Jump to content
  • 0

Incidência IR e IOF

Pergunta

Terminei o módulo 3 e fiquei com uma dúvida. 
A contagem de tempo para a tabela progressiva do IR e contagem de prazo do IOF conta sobre cada aporte ou por produto?
Exemplo: Se eu faço mais de um aporte em datas diferentes em um mesmo ativo, a data de cada aporte tem que ser considerada nas incidências dos impostos ou o prazo conta a partir do primeiro aporte naquele mesmo ativo?

Editado por Leonardo De Carvalho Moreira
  • Brabo 2
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Fala, Leonardo! Boa pergunta!

O prazo para a tabela regressiva do IR e para o IOF conta sobre cada aporte individualmente, e não sobre o produto como um todo. Ou seja, toda vez que você faz um novo aporte, um novo “relógio” começa a rodar para aquele valor específico.

Então, se você investe em um mesmo ativo em datas diferentes, cada aporte terá seu próprio prazo para incidência do IR e do IOF. Isso significa que, se precisar resgatar antes do tempo, algumas partes do investimento podem ter uma tributação diferente das outras, dependendo de quando foram aplicadas.

Se precisar de mais detalhes, só falar! 🚀

image.png.aa4a091b5b8d0a84de4c8e4597122e8a.png

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Na prática, quando você vai investir em renda fixa, todo aporte é feito em uma "versão" diferente do investimento, então o montante total vai ter várias versões, cada uma com a sua própria data de IOF e IR, quando você saca o dinheiro, o sistema costuma priorizar a versões que vão incidir menos impostos, logo, as mais antigas

• Brabo 4
Link para compartilhar

• Criar novo...