Lucas Domênico Di Santo Postado Segunda-feira às 18:16 Compartilhar Postado Segunda-feira às 18:16 (edited) Fala Cardume!!! Seguindo a recomendação do Raul na aula 5 do modulo 1, vim aqui compartilhar o custo do meu sonho e esperar que vocês possam opinar e me abrir os olhos para outras possibilidades se for o caso. Primeiramente deixa eu me apresentar, Me chamo Lucas Domênico Di Santo, 37 anos, tenho 1 filho (Pedro - 8 anos), atualmente moro com minha digníssima futura esposa Giovanna, sou chef de cozinha de um restaurante, mas também trabalho como PJ com consultorias no ramo de gastronomia. Moro em Santos - SP. Tenho alguns sonhos e apesar de não serem regados a luxo vão exigir um certo esforço e dedicação para que sejam alcançados. Então vamos lá? Bom pra começar uma casa no Litoral com muito verde e contato com a natureza, se for possível com uma vista do mar (nem que seja pequenininha 😂) - R$470.000,00 casa de 3 quartos em terreno de 700m2 em Prumirim - Ubatuba/SP (pesquisado hoje 03/02/2025). -Um carro para conforto da família e ajudar no dia a dia, morando em um lugar mais distante do centro urbano é quase que uma necessidade básica e não um conforto ter um carro 😁, nesse caso acho que uma Hilux 4x4 diesel anos entre 1995 e 2001 atenderia perfeitamente sem muitos custos. - (algo em torno de R$70.000,00, pesquisado hoje também 03/02/2025). -Um restaurante ou pizzaria pequena, para atender moradores do bairro de quinta-feira à domingo, sem muita pretensão de expandir o negócio. Apesar de muitos pensarem que empreender nesse ramo é muito trabalhoso ou que não é rentável o bastante, eu tenho uma boa experiência na área e conheço muitos dos riscos, bem como evitá-los ou minimizá-los. A intenção com o negócio seria de trabalhar com algo que eu gosto e conheço, e de ter uma fonte de renda além dos ativos de renda passiva adquiridos ao longo do tempo. - R$250.000,00 (com maquinários e utensílios para montar um pequeno restaurante com no máximo 5 mesas de 4 assentos cada, baixo investimento e custo operacional reduzido, facilmente gerido com 2 funcionários). Quote Não sei se no exercício cabe um negocio/empreendimento no sonho, ou se seriam apenas passivos que desejo alcançar um dia, se for o caso desconsiderar o restaurante. -Custos para manter este patrimônio: -Manutenção da casa/iptu - em média R$1.000,00 -Manutenção/combustível carro - R$500,00 -Custo de vida geral para 3 pessoas - R$12.500,00 // Futuramente imagino que meu filho esteja encaminhado e não gere mais este custo, nesse caso R$8.500,00 para 2 pessoas seriam o suficiente (alimentação, saúde e lazer de uma forma geral, viagens, restaurantes, etc...). -Patrimônio total necessário para obter os bens - R$790.000,00 -Custos para manter estes bens/padrão de vida - R$14.000,00 com filho dependente // R$10.000,00 sem filho dependente. Patrimônio atual R$215k aproximadamente, sendo 43k fiis, 2k açôes BR, 170k renda fixa. Aportes variando muito no ultimo ano, de R$1.000,00 a R$7.000,00/Mês, muito por conta de estar me livrando de dividas e me estabilizando financeiramente. Este ano de 2025 consegui uma nova fonte de renda, resolvi me inscrever na AUVP para me aprofundar no mundo dos investimentos e de fato aprender a investir de forma autônoma, temos a expectativa de aportar consistentemente entre R$5.000,00 e R$8.000,00 por mês. Acho que é isso galera, obrigado a quem leu meu depoimento até aqui e deixem seus pontos para que eu possa avaliar os meus sonhos com outros olhos!! 