Jump to content
  • 0

Primeira análise de ações - Sabesp e Sanepar

Rafael Deitos Salfer

Pergunta

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
On 06/02/2025 at 11:54, Rafael Deitos Salfer disse:

Bom dia,

Gostaria de ajuda para ver se a análise q eu fiz faz sentido. Analisei a sabesp (SBSP3) e a sanepar (SAPR4)

O ROE, ROIC e o ROA da Sabesp são maiores, enquanto a dívida líquida/EBIT e o EV/EBIT são menores. Além disso, a Sabesp apresenta um maior crescimento de receita e lucro, indicando uma gestão mais eficiente na geração de retorno para os acionistas. Embora a Sabesp tenha uma dívida líquida quase quatro vezes maior que a da Sanepar, ela possui uma maior capacidade de pagamento dessa dívida, o que pode ser observado pelo seu menor indicador de dívida líquida/EBIT. A Sabesp teve um dívida líquida/EBIT maior que três em três anos consecutivos (2020, 2021 e 2022), enquanto a Sanepar só teve um dívida líquida/EBIT maior que três pela última vez em 2015.

Sobre as perguntas do método Scuttlebutt, ambas as empresas investem significativamente em tecnologia e desenvolvimento, além de prestarem serviços essenciais. Tanto a Sabesp quanto a Sanepar já estiveram, de alguma forma, ligadas a escândalos de corrupção. Ambas possuem estratégias de curto e longo prazo para garantir sua lucratividade.

A Sanepar apresenta um bom controle de custos e análise de gastos, enquanto a Sabesp, em algumas ocasiões, excedeu os custos previstos nos relatórios preliminares. A Sanepar mantém uma boa relação com seus funcionários, já para a Sabesp não encontrei relatórios confiáveis sobre a satisfação dos colaboradores.

A relação da Sabesp e da Sanepar com seus clientes é marcada pela dependência dos serviços essenciais de água e esgoto, o que limita a concorrência. A Sabesp enfrenta críticas sobre a qualidade do atendimento e tarifas, enquanto a Sanepar tem uma reputação melhor, mas também recebe reclamações. Ambas têm uma posição confortável devido ao monopólio regional, mas isso pode resultar em distanciamento e menos pressão para melhorias, o que desafia a busca por equilíbrio entre lucratividade e qualidade do serviço.

Além disso, o P/VP e o P/SR da Sanepar são menores que os da Sabesp, o que pode indicar um valor de mercado mais atrativo para os investidores.

Por serem empresas ligadas ao estado, seu mercado de atuação é garantido.

Pensei em fazer 70% do meu aporte na sanepar e 30% na sabesp. Por mais que a Sabesp tenha, na minha opinião, demonstrado maior capacidade de gerar lucro, as perguntas do método Scuttlebutt fizeram a sanepar se destacar.  Vocês acham essa estratégia válida? Em quais pontos na minha análise eu errei e/ou posso melhorar?

Estudei bastante a sanepar e um pouco a sabesp. Achei seu estudo bem aprofundado e assertivo. Cheguei praticamente às mesmas conclusões que vc. Optei pela sanepar, por, no geral achar que ela está mais vantajosa por ter se saído melhor em mais quesitos e pelo preço. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 06/02/2025 at 12:54, Rafael Deitos Salfer disse:

Bom dia,

Gostaria de ajuda para ver se a análise q eu fiz faz sentido. Analisei a sabesp (SBSP3) e a sanepar (SAPR4)

O ROE, ROIC e o ROA da Sabesp são maiores, enquanto a dívida líquida/EBIT e o EV/EBIT são menores. Além disso, a Sabesp apresenta um maior crescimento de receita e lucro, indicando uma gestão mais eficiente na geração de retorno para os acionistas. Embora a Sabesp tenha uma dívida líquida quase quatro vezes maior que a da Sanepar, ela possui uma maior capacidade de pagamento dessa dívida, o que pode ser observado pelo seu menor indicador de dívida líquida/EBIT. A Sabesp teve um dívida líquida/EBIT maior que três em três anos consecutivos (2020, 2021 e 2022), enquanto a Sanepar só teve um dívida líquida/EBIT maior que três pela última vez em 2015.

Sobre as perguntas do método Scuttlebutt, ambas as empresas investem significativamente em tecnologia e desenvolvimento, além de prestarem serviços essenciais. Tanto a Sabesp quanto a Sanepar já estiveram, de alguma forma, ligadas a escândalos de corrupção. Ambas possuem estratégias de curto e longo prazo para garantir sua lucratividade.

A Sanepar apresenta um bom controle de custos e análise de gastos, enquanto a Sabesp, em algumas ocasiões, excedeu os custos previstos nos relatórios preliminares. A Sanepar mantém uma boa relação com seus funcionários, já para a Sabesp não encontrei relatórios confiáveis sobre a satisfação dos colaboradores.

A relação da Sabesp e da Sanepar com seus clientes é marcada pela dependência dos serviços essenciais de água e esgoto, o que limita a concorrência. A Sabesp enfrenta críticas sobre a qualidade do atendimento e tarifas, enquanto a Sanepar tem uma reputação melhor, mas também recebe reclamações. Ambas têm uma posição confortável devido ao monopólio regional, mas isso pode resultar em distanciamento e menos pressão para melhorias, o que desafia a busca por equilíbrio entre lucratividade e qualidade do serviço.

Além disso, o P/VP e o P/SR da Sanepar são menores que os da Sabesp, o que pode indicar um valor de mercado mais atrativo para os investidores.

Por serem empresas ligadas ao estado, seu mercado de atuação é garantido.

Pensei em fazer 70% do meu aporte na sanepar e 30% na sabesp. Por mais que a Sabesp tenha, na minha opinião, demonstrado maior capacidade de gerar lucro, as perguntas do método Scuttlebutt fizeram a sanepar se destacar.  Vocês acham essa estratégia válida? Em quais pontos na minha análise eu errei e/ou posso melhorar?

Bom dia, @Rafael Deitos Salfer !

Muito bacana sua análise!

Gostaria de deixar alguns pontos aqui para agregar nos estudos:

- Quando falamos de empresas estatais, é muito comum vermos seus indicadores de preço e valuation mais baixos por justamente por conta de ser uma estatal. O mercado já precifica a empresa com um certo receio por conta das influências políticas que essas empresas podem receber;

- Ter duas empresas ou mais de um mesmo setor na carteira pode aumentar o nível de risco não sistemático, que é o risco inerente a uma empresa ou ao setor. Neste caso, vamos imaginar algum evento que afete o setor de saneamento de forma geral como, por exemplo, uma crise hídrica. Ambas as empresas vão dar aquela bambeada pois será um cenário de adversidade para ambas. Não que isso seja um problema de fato, mas é importante ter ciência. Outro ponto ainda dentro deste tema que pode ajudar também é se ater no volume da exposição. Vamos pensar que hipoteticamente o objetivo seja ter 10% da carteira no setor de saneamento. Acho legal tomar cuidado para que este percentual pré definido por você não seja maior tendo duas empresas. Em outras palavras, mantenha as duas empresas dentro destes 10% e não distribua além deste percentual pois isso faria com que uma parte maior da sua carteira se abalasse em cenários de risco setoriais;

- Ambas as empresas na minha opinião ainda tem um espaço para crescimento. Não as vejo como em fase de maturidade especificamente pois ainda conseguem se expandir e seus relatórios e projetos mostram isso, além dos guidances.

Espero que complemente!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...