Jump to content
  • 0

GERDAU (GOAU) - Qual a opinião sobre ela nos dias atuais

Thales Morais De Almeida

Pergunta

Estou analisando a GOAU3 pois o setor metalúrgico me atrai bastante e parece ser altamente perene e estável ao longo dos anos. Não acredito que empresas mais antigas nesse setor como USIMINAS e a própria GERDAU vão dobrar nos próximos anos mas a GERDAU tem apresentado bons resultados e um aumento de lucro constante e estável além de um ótimo P/L atualmente o que me faz cogitar ela para compra. Porém até 2018 parece que ela não dava lucro confesso que como não mudou a diretoria desde então fiquei tentando entender o por que disso. Além do mais é uma empresa que pelas apresentações parece focar bastante em investir em economia de custos e criação de novas fontes de renda e tem um boa exposição na américa do norte o que não sei se é bom ou ruim no cenário atual, mas seu ROE não é tão bom quanto eu gostaria, enfim gostaria de outras opiniões sobre a empresa confesso que estou 50/50 se compro ela ou não. Se só gerar um discussão saudável acho que já valeu post :)

Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
7 horas atrás, Thales Morais De Almeida disse:

Estou analisando a GOAU3 pois o setor metalúrgico me atrai bastante e parece ser altamente perene e estável ao longo dos anos. Não acredito que empresas mais antigas nesse setor como USIMINAS e a própria GERDAU vão dobrar nos próximos anos mas a GERDAU tem apresentado bons resultados e um aumento de lucro constante e estável além de um ótimo P/L atualmente o que me faz cogitar ela para compra. Porém até 2018 parece que ela não dava lucro confesso que como não mudou a diretoria desde então fiquei tentando entender o por que disso. Além do mais é uma empresa que pelas apresentações parece focar bastante em investir em economia de custos e criação de novas fontes de renda e tem um boa exposição na américa do norte o que não sei se é bom ou ruim no cenário atual, mas seu ROE não é tão bom quanto eu gostaria, enfim gostaria de outras opiniões sobre a empresa confesso que estou 50/50 se compro ela ou não. Se só gerar um discussão saudável acho que já valeu post :)

Oi Thales,

A análise da GOAU3 me parece fazer sentido dentro do setor metalúrgico. Eu tenho ela na minha carteira, mas atualmente está congelada até que eu termine de analisá-la.

Analisando a empresa com base na Analítica, é possível perceber que a empresa apresenta um P/L de 2,1, indicando que o mercado está disposto a pagar R$ 2,10 por cada real de lucro que a empresa gera. Esse múltiplo é considerado baixo, sugerindo uma possível subvalorização ou desconfiança do mercado quanto à sustentabilidade dos lucros atuais.

O DY de 4,53% reflete um retorno anual de dividendos razoavelmente atrativo para os investidores, embora seja importante verificar a consistência desses pagamentos ao longo dos anos - o que não me parece ser o caso.

O P/VP de 0,54 indica que a ação está sendo negociada abaixo do valor contábil da empresa, o que pode sugerir uma oportunidade de investimento ou, alternativamente, que o mercado espera desafios futuros para a companhia.

Em termos de rentabilidade, o ROE é de 25,87%, demonstrando uma boa eficiência na geração de lucro com base nos recursos próprios da empresa.

A empresa possui uma Dívida Líquida de R$ 3,5 bilhões, com um índice Dívida Líquida/EBITDA de 0,33, indicando uma alavancagem financeira moderada e uma boa capacidade de pagamento de suas dívidas com a geração operacional de caixa.

No entanto, é importante notar que o CAGR do lucro líquido nos últimos 5 anos é de -42,65%, indicando uma tendência de queda nos lucros nesse período, o que leva a uma maior cautela na análise da empresa.

Em resumo, embora a GOAU3 apresente múltiplos atrativos e indicadores de rentabilidade positivos, a tendência negativa nos lucros históricos e a negociação abaixo do valor patrimonial indicam a necessidade de uma análise mais aprofundada. Se você estiver interessado no ativo, acho que vale a pena avaliar os planos estratégicos da empresa, perspectivas do setor siderúrgico e fatores macroeconômicos antes de tomar uma decisão de investimento.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
9 horas atrás, Thales Morais De Almeida disse:

fiquei com uma curiosidade pois já investi na gerdau no passado

por qual motivo escolhe a GOAU ao invés da GGBR ??

Link para compartilhar

• Criar novo...