😉 vlww! Editando aqui galera, esqueci de colocar o prazo que quero atingir esses sonhos, hoje tenho 37 anos e pretendo atingir ate meus 50, ou seja, em 13 anos. Editado Segunda-feira às 18:27 por Lucas Domênico Di Santo esqueci de colocar o prazo do meu sonho 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Murilo Nogueira Postado Segunda-feira às 18:27 Compartilhar Postado Segunda-feira às 18:27 Se realmente conseguir a consistência de aportar no mínimo R$ 5.000,00 a R$ 8.000,00 por mês, aos 50 anos você já vai conseguir ter realizado tudo isso e estará vivendo de renda tranquilamente, isso considerando 8% a.a. e o aporte mínimo informado Estamos em cenário de oportunidade, o mercado está abaixo dos múltiplos comuns de P/L, fazendo com que tenha grande chances de se criar um cenário otimista e o seus ativos se valorizarem na trajetória até os 50 anos, tem tudo pra dar certo o seu plano, meu amigo, siga com consistência! Bem vindo ao clube! 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Lucas Domênico Di Santo Postado Segunda-feira às 18:35 Author Compartilhar Postado Segunda-feira às 18:35 Just now, Murilo Nogueira disse: Se realmente conseguir a consistência de aportar no mínimo R$ 5.000,00 a R$ 8.000,00 por mês, aos 50 anos você já vai conseguir ter realizado tudo isso e estará vivendo de renda tranquilamente, isso considerando 8% a.a. e o aporte mínimo informado Estamos em cenário de oportunidade, o mercado está abaixo dos múltiplos comuns de P/L, fazendo com que tenha grande chances de se criar um cenário otimista e o seus ativos se valorizarem na trajetória até os 50 anos, tem tudo pra dar certo o seu plano, meu amigo, siga com consistência! Bem vindo ao clube! Obrigado pelas dicas e por compartilhar seu conhecimento Murilo!!! acabei de editar minha postagem pra falar que gostaria de atingir esses sonhos até meus 50 anos de idade (havia esquecido) e você postou quase que no mesmo momento dizendo que atingiria nos meus 50 tranquilamente! 😆 claro que em 13 anos teremos muitas variáveis, mas espero que consiga manter pelo menos por um tempo esta consistência nos aportes, ou quem sabe melhorá-los? 🤣 Bom, só o tempo vai saber com exatidão, mas se tudo der errado, que eu consiga pelo menos 20% no tempo aportar nesses patamares e torcer para que Pareto tenha razão na relação dos 20/80. 🤣 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo O Postado Segunda-feira às 18:52 Compartilhar Postado Segunda-feira às 18:52 30 minutes ago, Lucas Domênico Di Santo disse: -Um restaurante ou pizzaria pequena, para atender moradores do bairro de quinta-feira à domingo, sem muita pretensão de expandir o negócio. Apesar de muitos pensarem que empreender nesse ramo é muito trabalhoso ou que não é rentável o bastante, eu tenho uma boa experiência na área e conheço muitos dos riscos, bem como evitá-los ou minimizá-los. A intenção com o negócio seria de trabalhar com algo que eu gosto e conheço, e de ter uma fonte de renda além dos ativos de renda passiva adquiridos ao longo do tempo. - R$250.000,00 (com maquinários e utensílios para montar um pequeno restaurante com no máximo 5 mesas de 4 assentos cada, baixo investimento e custo operacional reduzido, facilmente gerido com 2 funcionários). a parte do restaurante, faz parte dos seus objetivos, cabe muito bem aqui nos seus sonhos, trabalhar (sem obrigação) com o que gosta é um dos objetivos. e mesmo vivendo de renda, pode ser importante continuar os aportes (isto esta nas próximas aulas) para que o patrimônio não diminua pela inflação, e este restaurante pode fazer este aporte, fazendo que o valor necessário para sua liberdade financeira possa chegar antes. Pois ele (o restaurante) vai se manter sozinho e gerar algum lucro. Pode ser importante continuar os aportes, não é obrigatório, porque você pode decidir consumir todo (ou uma boa parte) seu patrimônio até o fim e não deixar herança (ou deixar uma menor). 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts