Jump to content

Recommended Posts

Postado
Uma das coisas mais difíceis de começar uma nova rotina é... simplesmente começá-la kkk criei esse tópico pra gente falar sobre as estratégias pra reduzir esse mal hábito de deixar as coisas pra depois. Vamos ver se descobrimos novas ideias e ajudamos os nossos colegas...
Por exemplo, eu gosto de ter em mente 3 assuntos: 1 mais importante do meu mês, 1 da minha semana semana e 1 do meu dia... e todo dia tenho que fazer um pouco de cada, dando preferência para o mais urgente, sem deixar os demais de lado, assim não corro o risco de não deixar um novo hábito de lado.

• Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Postado
Usar uma agenda, seja ela física ou a do celular, pode auxiliar na organização do dia a dia, além de diminuir a chance de que algo seja esquecido. Em relação ao estudos pode-se tentar métodos como o pomodoro, ou deixar o celular afastado/desligado para que assim se diminua as distrações. Claro que cada pessoa é de um jeito e deve encontrar o que funciona melhor para si. Por fim, acho muito importante saber definir o que é importante ou urgente e o que não é.
Postado
Agenda digital, uso a do google no celular e notebook + bloco de notas do google que fica aberto junto no notebook. Acho que o que mais me ajuda é planejar a semana ou de três em três dias. Também sempre tento deixar "meu cérebro livre", sempre que estou realizando uma tarefa e vem uma informação de algo que também devo fazer (e às vezes é coisa simples, como comprar algo no mercado), automaticamente já lanço pro bloco de notas para tirar da cabeça e manter o foco.
Postado
Bom topico ... Eu naturalmente sempre pensei e pensei demais ... Resumindo hj com o próprio pensamento definido consigo observar meus habitos e assim remodelando o tempo... esse que muitas vezes e até nessessario sair do foco dos estudos ... busco o equilíbrio ja ha anos e praticando. Em cada momento estou conseguindo fazer as "coisas" e de fato ter uma agenda programada é ideal ... digo podemos fazer de tudo um pouco ... mas o foco hj claro é aprender a enrriquecer ...
Postado
Para quem trabalha em atividades que exigem concentração e de vez em quando acabam se perdendo em tarefas fora de sua atividade (exemplo, lendo notícias, acessando redes sociais, etc), uma dica é usar a técnica do 'Pomodoro' - cada pomodoro dura 25 minutos e, após um pomodoro, você tem direito a uma pausa curta de 5 minutos em que pode fazer o que quiser. Após 4 pomodoros, você tem direito a uma pausa longa de 15 minutos.

Existem aplicativos para controlar isso na internet, mas o passo a passo é o seguinte:
Escolher e listar as tarefas a serem executadas; Ajustar o cronômetro para o tempo desejado (geralmente 25 minutos); Escolher a tarefa inicial; Trabalhar na tarefa escolhida até que o alarme toque. Se alguma distração importante surgir, anotá-la e voltar o foco imediatamente de volta à tarefa; Quando o alarme tocar, fazer uma marcação em um papel para contabilizar a quantidade de intervalos. Se houver menos de 4 marcações, fazer uma pausa curta (3-5 minutos); Depois da quarta marcação, fazer uma pausa mais longa (10-30 minutos), zerando a contagem de marcações e retornando ao passo 1. Essa técnica me ajuda bastante a me manter concentrado ainda tendo tempo livre para descanso entre as atividades.
Postado
Uma coisa que aprendi em um curso que fiz na Conquer, sobre gestão de tempo, é preparar gatilhos pra te facilitar fazer a tarefa. Eu tenho muita dificuldade de focar em atividade física, por exemplo. Quando vai chegando a hora, fico com preguiça e tal. Aí uma estratégia que uso, é na hora do almoço, já coloco a roupa de malhar, o tênis, a meia, tudo separado em cima da cama. Daí na hora que paro de trabalhar, tem menos empecilhos pra começar e você recebe esse "gatilho" de estar tudo à vista e pronto. Outra coisa são os apps de criação de hábitos, eles permitem configurar hábitos e ir acompanhando progresso. Eu não adapto muito, mas é interessante.
  • Criar novo...