Jump to content
  • 0

Trocando SBSP3 por CSMG3

Daniel Souza Bezerra

Pergunta

Buenas! Tô ligado que aqui na AUVP a pegada é buy and hold, e sou bastante adepto desta estratégia! No entando, permito-em flexibilizar um pouco e, corforme o cenário, revisar alguns papeis visando potencializar a rentabilidade. E como faço isto? Em tese, simples: vende na alta a compra na baixa (claro, analisando cada caso com muita atenção e cautela).

No caso específico, tenho um lotezinho de Sabesp a R$ 69,80 e vou vender agora a R$ 97,50, colocar um troco no bolso, e aproveitar Copasa a R$ 22,70.

E aí? É loucura minha mesmo ou pode fazer sentido?

Valeu!

Obs.: Já sei que a galera buy and hold na veia vai me detonar! kkkkkkkkkkkkk

Editado por Daniel Souza Bezerra
  • Sad 3
Link para compartilhar

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
12 minutes ago, Daniel Souza Bezerra disse:

Buenas! Tô ligado que aqui na AUVP a pegada é buy and hold, e sou bastante adepto desta estratégia! No entando, permito-em flexibilizar um pouco e, corforme o cenário, revisar alguns papeis visando potencializar a rentabilidade. E como faço isto? Em tese, simples: vende na alta a compra na baixa (claro, analisando cada caso com muita atenção e cautela).

No caso específico, tenho um lotezinho de Sabesp a R$ 69,80 e vou vender agora a R$ 97,50, colocar um troco no bolso, e aproveitar Copasa a R$ 22,70.

Valeu!

• se esta valorizando, quer dizer que a "empresa" esta indo bem, porque você deixaria de ser sócio?
  • se falar que é para comprar alguma outra que esta barata e esperar valorizar, ta mais errado ainda
  • repetir esse processo varias vezes é a receita para perder dinheiro no longo prazo

vai aqui a explicação:

• você tem uma plantação de milho, alguns crescem muito e outros crescem pouco, então você, muito esperto, decide aproveitar os que cresceram mais, cortar eles, e usar para adubar os que cresceram menos, ótima ideia?
  • você esta castigando quem cresce e premiando que não cresce, na hora da colheita você não vai ter "bons ativos"
  • ninguém quer proibir você de pensar, apenas espere a ter as ferramentas para enxergar melhor antes de querer entrar no mato.
  • Brabo 4
Link para compartilhar

• 0

Valeu pelo ponto de vista, @Ricardo O! Boa perspectiva!

Contribuindo com a analogia, será que colher um milho que tá valendo bastante e vender não é uma boa? Penso que seria mais ou menos como vender o milho a um bom preço para comprar mais sementes e repetir o processo. Fases boas e ruins todas as empresas passam e creio que ficar ligado e aproveitar estes momentos de oportunidade é uma estratégia ser interessante.

Mas valeu mesmo pela opinião! Não sou daqueles que se fecham na própria verdade.🤙

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
11 minutes ago, Daniel Souza Bezerra disse:

Valeu pelo ponto de vista, @Ricardo O! Boa perspectiva!

Contribuindo com a analogia, será que colher um milho que tá valendo bastante e vender de forma bem valorizada é uma boa? Na minha forma de ver atual, penso que seria mais ou menos como vender o milho a um bom preço para comprar mais sementes e repetir o processo. Fases boas e ruins todas as empresas passam e creio que ficar ligado e aproveitar destes momentos de oportunidade pode ser interessante.

Mas valeu mesmo pela opinião! Não sou daqueles que se fecham na própria verdade.🤙

Nesse caso você vende o milho hoje num preço bom porque você acha que a partir dali vai cair o preço, alguns dias depois, quando o preço do milho cair, você compra a um preço menor e ainda fica com a diferença no bolso

Não tem como você adivinhar os picos ou "dias de melhor preço", você pode vende a sabesp hoje por 97 e no próximo mês ela subir anda mais para 110, por não ter ficado posicionado, você perdeu.

• Patrimônio é igual sabonete, quanto mais mexe menor fica
  • Tem alguns estudos, sobre carteiras que mais cresceram, foram de pessoas que morreram, pois pararam de mexer.

Tem mais uma ideia, que você ia ter na próxima semana...

Ah, mas se vender hoje e recomprar amanha, dentro do limite do imposto, pago menos imposto e realizo o lucro, também já foi pensado por varias pessoas, na teoria funciona bem, mas na pratica, a teoria é outra

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Ricardo O disse:

Nesse caso você vende o milho hoje num preço bom porque você acha que a partir dali vai cair o preço, alguns dias depois, quando o preço do milho cair, você compra a um preço menor e ainda fica com a diferença no bolso

Não tem como você adivinhar os picos ou "dias de melhor preço", você pode vende a sabesp hoje por 97 e no próximo mês ela subir anda mais para 110, por não ter ficado posicionado, você perdeu.

• Patrimônio é igual sabonete, quanto mais mexe menor fica
  • Tem alguns estudos, sobre carteiras que mais cresceram, foram de pessoas que morreram, pois pararam de mexer.

Tem mais uma ideia, que você ia ter na próxima semana...

Ah, mas se vender hoje e recomprar amanha, dentro do limite do imposto, pago menos imposto e realizo o lucro, também já foi pensado por varias pessoas, na teoria funciona bem, mas na pratica, a teoria é outra

Entendi. Na verdade, Sabesp entrou em minha carteira antes um pouco da especulação de que seria privatizada. É uma empresa interessamte sim, claro, mas acredito que muito do aumento se deu por questões escpeculativas. Creio que por pelo menos uns 2-3 anos vai rolar muito Capex (nade de dividendo) e ela deve crescer sim (tanto a cotação qto em resultados).

