Jump to content
  • 0

Quando investir no exterior?

Fellipe De Toledo Piza

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Fellipe De Toledo Piza disse:

Boa tarde meus queridos.
Sou iniciante no mundo dos investimentos e estou enfrentando um dilema, tenho um patrimônio baixo (cerca de 20 mil) ja diversificados em quase tudo que dá kkkk ( renda fixa, ações, fiis, cripto), mas tenho uma duvida na hora de investir no exterior.

Gostaria de saber se faria sentido começar a dolarizar o patrimônio agora, mesmo com pouco dinheiro investido, ou se isso não impactaria tanto assim na minha carteira assim e talvez fosse mais inteligente aproveitar o momento do país para investir nas oportunidades por aqui mesmo, e começar a aportar no exterior quando tiver um pouco mais de dinheiro?

Abraços. 

Primeiro, parabéns pela sua diversificação! Com 20k, já ter RF, ações, FIIs e cripto mostra que você está bem ligado no jogo. 🔥 Agora, sobre dolarizar o patrimônio, a resposta vai depender de alguns fatores:

Quando faz sentido começar a investir no exterior?

Se seu patrimônio ainda está em fase de crescimento e seus aportes são menores, pode ser mais interessante aproveitar as oportunidades no Brasil, onde os ativos ainda estão baratos e os juros altos favorecem boas opções de renda fixa. Por outro lado, investir no exterior é essencial para proteção cambial e acesso a mercados mais desenvolvidos. Se você já quer dar o primeiro passo, pode começar devagar, sem comprometer muito da sua carteira. De todo modo, eu esperaria chegar em, pelo menos, 50K.

Acredito que você ainda tenha muito espaço para crescer por aqui, pode deixar para investir no exterior quando seu patrimônio for maior. O Brasil ainda tem boas oportunidades em renda fixa (CDBs, LCIs, Tesouro IPCA) e ativos descontados na bolsa. Nesse caso, você pode criar um plano para começar a dolarizar quando atingir um certo valor, tipo 50k ou 100k.

No fim das contas, não tem resposta certa ou errada. Se seu objetivo é longo prazo e quer se proteger de desvalorizações do real, faz sentido começar aos poucos, mas 20K vejo que você ainda pode focar no Brasil antes de começar a investir fora.

O principal é: constância nos aportes e estratégia clara!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Investir no exterior pode ser interessante mesmo com um patrimônio menor, especialmente para diversificação e proteção contra riscos locais. Mas você não precisa, necessariamente, mandar dinheiro para fora para dolarizar sua carteira. Existem empresas brasileiras que faturam em dólar e são listados na B3.

O mais importante é equilibrar a diversificação sem pulverizar demais seus retornos. Se você vê boas oportunidades no Brasil agora, pode focar nelas e ir dolarizando aos poucos, conforme seu patrimônio cresce.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Fellipe De Toledo Piza disse:

Boa tarde meus queridos.
Sou iniciante no mundo dos investimentos e estou enfrentando um dilema, tenho um patrimônio baixo (cerca de 20 mil) ja diversificados em quase tudo que dá kkkk ( renda fixa, ações, fiis, cripto), mas tenho uma duvida na hora de investir no exterior.

Gostaria de saber se faria sentido começar a dolarizar o patrimônio agora, mesmo com pouco dinheiro investido, ou se isso não impactaria tanto assim na minha carteira assim e talvez fosse mais inteligente aproveitar o momento do país para investir nas oportunidades por aqui mesmo, e começar a aportar no exterior quando tiver um pouco mais de dinheiro?

Abraços. 

não, não precisa dolarizar neste momento

• a orientação, é de ter pelo menos 100k em reais investidos para começar a "dolarizar"

• psicologicamente, há um encolhimento desanimador

• Um milhão de reais é hoje é uns USD$ 170k (dolar a R$ 5,9), psicologicamente o dinheiro "encolhe" ao dolarizar ele, por isso se aconselha a ter pelo menos R$ 100k investidos

• Mas pode começar a fazer pequenos aportes em ETFs, como forma de colocar em prática o processo, de fazer a operação de cambio, entender o IOF, spread...

Editado por Ricardo O
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...