Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia, pessoal,

Há algum tempo, percebi que minhas posições em BOVA11 e IVVB11 estão com um número de cotas superior ao que comprei originalmente. No caso do BOVA11, por exemplo, comprei 311 cotas, mas na XP consta que aluguei 42 cotas, totalizando 353 cotas.

Não me lembro de ter solicitado esse aluguel, e o valor aparece como negativo na minha carteira. Gostaria de entender como posso encerrar esse aluguel.

Além disso, estou tentando finalizar esses aluguéis, pois já solicitei a portabilidade para o BTG.

OBS: Não solicitei a transferência dessas cotas alugadas, conforme orientação da própria B3 ao tentar realizar a portabilidade.

Agradeço desde já pela ajuda!

• Brabo 1

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
On 31/01/2025 at 11:12, Plínio Gustavo De Vasconcelos Filho disse:

Bom dia, pessoal,

Há algum tempo, percebi que minhas posições em BOVA11 e IVVB11 estão com um número de cotas superior ao que comprei originalmente. No caso do BOVA11, por exemplo, comprei 311 cotas, mas na XP consta que aluguei 42 cotas, totalizando 353 cotas.

Não me lembro de ter solicitado esse aluguel, e o valor aparece como negativo na minha carteira. Gostaria de entender como posso encerrar esse aluguel.

Além disso, estou tentando finalizar esses aluguéis, pois já solicitei a portabilidade para o BTG.

OBS: Não solicitei a transferência dessas cotas alugadas, conforme orientação da própria B3 ao tentar realizar a portabilidade.

Agradeço desde já pela ajuda!

Quando você vê "alugado" na corretora, pode significar:

🟢 Você é o doador (quem empresta as cotas e recebe uma taxa por isso):

• Isso acontece se você aderiu (mesmo que sem perceber) ao Programa de Empréstimo de Ativos (PEA) da corretora.
  • Suas cotas são "emprestadas" a outros investidores (geralmente traders que fazem venda descoberta).
  • Neste caso, das 311, 42 podem estar alugadas, restando 269 sem alugar
  • Você continua sendo o dono das cotas, com direito a dividendos e valorização.
  • Aparece como “cotas alugadas” no extrato, mas com valor negativo ou destacado como posição emprestada.
  • Você recebe uma remuneração mensal pelo aluguel, que entra como rendimento tributável (informado na B3).

🔴 Já se você fosse o tomador (quem pega emprestado), precisaria devolver as cotas no futuro — o que não parece ser o caso aqui, pois isso normalmente envolve garantias, margens e operações mais avançadas.

⚙️ O que fazer para confirmar:

1 - Verifique na área de “empréstimo de ativos” da XP se você está participando do programa como doador.

• Pode estar com nome como: "Programa de Empréstimo de Ativos", "Renda Extra", "Aluguel automático de ações".

2 - Consulte seu extrato de proventos: se tiver valores com descrição tipo "Remuneração de Empréstimo de Ativos", bingo! Você é o doador.

3 - Se quiser encerrar o aluguel antes da portabilidade, basta:

• Entrar no programa de empréstimo e desativar a participação.
  • As cotas alugadas voltam para sua custódia e podem ser transferidas.
  • Aí cê deu aula... 1
  • Criar novo...