Jump to content
  • 0

Estratégia de Prazos

Gabriel Mendes Coutinho

Pergunta

Olá Pessoal, tudo bom?

Tenho lido bastante conteúdo aqui na comunidade e me gerou uma duvida e gostaria de ouvir a opinião da comunidade.
Quando investimos em renda fixa temos um prazo predeterminado para recebermos de volta o investimento e seus lucros, com isso, temos varias opções que podem variar de dias até anos, a minha duvida é:
Apesar do meu objetivo final ser para daqui a 10~15 anos, fica complicado decidir em quais prazos fazer os aportes, entendo que em "pouco tempo" tudo pode mudar, a selic baixar, ou subir mais, ipca+XX, prefix e etc... enfim, ainda surge uma insegurança quando visualizo os prazos, se vejo mto curto entendo que pode não fazer sentido no contra fluxo, pois pode acabar não abrangendo a ideia principal, se é mto longo (vide ipca+2035), fico com receio de ficar com dinheiro preso com rentabilidade mto abaixo depois de um certo tempo...
Gostaria de saber a opinião/estratégia que adotam quando visualizam os prazos de investimento.

Abraço!

• Brabo 2
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
26 minutes ago, Gabriel Mendes Coutinho disse:

Olá Pessoal, tudo bom?

Tenho lido bastante conteúdo aqui na comunidade e me gerou uma duvida e gostaria de ouvir a opinião da comunidade.
Quando investimos em renda fixa temos um prazo predeterminado para recebermos de volta o investimento e seus lucros, com isso, temos varias opções que podem variar de dias até anos, a minha duvida é:
Apesar do meu objetivo final ser para daqui a 10~15 anos, fica complicado decidir em quais prazos fazer os aportes, entendo que em "pouco tempo" tudo pode mudar, a selic baixar, ou subir mais, ipca+XX, prefix e etc... enfim, ainda surge uma insegurança quando visualizo os prazos, se vejo mto curto entendo que pode não fazer sentido no contra fluxo, pois pode acabar não abrangendo a ideia principal, se é mto longo (vide ipca+2035), fico com receio de ficar com dinheiro preso com rentabilidade mto abaixo depois de um certo tempo...
Gostaria de saber a opinião/estratégia que adotam quando visualizam os prazos de investimento.

Abraço!

Boa noite, @Gabriel Mendes Coutinho !

A verdade é que não tem certo ou errado neste ponto que você levantou. Vai depender da tranquilidade do investidor com relação aos riscos. Digo isso pois quanto maior o prazo de vencimento de um título, maior é seu risco. Há quem tolere mais este risco, há quem tolere menos.

Apenas compartilhando o que faço (não é uma recomendação do que fazer ou não fazer), busco títulos com prazos de vencimento em média de 4 anos, as vezes 5. Também pretendo investir ainda por mais uns 15 anos. Com estes prazos de vencimento, terei um certo giro na carteira que é algo que eu realmente procuro e um prazo de 4 anos na média me é tranquilo tanto para segurar os valores por estes períodos como para ter um tempo que considero razoável para os títulos surfarem em diferentes ciclos de mercado.  

Outro ponto importante a levar em consideração e que inclusive é reforçado nas aulas, é que no começo, tem chances de realmente não termos todos os nossos títulos rendendo legal. É a partir do segundo ou terceiro ano investindo que teremos uma gama maior de diferentes títulos de diferentes safras e com diferentes indexadores onde, aí sim sempre teremos uma gama de títulos com altas rentabilidades mesmo que outros não por estarem esperando seu momento de novo ciclo de mercado ou por já ter cumprido seu papel em um ciclo anterior. É trabalho de longo prazo.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Muito obrigado @Eddy Paulini, seu ponto de vista me ajudou sobre o assunto, também tinha em mente prazos similares ao que vc mencionou, contudo, os que eu tenho procurado e achado são em média de 2 anos, no máximo 3, o que me gerou uma certa insegurança quanto a estratégia de contra fluxo, visto que eu suponho que esse período de alta da selic deva permanecer por um período bem grande,  tão logo o efeito do contrafluxo teria um aproveitamento em período bem reduzido, muito embora as taxas estejam bem atrativas.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...