Jump to content
  • 0

ofertas do tesouro não disponivel

Pergunta

Pessoal, preciso entender uma coisa aqui com vcs. Eu comprei títulos do tesouro pré e pós fixado, porem alguns deles deixaram de ser ofertados pelo tesouro. Como conseguir fazer marcação a mercado já que o produto não está mais sendo oferecido? No caso eu comprei tesouro pré-fixado 2027 e 2031, porem agora no tesouro eles não existem mais, somente o 2028 e 2032. Com taxas um pco menores, mas daí olhando meus rendimentos, perdi um pco (pouca coisa) nesse mes 02/2025. No mes 01 eu estava com rendimento, agora me parece que estou perdendo valor. Se a taxa dos novos 2028 e 2032 estão menores que a que contratei (2027 e 2031) entendo que meu rendimento deveria estar positivo, confere? Então imagino que não exista comparação entre o 2028 e 2032 com os antigos 2027 e 2031. Como fazer marcação a mercado nesse caso? Não sei se consegui expressar minha duvida claramente, espero que sim. Abraços a todos

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
6 minutes ago, Luiz Gustavo Falcão Pereira disse:

Pessoal, preciso entender uma coisa aqui com vcs. Eu comprei títulos do tesouro pré e pós fixado, porem alguns deles deixaram de ser ofertados pelo tesouro. Como conseguir fazer marcação a mercado já que o produto não está mais sendo oferecido? No caso eu comprei tesouro pré-fixado 2027 e 2031, porem agora no tesouro eles não existem mais, somente o 2028 e 2032. Com taxas um pco menores, mas daí olhando meus rendimentos, perdi um pco (pouca coisa) nesse mes 02/2025. No mes 01 eu estava com rendimento, agora me parece que estou perdendo valor. Se a taxa dos novos 2028 e 2032 estão menores que a que contratei (2027 e 2031) entendo que meu rendimento deveria estar positivo, confere? Então imagino que não exista comparação entre o 2028 e 2032 com os antigos 2027 e 2031. Como fazer marcação a mercado nesse caso? Não sei se consegui expressar minha duvida claramente, espero que sim. Abraços a todos

@Luiz Gustavo Falcão Pereira existem dois "mercados" no Tesouro Direto. Os títulos que estão como INVESTIR e os títulos que estão como RESGATAR. Enquanto houver um único investidor de posse de um título do Tesouro Direto o título continuará disponível para você vender para o Governo. 

Na aba INVESTIR você tem os títulos disponíveis para comprarmos. E na aba RESGATAR vamos encontrar, além dos títulos que estão na outra aba, teremos os títulos que em algum momento do tempo foram comprados e ainda estão em posse dos investidores e estes títulos possuem a sua respectiva taxa, e é esta taxa que teremos a marcação a mercado, que nada mais é que a comparação entre a taxa contratada no dia da compra e a taxa do dia que estamos olhando se vale vender antecipado.

No link https://www.tesourodireto.com.br/titulos/precos-e-taxas.htm você tem as duas abas que mencionei acima.

Espero ter ajudado.

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

26 minutes ago, Luiz Gustavo Falcão Pereira disse:

Sobre os títulos do tesouro, ontem também fui fazer um aporte no IPCA+2045 sendo que este não estava disponível no app do BTG, sendo assim fui dar uma conferida no site do próprio tesouro onde o encontrei e fiz a compra por ali mesmo. As taxas dos títulos são sempre atualizadas, tanto para baixo quanto para cima, tudo depende momento.

A marcação a mercado vc faz com os títulos já comprados, não tem como comprar hoje e semana que vez fazer a marcação a mercado a não ser que o IPCA ou SELIC dê uma variada monstruosa. No próprio site do Tesouro Direto vc consegue ver o gráfico do valor Real e Teórico e assim calcular se realmente vale a pena resgatar esse dinheiro.

Editado por Diego Ribeiro Chaves
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...