Fernando Henrique De Souza Silva Postado 4 de Fevereiro Compartilhar Postado 4 de Fevereiro Fiz um investimento de 1 titulo na sexta feira. E na segunda deu saldo negativo. Porque o saldo negativo no primeiro dia??? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
2 Post popular Eddy Paulini Postado 4 de Fevereiro Post popular Compartilhar Postado 4 de Fevereiro 29 minutes ago, Fernando Henrique De Souza Silva disse: Fiz um investimento de 1 titulo na sexta feira. E na segunda deu saldo negativo. Porque o saldo negativo no primeiro dia??? Boa noite, @Fernando Henrique De Souza Silva ! Como você comprou um título do tesouro prefixado, aqui temos dois pontos a serem considerados: 1 - O tesouro possui dois preços sendo um de compra e um de venda. O de compra é aquele que pagamos no ato da compra do tesouro o qual o mesmo estava sendo ofertado. Já o preço de venda é o preço pelo qual podemos vender que é ligeiramente menor que o de compra como uma forma de o tesouro evitar que investidores façam "trade" com os títulos; 2 - O tesouro prefixado sofre da marcação a mercado. Pode ser também que seu título esteja sendo marcado para baixo o que gera uma precificação abaixo do que o título deveria estar valendo. Aqui você pode acessar o gráfico da relação entre os preços teórico e prático disponíveis no site do tesouro. Espero que tenha ficado claro! 2 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
1 Post popular Thiago Felipe Esteves Postado 4 de Fevereiro Post popular Compartilhar Postado 4 de Fevereiro Se me permitir contribuir para o seu entendimento, o que você está vendo é o efeito da Marcação a Mercado. Basicamente, quando você compra um título pré-fixado, significa que: Você está pagando um valor pela cota do título. Você está contratando uma taxa de juros. O seu título sempre vencerá valendo R$ 1.000.🎯 (É uma matemática exata.) No final, o valor que você pagou pela cota, corrigido pela taxa contratada, resultará exatamente em R$ 1.000. Porém, se amanhã o mercado começar a negociar esse mesmo título com uma taxa maior do que os 14,86% a.a que você contratou, concorda que você terá um valor final maior que R$ 1.000 no vencimento? (OBS: o seu título passará a render pela nova taxa de mercado) Para que o valor final continue sendo R$ 1.000, o preço da cota precisa cair. Isso explica por que o valor do seu título pode oscilar, inclusive, foi o que ocorreu com o seu caso. O inverso também acontece: se a taxa negociada cair abaixo de 14,86% a.a, o preço do seu título sobe, pois se ele continuar no mesmo valor atual, com a nova taxa menor, ele não será capaz de chegar em R$ 1.000, por causa disso, o preço do seu título sobe quando a taxa diminui. 🚨IMPORTANTE: Mas no fim das contas, se você levar o título até o vencimento, receberá exatamente a taxa contratada. Ou seja, a marcação a mercado é apenas uma variação no meio do caminho, podemos chamá-la de risco de trajetória, sem impacto no valor final, desde que você mantenha o título até o vencimento. 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Fernando Henrique De Souza Silva Postado 4 de Fevereiro Author Compartilhar Postado 4 de Fevereiro Boa noite!! Tudo bem! Acho que entendi. Nesse caso foi um com uma taxa Pré-fixadaa 14,86%.. Pelo que entendi no curso nesse titulo nao tem variacao, correto? Da para fazer marcação nesse que comprei será? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Eddy Paulini Postado 4 de Fevereiro Compartilhar Postado 4 de Fevereiro 1 minute ago, Fernando Henrique De Souza Silva disse: Boa noite!! Tudo bem! Acho que entendi. Nesse caso foi um com uma taxa Pré-fixadaa 14,86%.. Pelo que entendi no curso nesse titulo nao tem variacao, correto? Da para fazer marcação nesse que comprei será? O título vai sofrer da variação da taxa de mercado que é marcação a mercado. Mas só haverá perda real de capital se você fizer a venda do título. Caso não faça nada e leve até o vencimento, você vai receber exatamente a taxa contratada, que é aqui que está o que você cita que foi comentado na aula. Quando investimos em um título do tesouro prefixado, acordamos ali qual a taxa de rendimento. No vencimento recebermos aquela taxa. Acontece que da compra até o vencimento, o título sofrerá oscilações tanto para cima como para baixo. Mas não haverá perda de capital se não for realizada uma venda. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Fernando Henrique De Souza Silva Postado 4 de Fevereiro Author Compartilhar Postado 4 de Fevereiro Entendi. Muito obrigado irmão 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Fernando Henrique De Souza Silva Postado 4 de Fevereiro Author Compartilhar Postado 4 de Fevereiro 1 hora atrás, Eddy Paulini disse: O título vai sofrer da variação da taxa de mercado que é marcação a mercado. Mas só haverá perda real de capital se você fizer a venda do título. Caso não faça nada e leve até o vencimento, você vai receber exatamente a taxa contratada, que é aqui que está o que você cita que foi comentado na aula. Quando investimos em um título do tesouro prefixado, acordamos ali qual a taxa de rendimento. No vencimento recebermos aquela taxa. Acontece que da compra até o vencimento, o título sofrerá oscilações tanto para cima como para baixo. Mas não haverá perda de capital se não for realizada uma venda. Entendi. Muito obrigado irmão 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Fernando Henrique De Souza Silva Postado 4 de Fevereiro Author Compartilhar Postado 4 de Fevereiro (edited) 17 horas atrás, Eddy Paulini disse: O título vai sofrer da variação da taxa de mercado que é marcação a mercado. Mas só haverá perda real de capital se você fizer a venda do título. Caso não faça nada e leve até o vencimento, você vai receber exatamente a taxa contratada, que é aqui que está o que você cita que foi comentado na aula. Quando investimos em um título do tesouro prefixado, acordamos ali qual a taxa de rendimento. No vencimento recebermos aquela taxa. Acontece que da compra até o vencimento, o título sofrerá oscilações tanto para cima como para baixo. Mas não haverá perda de capital se não for realizada uma venda. Boa tarde Hoje ele saltou em 3 dias para 448,96 e não está mais negativo. Comprei por 443,47 Então um exemplo; se eu vender ele hoje já saio ganhando 5,49?? Tem o IR a ser descontado desses 5,49 ainda?? Tá bugando minha cabeça essa dúvida. ( claro que não vou resgatar RS. Só pra tirar esse bugue da mente) Editado 4 de Fevereiro por Fernando Henrique De Souza Silva Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Eddy Paulini Postado 4 de Fevereiro Compartilhar Postado 4 de Fevereiro 27 minutes ago, Fernando Henrique De Souza Silva disse: Boa tarde Hoje ele saltou em 3 dias para 448,96 e não está mais negativo. Comprei por 443,47 Então um exemplo; se eu vender ele hoje já saio ganhando 5,49?? Tem o IR a ser descontado desses 5,49 ainda?? Tá bugando minha cabeça essa dúvida. ( claro que não vou resgatar RS. Só pra tirar esse bugue da mente) @Fernando Henrique De Souza Silva seu raciocínio está correto. Seu título está marcado para cima e precisa descontar o valor do IR e como você comprou há menos de 30 dias, ainda tem o IOF. Em resumo, não vale a pena vender agora. Na minha opinião a venda pode começar a valer a pena depois de 2 anos que é quando a alíquota do IR estará em seu menor percentual. Vou deixar abaixo também um post que eu fiz sobre a marcação a mercado que acredito que poderá ajudar a esclarecer mais dúvidas sobre o tema! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Alikaelli Porciuncula Postado 4 de Fevereiro Compartilhar Postado 4 de Fevereiro 19 horas atrás, Fernando Henrique De Souza Silva disse: Fiz um investimento de 1 titulo na sexta feira. E na segunda deu saldo negativo. Porque o saldo negativo no primeiro dia??? Olá, @Fernando Henrique De Souza Silva Como colocado por @Eddy Paulini, no curto prazo (1 dia, no seu caso) você precisa considerar o preço de compra e o preço de venda, os quais possuem uma leve diferença, como na imagem que você colocou. Em prazos maiores, você vai precisar considerar a marcação a mercado. No vencimento, seu título paga a rentabilidade contratada, no entanto, no percurso até o vencimento ele tem a rentabilidade real afetada pela precificação das taxas momentâneas. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Fernando Henrique De Souza Silva Postado 4 de Fevereiro Author Compartilhar Postado 4 de Fevereiro Entendi. Obrigado. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Fernando Henrique De Souza Silva Postado 4 de Fevereiro Author Compartilhar Postado 4 de Fevereiro 1 hora atrás, Eddy Paulini disse: @Fernando Henrique De Souza Silva seu raciocínio está correto. Seu título está marcado para cima e precisa descontar o valor do IR e como você comprou há menos de 30 dias, ainda tem o IOF. Em resumo, não vale a pena vender agora. Na minha opinião a venda pode começar a valer a pena depois de 2 anos que é quando a alíquota do IR estará em seu menor percentual. Vou deixar abaixo também um post que eu fiz sobre a marcação a mercado que acredito que poderá ajudar a esclarecer mais dúvidas sobre o tema! Entendi. É possível encontrar o mesmo título para reinvestir no futuro? E como faço para encontrar ?? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Fernando Henrique De Souza Silva Postado 4 de Fevereiro Author Compartilhar Postado 4 de Fevereiro Sobre ele valer 1000 no final. Então ele pode subir o valor daqui a 1 ano por exemplo e chegar a 900 ou até passando de 1000 se taxa cair. E no final mesmo com a rentabilidade contratada. Então ele vai valer para mim Comprei por 400 por exemplo. No vencimento vou receber 1000+ o valor dos rendimentos descontado os 15 % de IR É isso mesmo??? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Fernando Henrique De Souza Silva Postado 4 de Fevereiro Author Compartilhar Postado 4 de Fevereiro Just now, Fernando Henrique De Souza Silva disse: Sobre ele valer 1000 no final. Então ele pode subir o valor daqui a 1 ano por exemplo e chegar a 900 ou até passando de 1000 se taxa cair. E no final mesmo com a rentabilidade contratada. Então ele vai valer para mim Comprei por 400 por exemplo. No vencimento vou receber 1000+ o valor dos rendimentos descontado os 15 % de IR É isso mesmo??? E se se ele chegar a valer 1000 antes do vencimento, tem essa possibilidade e aí posso vender e aplicar em outro? Consegue me tirar essa dúvida. Já vi as aulas mas não ficou claro 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Eddy Paulini Postado 5 de Fevereiro Compartilhar Postado 5 de Fevereiro 3 horas atrás, Fernando Henrique De Souza Silva disse: Entendi. É possível encontrar o mesmo título para reinvestir no futuro? E como faço para encontrar ?? Não. Cada compra de títulos é única e as ofertas mudam diariamente. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Eddy Paulini Postado 5 de Fevereiro Compartilhar Postado 5 de Fevereiro 2 horas atrás, Fernando Henrique De Souza Silva disse: Sobre ele valer 1000 no final. Então ele pode subir o valor daqui a 1 ano por exemplo e chegar a 900 ou até passando de 1000 se taxa cair. E no final mesmo com a rentabilidade contratada. Então ele vai valer para mim Comprei por 400 por exemplo. No vencimento vou receber 1000+ o valor dos rendimentos descontado os 15 % de IR É isso mesmo??? Vamos reforçar alguns conceito aqui. Apenas o tesouro prefixado vai valer exatamente R$1.000 no vencimento. O tesouro