Jump to content

Pergunta

Postado

Estou analisando a GOAU3 pois o setor metalúrgico me atrai bastante e parece ser altamente perene e estável ao longo dos anos. Não acredito que empresas mais antigas nesse setor como USIMINAS e a própria GERDAU vão dobrar nos próximos anos mas a GERDAU tem apresentado bons resultados e um aumento de lucro constante e estável além de um ótimo P/L atualmente o que me faz cogitar ela para compra. Porém até 2018 parece que ela não dava lucro confesso que como não mudou a diretoria desde então fiquei tentando entender o por que disso. Além do mais é uma empresa que pelas apresentações parece focar bastante em investir em economia de custos e criação de novas fontes de renda e tem um boa exposição na américa do norte o que não sei se é bom ou ruim no cenário atual, mas seu ROE não é tão bom quanto eu gostaria, enfim gostaria de outras opiniões sobre a empresa confesso que estou 50/50 se compro ela ou não. Se só gerar um discussão saudável acho que já valeu post :)

• Brabo 1

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
7 horas atrás, Thales Morais De Almeida disse:

Estou analisando a GOAU3 pois o setor metalúrgico me atrai bastante e parece ser altamente perene e estável ao longo dos anos. Não acredito que empresas mais antigas nesse setor como USIMINAS e a própria GERDAU vão dobrar nos próximos anos mas a GERDAU tem apresentado bons resultados e um aumento de lucro constante e estável além de um ótimo P/L atualmente o que me faz cogitar ela para compra. Porém até 2018 parece que ela não dava lucro confesso que como não mudou a diretoria desde então fiquei tentando entender o por que disso. Além do mais é uma empresa que pelas apresentações parece focar bastante em investir em economia de custos e criação de novas fontes de renda e tem um boa exposição na américa do norte o que não sei se é bom ou ruim no cenário atual, mas seu ROE não é tão bom quanto eu gostaria, enfim gostaria de outras opiniões sobre a empresa confesso que estou 50/50 se compro ela ou não. Se só gerar um discussão saudável acho que já valeu post :)

Oi Thales,

A análise da GOAU3 me parece fazer sentido dentro do setor metalúrgico. Eu tenho ela na minha carteira, mas atualmente está congelada até que eu termine de analisá-la.

Analisando a empresa com base na Analítica, é possível perceber que a empresa apresenta um P/L de 2,1, indicando que o mercado está disposto a pagar R$ 2,10 por cada real de lucro que a empresa gera. Esse múltiplo é considerado baixo, sugerindo uma possível subvalorização ou desconfiança do mercado quanto à sustentabilidade dos lucros atuais.

O DY de 4,53% reflete um retorno anual de dividendos razoavelmente atrativo para os investidores, embora seja importante verificar a consistência desses pagamentos ao longo dos anos - o que não me parece ser o caso.

O P/VP de 0,54 indica que a ação está sendo negociada abaixo do valor contábil da empresa, o que pode sugerir uma oportunidade de investimento ou, alternativamente, que o mercado espera desafios futuros para a companhia.

Em termos de rentabilidade, o ROE é de 25,87%, demonstrando uma boa eficiência na geração de lucro com base nos recursos próprios da empresa.

A empresa possui uma Dívida Líquida de R$ 3,5 bilhões, com um índice Dívida Líquida/EBITDA de 0,33, indicando uma alavancagem financeira moderada e uma boa capacidade de pagamento de suas dívidas com a geração operacional de caixa.

No entanto, é importante notar que o CAGR do lucro líquido nos últimos 5 anos é de -42,65%, indicando uma tendência de queda nos lucros nesse período, o que leva a uma maior cautela na análise da empresa.

Em resumo, embora a GOAU3 apresente múltiplos atrativos e indicadores de rentabilidade positivos, a tendência negativa nos lucros históricos e a negociação abaixo do valor patrimonial indicam a necessidade de uma análise mais aprofundada. Se você estiver interessado no ativo, acho que vale a pena avaliar os planos estratégicos da empresa, perspectivas do setor siderúrgico e fatores macroeconômicos antes de tomar uma decisão de investimento.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
9 horas atrás, Thales Morais De Almeida disse:

fiquei com uma curiosidade pois já investi na gerdau no passado

por qual motivo escolhe a GOAU ao invés da GGBR ??

• 0
Postado

On 06/02/2025 at 06:10, Daniel Correa Silveira disse:

fiquei com uma curiosidade pois já investi na gerdau no passado

por qual motivo escolhe a GOAU ao invés da GGBR ??

