? Os fundos ali contidos, além de diversificados, pagam dividendos com regularidade? Há uma boa quantidade de bons fundos descontados? O P/VP é bom? Alguma publicação de fato relevante negativo (aqui teria que reformular a pergunta pois o não seria +1 e o sim -1)? Taxa de administração é boa? Taxa de performance é boa?
Papel: possuem boa diversificação de tipos de ativos que busque equilibrar riscos? As instituições envolvidas nas LCIs, se for o caso, possuem bom índice de Basileia? O P/VP é bom? Alguma publicação de fato relevante negativo (aqui teria que reformular a pergunta pois o não seria +1 e o sim -1)? Taxa de administração é boa? Taxa de performance é boa? No caso de CRIs, deve ser um trabalho chato de fazer (até para LCI, na verdade nem sei se compensa) saber se spreads dos pré fixados e IPCA+ estão adequados em relação às taxas atuais pois, em tese, esses fundos podem ter papéis antigos e em 2020 a Selic meta chegou aos 2\%.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 semanas depois...
coloquei essas por enquanto
REMOVER PERGUNTA  O P/VP está abaixo de 1? (revisitar a cada semestre)  O Fundo tem mais de 1 ativo? Ou mais de 1 indexador de divida?  Os ativos estão diversificados em mais de 1 região do país?  O dividendo é consistente?  Dividendo superior a 9\% nos últimos 2 anos?  O patrimônio líquido do fundo é crescente?  Está listado a mais de 2 anos?  O fundo tem mais de 1 inquilino ou devedor?  As subscrições estão sendo feitas abaixo do patrimônio líquido nos últimos 2 anos?  A gestão ou administração do fundo é isenta de histórico de escândalos ou corrupções?
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...