IPCA+ valerá os 1000 só que corrigidos pela inflação. Nominalmente o valor no vencimento é muito superior aos 1000. Ao longo do tempo, um título marcado a mercado poderá valer sim mais do que ele poderia estar valendo naquele momento, mas nunca valerá mais do que o valor de vencimento. Ou seja, colocando números hipotéticos aqui apenas para exemplificar, um título que deveria estar valendo teoricamente 600 pode valer 800, 900, enfim. Mas jamais valerá R$1.000 ou mais. Os R$1.000 serão apenas no vencimento como valor bruto. Chegou a ler o tópico que sugeri sobre a marcação? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Eddy Paulini Postado 5 de Fevereiro Compartilhar Postado 5 de Fevereiro 2 horas atrás, Fernando Henrique De Souza Silva disse: E se se ele chegar a valer 1000 antes do vencimento, tem essa possibilidade e aí posso vender e aplicar em outro? Consegue me tirar essa dúvida. Já vi as aulas mas não ficou claro Como dito acima, ele não terá nunca o valor do vencimento ou superior antes de chegar a data do vencimento. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Fernando Henrique De Souza Silva Postado 6 de Fevereiro Author Compartilhar Postado 6 de Fevereiro On 04/02/2025 at 22:15, Eddy Paulini disse: Vamos reforçar alguns conceito aqui. Apenas o tesouro prefixado vai valer exatamente R$1.000 no vencimento. O tesouro IPCA+ valerá os 1000 só que corrigidos pela inflação. Nominalmente o valor no vencimento é muito superior aos 1000. Ao longo do tempo, um título marcado a mercado poderá valer sim mais do que ele poderia estar valendo naquele momento, mas nunca valerá mais do que o valor de vencimento. Ou seja, colocando números hipotéticos aqui apenas para exemplificar, um título que deveria estar valendo teoricamente 600 pode valer 800, 900, enfim. Mas jamais valerá R$1.000 ou mais. Os R$1.000 serão apenas no vencimento como valor bruto. Chegou a ler o tópico que sugeri sobre a marcação? Li sim. Mas ainda fiquei confuso. Mas com tempo devo ir entendendo melhor. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Eddy Paulini Postado 6 de Fevereiro Compartilhar Postado 6 de Fevereiro On 05/02/2025 at 23:33, Fernando Henrique De Souza Silva disse: Li sim. Mas ainda fiquei confuso. Mas com tempo devo ir entendendo melhor. Tranquilo! O tema é realmente um pouquinho confuso no começo. Também levei um tempo pra assimilar tudo haha Se tiver mais dúvidas, já sabe! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Fernando Henrique De Souza Silva Postado 7 de Fevereiro Author Compartilhar Postado 7 de Fevereiro tabom.obrigado. chamo sim rs 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Fernando Henrique De Souza Silva
Fiz um investimento de 1 titulo na sexta feira.
E na segunda deu saldo negativo.
Porque o saldo negativo no primeiro dia???
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
11
7
1
1
DIAS POPULARES
4/Fev
14
5/Fev
3
6/Fev
2
7/Fev
1
Top Posters For This Question
Fernando Henrique De Souza Silva 11 posts
Eddy Paulini 7 posts
Alikaelli Porciuncula 1 post
Thiago Felipe Esteves 1 post
DIAS POPULARES
4/Fev 2025
14 posts
5/Fev 2025
3 posts
6/Fev 2025
2 posts
7/Fev 2025
1 post
Os mais famosos desse tópico
Thiago Felipe Esteves
Se me permitir contribuir para o seu entendimento, o que você está vendo é o efeito da Marcação a Mercado. Basicamente, quando você compra um título pré-fixado, significa que: Você está p
Eddy Paulini
Boa noite, @Fernando Henrique De Souza Silva ! Como você comprou um título do tesouro prefixado, aqui temos dois pontos a serem considerados: 1 - O tesouro possui dois preços sendo um de com
Fernando Henrique De Souza Silva
Fiz um investimento de 1 titulo na sexta feira. E na segunda deu saldo negativo. Porque o saldo negativo no primeiro dia???
Posted Images
19 respostas para essa pergunta
Recommended Posts