Jump to content

Procrastinação


Recommended Posts

Uma das coisas mais difíceis de começar uma nova rotina é... simplesmente começá-la kkk criei esse tópico pra gente falar sobre as estratégias pra reduzir esse mal hábito de deixar as coisas pra depois. Vamos ver se descobrimos novas ideias e ajudamos os nossos colegas...
Por exemplo, eu gosto de ter em mente 3 assuntos: 1 mais importante do meu mês, 1 da minha semana semana e 1 do meu dia... e todo dia tenho que fazer um pouco de cada, dando preferência para o mais urgente, sem deixar os demais de lado, assim não corro o risco de não deixar um novo hábito de lado.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Usar uma agenda, seja ela física ou a do celular, pode auxiliar na organização do dia a dia, além de diminuir a chance de que algo seja esquecido. Em relação ao estudos pode-se tentar métodos como o pomodoro, ou deixar o celular afastado/desligado para que assim se diminua as distrações. Claro que cada pessoa é de um jeito e deve encontrar o que funciona melhor para si. Por fim, acho muito importante saber definir o que é importante ou urgente e o que não é.
Link para compartilhar
Share on other sites

Agenda digital, uso a do google no celular e notebook + bloco de notas do google que fica aberto junto no notebook. Acho que o que mais me ajuda é planejar a semana ou de três em três dias. Também sempre tento deixar "meu cérebro livre", sempre que estou realizando uma tarefa e vem uma informação de algo que também devo fazer (e às vezes é coisa simples, como comprar algo no mercado), automaticamente já lanço pro bloco de notas para tirar da cabeça e manter o foco.
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu uso a agenda física antes de iniciar o dia, listo todas as atividades que terei no dia e aplico a ordem de prioridades, conforme vou eliminando as atividades vou atribuindo um check. Como tenho dois trabalhos e lido com processos com prazos, manter a organização e foco é fundamental se não vira uma bola de neve.
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom topico ... Eu naturalmente sempre pensei e pensei demais ... Resumindo hj com o próprio pensamento definido consigo observar meus habitos e assim remodelando o tempo... esse que muitas vezes e até nessessario sair do foco dos estudos ... busco o equilíbrio ja ha anos e praticando. Em cada momento estou conseguindo fazer as "coisas" e de fato ter uma agenda programada é ideal ... digo podemos fazer de tudo um pouco ... mas o foco hj claro é aprender a enrriquecer ...
Link para compartilhar
Share on other sites

Para quem trabalha em atividades que exigem concentração e de vez em quando acabam se perdendo em tarefas fora de sua atividade (exemplo, lendo notícias, acessando redes sociais, etc), uma dica é usar a técnica do 'Pomodoro' - cada pomodoro dura 25 minutos e, após um pomodoro, você tem direito a uma pausa curta de 5 minutos em que pode fazer o que quiser. Após 4 pomodoros, você tem direito a uma pausa longa de 15 minutos.

Existem aplicativos para controlar isso na internet, mas o passo a passo é o seguinte:
Escolher e listar as tarefas a serem executadas; Ajustar o cronômetro para o tempo desejado (geralmente 25 minutos); Escolher a tarefa inicial; Trabalhar na tarefa escolhida até que o alarme toque. Se alguma distração importante surgir, anotá-la e voltar o foco imediatamente de volta à tarefa; Quando o alarme tocar, fazer uma marcação em um papel para contabilizar a quantidade de intervalos. Se houver menos de 4 marcações, fazer uma pausa curta (3-5 minutos); Depois da quarta marcação, fazer uma pausa mais longa (10-30 minutos), zerando a contagem de marcações e retornando ao passo 1. Essa técnica me ajuda bastante a me manter concentrado ainda tendo tempo livre para descanso entre as atividades.
Link para compartilhar
Share on other sites

Uma coisa que aprendi em um curso que fiz na Conquer, sobre gestão de tempo, é preparar gatilhos pra te facilitar fazer a tarefa. Eu tenho muita dificuldade de focar em atividade física, por exemplo. Quando vai chegando a hora, fico com preguiça e tal. Aí uma estratégia que uso, é na hora do almoço, já coloco a roupa de malhar, o tênis, a meia, tudo separado em cima da cama. Daí na hora que paro de trabalhar, tem menos empecilhos pra começar e você recebe esse "gatilho" de estar tudo à vista e pronto. Outra coisa são os apps de criação de hábitos, eles permitem configurar hábitos e ir acompanhando progresso. Eu não adapto muito, mas é interessante.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...