Mas acredito que existem empresas mais rentáveis. Inicialmente, não compraria ela (como disse, comprei há um tempo pq é uma boa empresa e todos sabemos que qdo rola que vai privatizar a cotação sobe).

Ela está com P/VP alto, zero de espectativa de dividendos e cotação no pico histórico.

image.png.c0ad90ba9a62f0485cf8b038d8467ea7.png

Isto posto, digo que estou cancelando a ordem de venda de Sabesp agora. Valeu! 😉

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Daniel Souza Bezerra disse:

Valeu!

É até pecado ouvir isso kkkkkkk @Daniel Souza Bezerra

Faz isso não camarada.

Empresa está se valorizando pois está crescendo e entregando resultados.

Se você montar uma padaria e no primeiro mês lucrar o mesmo valor que você gastou pra montá-la, você venderia ela??? kkkkkkkk

Não faz sentido....

Link para compartilhar

• 0
22 horas atrás, Diego Da Silva Alves disse:

É até pecado ouvir isso kkkkkkk @Daniel Souza Bezerra

Faz isso não camarada.

Empresa está se valorizando pois está crescendo e entregando resultados.

Se você montar uma padaria e no primeiro mês lucrar o mesmo valor que você gastou pra montá-la, você venderia ela??? kkkkkkkk

Não faz sentido....

Fala @Diego Da Silva Alves. Blz?

Cara, a lógica AUVP é desenvolver um método que seja aplicável à pessoas comuns, nós alunos. Ou seja, pra minimizar o risco de fazermos merda, a doutrina que aprendemos é usar o Diagrama do Cerrado e seguir o buy and hold e pronto! No entanto, existem diversos outros modelos também testados e fundamentados que são buy and hold, mas não tão purista assim. Por exemplo, os caras do Clube do Valor, consultores reconhecidos e também com canal no YT, adotam uma estratégia de "buy and hold até que valha a pena vender pra comprar outro bom ativo que esteja barato sazonalmente" ou até o momento em que reconheça que cometeu um erro de avaliação ao comprar uma empresa. Advinha quem faz isto também? O tal do Warren Buffet!!!

Cara, com todo respeito a admiração que tenho pelo pessoal aqui pelos milhares de ensinamentos, reflitamos e saibamos que existem outras verdades possíveis! 😉

Continuo acreditando na tese de Buffet, de que ativo bom se vende se estiver super precificado, e ativo sub precificado se compra se for bom. Fora isto, é manter os aportes regulares com o máximo de disciplina! 🤙

Valeu!

Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Ricardo O disse:

vai em paz e não peques mais

Vaipaznopequesmais1.gif.26356d0b86df212c3a68234670e00958.gif

Caiu a ficha que a Sabesp é uma bela empresa e que merece estar na carteira, mas minha crença de que é possível a gente se deparar com oportunidades de movimentação de carteira dentro de uma estratégia de buy and hold, não tenho dúvidas! Mas tem que ser bem racional, assim como fazem os caras do Clube do Valor. rsrsrs

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
22 horas atrás, Daniel Souza Bezerra disse:

Caiu a ficha que a Sabesp é uma bela empresa e que merece estar na carteira, mas minha crença de que é possível a gente se deparar com oportunidades de movimentação de carteira dentro de uma estratégia de buy and hold, não tenho dúvidas! Mas tem que ser bem racional, assim como fazem os caras do Clube do Valor. rsrsrs

com certeza a teoria funciona

mas o Buffet joga em outras ligas, um aporte dele faz o mar se mexer, e tem uma engenharia por trás disso tudo, ele não tira da cabeça de uma hora para outra, eles tem o chamado "dinheiro infinito" e dentro da estrategia eles podem aceitar perder alguns milhões agora para reverter depois.

quero ver você vender uma ação da Berkshire Hathaway quando ela subir.

Link para compartilhar

• 0
On 06/02/2025 at 16:56, Daniel Souza Bezerra disse:

Fala @Diego Da Silva Alves. Blz?

Cara, a lógica AUVP é desenvolver um método que seja aplicável à pessoas comuns, nós alunos. Ou seja, pra minimizar o risco de fazermos merda, a doutrina que aprendemos é usar o Diagrama do Cerrado e seguir o buy and hold e pronto! No entanto, existem diversos outros modelos também testados e fundamentados que são buy and hold, mas não tão purista assim. Por exemplo, os caras do Clube do Valor, consultores reconhecidos e também com canal no YT, adotam uma estratégia de "buy and hold até que valha a pena vender pra comprar outro bom ativo que esteja barato sazonalmente" ou até o momento em que reconheça que cometeu um erro de avaliação ao comprar uma empresa. Advinha quem faz isto também? O tal do Warren Buffet!!!

Cara, com todo respeito a admiração que tenho pelo pessoal aqui pelos milhares de ensinamentos, reflitamos e saibamos que existem outras verdades possíveis! 😉

Continuo acreditando na tese de Buffet, de que ativo bom se vende se estiver super precificado, e ativo sub precificado se compra se for bom. Fora isto, é manter os aportes regulares com o máximo de disciplina! 🤙

Valeu!

Vá e não peques mas !!!!!

Abraço amigo!!!

Link para compartilhar

• Criar novo...