Jump to content

Aportes são viciantes? E a reserva de emergência?

Recommended Posts

45 minutes ago, William Redig disse:

Oi S@rdinhas,

Vicio é algo engraçado.  Eu sou viciando em fazer novos aportes.  Eu não era assim, mas fiquei assim depois que me tornei investido de verdade.  Não ter grana para aportar é "a morte" e me deixa triste e nervoso...

Dito isso, estou num dilema cruel....  Tive uma real emergência na família.  Minha ex faleceu e deixou bens a serem inventariados, bens esses que vão passar para os meus filhos.  Em decorrência disso, vieram as despesas com funeral, advogados, esvaziar a casa alugada onde ela morava, devolver a casa, nos livrarmos de móveis, utensílios, roupas, etc...  Meus filhos não tinham grana para essas despesas todas e eu acabei tendo que adiantar a grana para eles. 

Isso só seria um motivo para usar a reserva, mas não usei, pois cabia no meu orçamento e acabei por aportar menos durante alguns meses, mas mesmo assim fiz aportes e não mexi na reserva.

Nota: essa grana que estou adiantando para meus filhos eu vou receber de volta - já estou até recebendo, com os rendimentos do aluguel desse imóvel e de um outro que já está no nome deles, mas vai demorar uns 15 meses (sem juros), até eu receber tudo que adiantei de volta.

Ontem veio uma nova despesa que eu não esperava, para fechar o inventário, temos que pagar um imposto de transmissão de um bom imóvel e o montante a ser pago equivale à soma dos aportes que eu havia previsto para os meses de fevereiro, março e parte de abril.  Posso usar essa grana que iria para os aportes para pagar isso ou tirar da reserva de emergência.

O ideal seria não mexer na reserva e deixar de fazer aportes até quitar as despesas; mas como controlar o vício adquirido???

Qual a opinião de vocês?  Uso a reserva de emergência (70% dela) e vou recompondo ao longo dos próximos meses ou deixa a reserva quietinha no canto dela e tento controlar o meu vício em aportes?

Ah! Ia esquecendo:  que bom ter reserva de emergência e ter o dilema acima em vez de pensar onde é que eu ia pegar dinheiro emprestado para quitar as despesas!!

Olá, @William Redig!

Em primeiro lugar, meus sentimentos pela perda da sua ex. E que bom que as coisas estejam se encaminhando da melhor forma. 

Eu particularmente não tocaria na reserva de emergência. Tentava dar uma controlada no vício de aportar, visto que é algo temporário. E em um curto espaço de tempo dará para você voltar a ativa tranquilamente. 

• Brabo 3
Link para compartilhar

A reserva de emergência é para emergência....e ela chegou! Então é  hora de usar! A estratégia que o colega @Thiago Moreira Borges sugeriu é uma saída: usa parte menor da reserva pra emergência (e não fica descoberto para uma possível nova emergência) e usa uma parte que iria aportar para pagar as custas do processo do imóvel. A outra parte continua aportando pra satisfazer seu vício! Kkkkk

Agora, se tem pra pagar sem usar a reserva de emergência , significa que esse custa nao é uma emergência.... aí deixa ela quieta! 

Editado por Rodrigo Haddad
Correção
  • Brabo 4
Link para compartilhar

Na minha humilde opinião, Reserva de Emergência só deve ser usada se não tiver outra alternativa. Existir qualquer outra opção que não gere dívidas é um excludente para utilizar a Reserva de Emergência.

Aportar é uma rotina para quem está financeiramente saudável, mas se é preciso realocar o dinheiro para outras prioridades, é preciso entender e agir.

Feliz aquele que possui outras alternativas a ter que utilizar a Reserva de Emergência: caso contrário estaria em uma situação desesperadora.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

31 minutes ago, Samuel Góes Gonçalves disse:

Na minha humilde opinião, Reserva de Emergência só deve ser usada se não tiver outra alternativa. Existir qualquer outra opção que não gere dívidas é um excludente para utilizar a Reserva de Emergência.

Aportar é uma rotina para quem está financeiramente saudável, mas se é preciso realocar o dinheiro para outras prioridades, é preciso entender e agir.

Feliz aquele que possui outras alternativas a ter que utilizar a Reserva de Emergência: caso contrário estaria em uma situação desesperadora.

Oi @Samuel Góes Gonçalves, concordo com você e a razão me diz para não mexer, mas eu dispondo de uns 10% da reserva só para saciar o vício de invetimentos, sendo que eu reponho esses 10% em dois ou tres meses também me deixa tranquilo, afinal a reserva tem um lastro bom.  Vou tirar 10% de algo que está rendendo 102% do CDI e alocar em ativos melhores e nos meses subsequentes, reponho esses 10% com uma parte dos aportes.

É daquelas decisões 85% razão e 15% emoção.

Link para compartilhar

meus sentimentos também... com um vício semelhante ao teu eu não mexeria na reserva de emergência e acomodaria essa situação (caso haja receitas suficientes) dentro do orçamento mensal

dito isso, dá para considerar (de novo se as receitas permitem) a reserva de emergência como uma oportunidade para aportar APENAS se não for "no vício" mas sim num famoso cavalo encilhado que não queres deixar passar

fora isso como o dinheiro vai retornar ao longo de 15 meses seria apenas uma postergação e uma oportunidade de lidar com a crise de abstinência e se desafiar um pouco mais

força para a família!

Link para compartilhar

1 hour ago, Daniel Correa Silveira disse:

meus sentimentos também... com um vício semelhante ao teu eu não mexeria na reserva de emergência e acomodaria essa situação (caso haja receitas suficientes) dentro do orçamento mensal

dito isso, dá para considerar (de novo se as receitas permitem) a reserva de emergência como uma oportunidade para aportar APENAS se não for "no vício" mas sim num famoso cavalo encilhado que não queres deixar passar

fora isso como o dinheiro vai retornar ao longo de 15 meses seria apenas uma postergação e uma oportunidade de lidar com a crise de abstinência e se desafiar um pouco mais

força para a família!

Oi @Daniel Correa Silveira, muito obrigado!

Quando eu falo em vício, não é um do tipo "comprar qualquer ativo por comprar".  Do meu trabalho,  eu tenho grana entrando todas as semanas e as sobras, que eu prevejo no meu fluxo de caixa, me habituei a estar sempre olhando para a frente e, tomando hoje como exemplo, meu menor saldo de fluxo de caixa nos próximos 30 dias é de 6k no dia 15/2, isso pagando todas as contas.  Me habituei a fazer isso e assim e a comprar ativos várias vezes durante o mês.

É um vício saudável que tenho hoje e que adquiri há uns 3 anos e pouco.  Antes disso, eu tinha zero educação financeira, um gastador perdulário, fazendo tudo errado, tornando os bancos e operadoras de cartão de crédito mais ricos.  Desde que a "chave virou" no meu cérebro, eu não consegui ignorar a fome de consumo e assim troquei o consumo de coisas inúteis e desnecessárias pelo consumo de cotas de FII, ações, CDBs, etc...

Vai ser brabo passar 2 meses sem comprar nada....

Uma coisa eu sei; não serei irresponsável com a grana!  Dinheiro não aceita desaforo.

Link para compartilhar

• Criar novo...