João Peralta Postado 12 horas atrás Compartilhar Postado 12 horas atrás Olá, meu povo, Queria destrinchar um assunto: CONSÓRCIO. Um argumento que sempre me deparo é " Consórcio não tem Juros, só taxa de administração" Pelo que sei ele não tem juros, mas tem reajuste, e é aí que o pessoa se fode. Não? Lógico, além de ser um sorteio! O problema é o reajuste do bem que geralmente será bem maior. Há algo a+???? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Nicolas Caous Fernandes Postado 12 horas atrás Compartilhar Postado 12 horas atrás O famoso "consórcio não tem Juros, só taxa de administração" é tecnicamente correto, mas é mentiroso. Quando você fecha um contrato de consórcio, existe uma taxa já pré-estabelecida + um valor de reajuste inflacionário. Então, sendo bem honesto, tem juros sim, mas é como se fosse um juros pré-fixado. Por causa disso, ele costuma ser menor que os juros de um financiamento imobiliário. Vou te dar um exemplo com valores similares ao meu consórcio: Você foi lá, caiu no papinho do vendedor, e assinou um contrato para uma carta de crédito de 200 mil reais. Logo quando você assina o contrato, você estabelece que você vai pagar de volta para a empresa de consórcio 300 mil reais dividos em parcelas mensais durante 10 anos. Ou seja, nesse exemplo, 2500 reais por mês por 120 meses. O vendedor de consórcio vai te falar "Olha só, o seu saldo devedor nunca é reajustado por que não tem juros"... E isso é verdade... Os 300 mil reais nunca serão reajustados por juros... Só que ele omite a parte que existe um reajuste de algum índice (INCC por exemplo) sobre o saldo devedor, as parcelas mensais e o valor não-contemplado da carta de crédito. Por exemplo, digamos que passaram-se 12 meses, e você já pagou 30 mil reais do consórcio e que o índice do INCC atrelado ao seu contrato deu 5%. Todos os valores do seu contrato vão ser reajustados por esse índice. Então seu saldo devedor vai ser 270 mil + 5% =283,5 mil; O valor da sua letra de crédito (caso você não tenha sido contemplado ainda) vai ser 200 mil + 5% = 210 mil, e por fim, o valor da sua parcela mensal vai ser 2500 + 5% = 2625 reais por mês. Ou seja, qual é o efeito prático de reajustar todos os valores por um índice? Seria como se você tivesse congelando o poder de compra da sua carta de crédito e congelado os valores mensais que você paga... No fim das contas, a empresa de consórcio vai receber exatamente 50% em cima do valor que ela vai te dar (no exemplo acima, 300 mil em cima de 200 mil). Espero ter ajudado. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo O Postado 10 horas atrás Compartilhar Postado 10 horas atrás 1 hora atrás, João Peralta disse: Olá, meu povo, Queria destrinchar um assunto: CONSÓRCIO. Um argumento que sempre me deparo é " Consórcio não tem Juros, só taxa de administração" Pelo que sei ele não tem juros, mas tem reajuste, e é aí que o pessoa se fode. Não? Lógico, além de ser um sorteio! O problema é o reajuste do bem que geralmente será bem maior. Há algo a+???? voce compra uma casa que vale 500k, em 10 anos ela se valoriza e vale 800k voce vai pagar as parcelas de 800k +encargos + fundo reserva + seguro + multas... se voce financiar, vai pagar 700k, ele valorizando para 800k, voce tem um lucro na valorizacao acima dos juros. os numeros sao apenas para ilustrar, a valorizaçao nao tem limites, e no consorcio voce paga a valorização, no financiamento voce trava um valor a ser pago e a valorizaçao pode virar lucro Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts