Antonio De Matos Teixeira Neto Postado Sábado às 19:12 Compartilhar Postado Sábado às 19:12 Gostaria de deixar aqui meu agradecimento ao @Raul🐟. Este não é apenas um curso de investimentos, vai além… Comecei a investir em 2017, ainda com dívidas e financiamentos de um carro e um apartamento, mas decidido a mudar minha situação. Na época, eu tinha um salário significativo para a região onde morava e trabalhava para uma empresa de São Paulo. Foi então que resolvi dar o primeiro passo. Foi nesse momento que me deparei com os livros essenciais para qualquer investidor: O Segredo da Mente Milionária, Pai Rico, Pai Pobre e O Homem Mais Rico da Babilônia, além das obras do Cerbasi, que já havia lido por volta de 2008. No entanto, confesso que naquela época ainda não tinha maturidade para começar a investir. Além disso, os primeiros livros do Cerbasi me pareciam um pouco maçantes. Mas seu último livro, A Riqueza da Vida Simples, me surpreendeu e se mostrou uma leitura excelente. Vejo essa trajetória como uma grande jornada de aprendizado, e acredito que nunca devemos parar de buscar conhecimento. Apesar das facilidades do mundo digital, o conhecimento ainda está nos livros – nunca subestime o poder de uma boa leitura. Muito do que aprendi foi de forma desordenada, seja no YouTube ou em grupos de investimentos. Por isso, ter um conteúdo estruturado, com uma sequência lógica, faz toda a diferença. Dentre os módulos do curso, destaco os de renda fixa e declaração de imposto de renda, que me chamaram bastante atenção. Eu acreditava que já sabia muito sobre renda fixa, mas o @Raul apresentou uma infinidade de alternativas que eu desconhecia ou simplesmente ignorava, já que meu foco sempre esteve em ações e FIIs. Já o módulo sobre imposto de renda me surpreendeu. Sempre fiz minhas declarações sem problemas com a Receita Federal, mas esse módulo trouxe um aprofundamento que realmente vai além do básico. Os módulos sobre ações e FIIs consolidaram muito do conhecimento que já possuo, mas sempre há algo novo a aprender. Como essa é a parte mais significativa do meu patrimônio, estou agora realizando ajustes conforme o PIAR, que indicou um perfil equilibrado. Esse processo levará tempo, pois minha intenção é organizar tudo gradualmente, ajustando as proporções conforme realizo novos aportes. Prefiro essa abordagem a simplesmente vender ativos para realocar, já que meu patrimônio ainda é modesto e me permite essa estratégia. Sobre investimentos no exterior, não tenho dúvidas de que todos deveriam ter alguma exposição ao mercado internacional. Nossa economia já é, de certa forma, dolarizada: consumimos Netflix, YouTube, Amazon Prime, e praticamente tudo o que compramos tem influência do dólar. Hoje percebo a importância de ter parte do patrimônio dolarizado e sem medo – os EUA continuarão sendo uma economia forte. E o que dizer dos indicadores fundamentalistas? Sensacional! Mas quero destacar o que, para mim, é a grande mensagem por trás de todo o conteúdo do curso. No módulo bônus, a aula 04 — A importância de se blindar do consumismo — é imperdível. Essa aula encerra com chave de ouro, mostrando o quanto somos manipulados pelo sistema, mas também como podemos virar o jogo a nosso favor. E o que queremos comunicar ao mundo? Quando entendemos isso, passamos a consumir de forma mais consciente, escolhendo o que realmente queremos, em vez de sermos apenas consumidores passivos. Mais uma vez, meu agradecimento ao @Raul pelo conteúdo de altíssimo nível! 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
William Redig Postado Sábado às 20:01 Compartilhar Postado Sábado às 20:01 OI @Antonio De Matos Teixeira Neto, Muito legal ler seu depoimento. Parabéns pela evolução constante. O hábito da leitura nos permite engrandecer a cada dia e a cada novo livro. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eddy Paulini Postado Sábado às 21:20 Compartilhar Postado Sábado às 21:20 2 horas atrás, Antonio De Matos Teixeira Neto disse: Gostaria de deixar aqui meu agradecimento ao @Raul🐟. Este não é apenas um curso de investimentos, vai além… Comecei a investir em 2017, ainda com dívidas e financiamentos de um carro e um apartamento, mas decidido a mudar minha situação. Na época, eu tinha um salário significativo para a região onde morava e trabalhava para uma empresa de São Paulo. Foi então que resolvi dar o primeiro passo. Foi nesse momento que me deparei com os livros essenciais para qualquer investidor: O Segredo da Mente Milionária, Pai Rico, Pai Pobre e O Homem Mais Rico da Babilônia, além das obras do Cerbasi, que já havia lido por volta de 2008. No entanto, confesso que naquela época ainda não tinha maturidade para começar a investir. Além disso, os primeiros livros do Cerbasi me pareciam um pouco maçantes. Mas seu último livro, A Riqueza da Vida Simples, me surpreendeu e se mostrou uma leitura excelente. Vejo essa trajetória como uma grande jornada de aprendizado, e acredito que nunca devemos parar de buscar conhecimento. Apesar das facilidades do mundo digital, o conhecimento ainda está nos livros – nunca subestime o poder de uma boa leitura. Muito do que aprendi foi de forma desordenada, seja no YouTube ou em grupos de investimentos. Por isso, ter um conteúdo estruturado, com uma sequência lógica, faz toda a diferença. Dentre os módulos do curso, destaco os de renda fixa e declaração de imposto de renda, que me chamaram bastante atenção. Eu acreditava que já sabia muito sobre renda fixa, mas o @Raul apresentou uma infinidade de alternativas que eu desconhecia ou simplesmente ignorava, já que meu foco sempre esteve em ações e FIIs. Já o módulo sobre imposto de renda me surpreendeu. Sempre fiz minhas declarações sem problemas com a Receita Federal, mas esse módulo trouxe um aprofundamento que realmente vai além do básico. Os módulos sobre ações e FIIs consolidaram muito do conhecimento que já possuo, mas sempre há algo novo a aprender. Como essa é a parte mais significativa do meu patrimônio, estou agora realizando ajustes conforme o PIAR, que indicou um perfil equilibrado. Esse processo levará tempo, pois minha intenção é organizar tudo gradualmente, ajustando as proporções conforme realizo novos aportes. Prefiro essa abordagem a simplesmente vender ativos para realocar, já que meu patrimônio ainda é modesto e me permite essa estratégia. Sobre investimentos no exterior, não tenho dúvidas de que todos deveriam ter alguma exposição ao mercado internacional. Nossa economia já é, de certa forma, dolarizada: consumimos Netflix, YouTube, Amazon Prime, e praticamente tudo o que compramos tem influência do dólar. Hoje percebo a importância de ter parte do patrimônio dolarizado e sem medo – os EUA continuarão sendo uma economia forte. E o que dizer dos indicadores fundamentalistas? Sensacional! Mas quero destacar o que, para mim, é a grande mensagem por trás de todo o conteúdo do curso. No módulo bônus, a aula 04 — A importância de se blindar do consumismo — é imperdível. Essa aula encerra com chave de ouro, mostrando o quanto somos manipulados pelo sistema, mas também como podemos virar o jogo a nosso favor. E o que queremos comunicar ao mundo? Quando entendemos isso, passamos a consumir de forma mais consciente, escolhendo o que realmente queremos, em vez de sermos apenas consumidores passivos. Mais uma vez, meu agradecimento ao @Raul pelo conteúdo de altíssimo nível! Rapaz, que massa esse depoimento em busca de conhecimento e dedicação nestes objetivos. Que essa jornada possa persistir repleta de conquistas e muito mais aprendizado! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts