Jump to content

Calculadora Sardinha (Dúvida)

Recommended Posts

Percebi uma coisa diferente na calculadora de juros compostos da AUVP.

Quando é feita uma simulação de Taxa de Juros e Período em 1 Ano, o resultado aparece em juros simples. Mas se informarmos a Taxa de Juros e Período em 12 meses o resultado aparece em juros compostos.

Alguém já percebeu isso?

Se eu estiver fazendo alguma coisa errada por favor me perdoem!

Obrigado!

• Brabo 1
Link para compartilhar

18 minutes ago, Alessandro Santos disse:

Quando é feita uma simulação de Taxa de Juros e Período em 1 Ano, o resultado aparece em juros simples. Mas se informarmos a Taxa de Juros e Período em 12 meses o resultado aparece em juros compostos.

Alguém já percebeu isso?

Obrigado!

Não sei se entendi sua duvida.

Se você coloca  o valor de juros por ano, e o tempo for vários anos, vai ser juros compostos. Mesma coisa se fizer por mês.

Agora se você coloca o valor de juros por ano, ele não vai calcular o juros mensal equivalente.

Independente, se seu período de tempo de calculo for uma unidade (um ano ou um mês) o juros simples vai ser igual ao composto, pois ele fica "composto" ao empilhar os períodos de tempo.

Se não for isso o que observou, coloca um print para entender onde esta o problema.

Link para compartilhar

1 hour ago, Alessandro Santos disse:

Olá, Ricardo!

Vou exemplificar com duas simulações feitas na calculadora de juros compostos:

Simulação 1

Valor Inicial: 1.000,00

Taxa de Juros: 12% Anual

Período: 1 Ano

Resultado: 1.120,00

Simulação 2:

Valor Inicial: 1.000,00

Taxa de Juros: 1% Mensal

Período: 12 Meses

Resultado: 1.126,83

Se colocar a simulação dois, para um mes, vai parecer tambem que é juros simples.

O juros compostos usa o rendimento do rendimento de um ciclo e reaplica no outro, no caso do juros de um ano, você já esta dando o valor do juros.

A taxa de juros mensal equivalente para obter um rendimento anual de 12% em juros compostos é aproximadamente 0,9489% ao mês. 🚀

image.png.3f42c1d7f8bcef75c109056a92884cdc.png

Link para compartilhar

para observar a parte composta dos juros, precisa reaplicar o resultado de um ciclo no ciclo seguinte, com apenas um ciclo, ele não tem como ser composto.

seu exemplo com 24 meses ou dois anos (tem que usar taxa equivalente)

Para 24 meses:

image.png.4ac1cb98eb9befd8bc20d0233ab7fca8.png

Para o caso de dois anos: (se fosse juros simples, seria 240 de juros)

image.png.853d1f44e24c1b6f616eba1fe0c664af.png

• Brabo 1
Link para compartilhar

3 horas atrás, Alessandro Santos disse:

Alguém já percebeu isso?

Obrigado!

Boa observação! Isso acontece porque, na prática, quando você coloca 1 ano, a calculadora pode estar interpretando como uma aplicação de uma única vez (juros simples). Já quando você coloca 12 meses, ela entende que há capitalização mensal (juros compostos).

Mas é sempre bom testar e conferir se a lógica faz sentido.

Link para compartilhar

3 horas atrás, Daniele Vilela disse:

Boa observação! Isso acontece porque, na prática, quando você coloca 1 ano, a calculadora pode estar interpretando como uma aplicação de uma única vez (juros simples). Já quando você coloca 12 meses, ela entende que há capitalização mensal (juros compostos).

Mas é sempre bom testar e conferir se a lógica faz sentido.

Você entendeu perfeitamente, Daniela! É isso mesmo! Problema é que a calculadora se chama “Calculadora de Juros Compostos” e que esta situação pode induzir alguém ao erro. Um exemplo foi o vídeo postado hoje (Taxa Selic em 13,25% a.a. O Brasil vai parar?) onde o resultado do cálculo está em juros simples. Obrigado!

Link para compartilhar

• Criar novo...