GGBR é a empresa de fato e que efetivamente produz o aço, atuando no segmento de siderurgia.
GOAU é uma holding controladora das ações da GGBR.

Quem visa diversificar carteira com ações de empresas de commodites em busca de dividendos, a GOAU4 pode ser uma boa opção, pois historicamente costuma pagar melhor (DY mais alto) até por ser uma holding tendo menos custos operacionais do que a GGBR que pode ter necessidade de reinvestir parte dos lucros.

Então se a busca é por dividendos e uma exposição no segmento, GOAU4 pode ser uma opção, mas se você gosta do segmento sabe lidar com seus ciclos e quer estar mais exposto ao segmento, GGBR4.

Lembrando, isso não é uma recomendação de compra. Cada um deve, primeiramente, assistir as aulas(rsrs) e 'segundamente' estudar a empresa, fazer seu juízo de valor e efetivamente decidir investir ou não.

• Brabo 2
  • 0
Postado
2 horas atrás, Bruno Alexandre Gadelha Galvão disse:

GGBR é a empresa de fato e que efetivamente produz o aço, atuando no segmento de siderurgia.
GOAU é uma holding controladora das ações da GGBR.

Quem visa diversificar carteira com ações de empresas de commodites em busca de dividendos, a GOAU4 pode ser uma boa opção, pois historicamente costuma pagar melhor (DY mais alto) até por ser uma holding tendo menos custos operacionais do que a GGBR que pode ter necessidade de reinvestir parte dos lucros.

Então se a busca é por dividendos e uma exposição no segmento, GOAU4 pode ser uma opção, mas se você gosta do segmento sabe lidar com seus ciclos e quer estar mais exposto ao segmento, GGBR4.

Lembrando, isso não é uma recomendação de compra. Cada um deve, primeiramente, assistir as aulas(rsrs) e 'segundamente' estudar a empresa, fazer seu juízo de valor e efetivamente decidir investir ou não.

salveee Bruno, entendi teu racional em relação a dividendos, mas eu "sem recomendar nada" também ponderaria um contraponto

se a GGBR é a operação e a GOAU "apenas" uma holding, essa ultima carregaria uma quantidade de custos administrativos extras (overhead, etc) para uma geração adicional de valor menos conhecida e menos fácil de validar, entender, estudar o segmento, verificar os balanços, DREs, etc... ou seja, em termos operacionais "na economia real" gera muito pouco, quase nada (talvez possa gerar em termos de investimentos ou otimizações tributárias, mas seriam outros quinhentos...)

então na prática nós que aprendemos a fazer buy and hold com base no conceito que uma ação é um pedaço de uma empresa eu ainda estaria mais inclinado a focar a análise na GGBR que em essência é o business que está "carregando a holding nas costas"

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
17 minutes ago, Daniel Correa Silveira disse:

salveee Bruno, entendi teu racional em relação a dividendos, mas eu "sem recomendar nada" também ponderaria um contraponto

se a GGBR é a operação e a GOAU "apenas" uma holding, essa ultima carregaria uma quantidade de custos administrativos extras (overhead, etc) para uma geração adicional de valor menos conhecida e menos fácil de validar, entender, estudar o segmento, verificar os balanços, DREs, etc... ou seja, em termos operacionais "na economia real" gera muito pouco, quase nada (talvez possa gerar em termos de investimentos ou otimizações tributárias, mas seriam outros quinhentos...)

então na prática nós que aprendemos a fazer buy and hold com base no conceito que uma ação é um pedaço de uma empresa eu ainda estaria mais inclinado a focar a análise na GGBR que em essência é o business que está "carregando a holding nas costas"

Você matou a pau com maestria, esse é o ponto. Para quem é um exímio 'buy and hold', tem tempo de aprofundar na ação, investir na GGBR pode ser a melhor opção como sugeri acima. Afinal quem vende aço, lucra com aço e sofre mais com o ciclo do aço é ela!

O contraponto é, GOAU não opera diretamente no aço, mas faz uma espécie de espelhamento da GGBR pois detém participação dela. Então você pode identificar um desconto comparando ambas, o conhecido desconto de holding. Esse é um ponto.

Outro sao os dividendos, historicamente GOAU4 pagou mais que GGBR4.

Em suma, GOAU pode ter o desconto de holding, pode pagar mais dividendos e talvez uma forma mais conservadora de se expor ao setor.

• Brabo 1
  • Criar novo...