Jump to content
  • 0

Renda fixa no Brasil ou no exterior?

Mario Antonio Raimundo Neto

Pergunta

Pessoal, estou com uma duvida q talvez seja bobagem, mas ainda assim mantenho ela... vou tentar explicar:

Em 2024 o real perdeu o seu valor em em relação ao dólar 21.82%, na aula de renda fixa e depois na aula de investimento no exterior é mencionado q é mais rentável aplicar em renda fixa dentro do Brasil em comparação com o exterior, realizando uma média rápida para avaliar o histórico da desvalorização anual do Real frente ao dólar foi de 5.9% de 1994 até 2023, mas a quebra das barreiras de 2024 e associado ao histórico de instabilidades políticas e financeiras do Brasil, não seria interessante pra todos termos pelo menos 50% do que é direcionado em nossos investimentos para renda fixa sendo colocado no tesouro direto dos Estados Unidos?

Editado por Mario Antonio Raimundo Neto
  • Brabo 1
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Se o seu objetivo é segurança e previsibilidade, sem dúvida.

Dólar é a moeda mais forte do mundo e o tesouro americano o mais seguro e previsível, então, sim.

Agora quanto à rentabilidade, tenho minhas dúvidas, só parando para calcular na ponta do lápis.

Vamos considerar que seja plausível uma renda fixa que gere, ao menos, 10% ao ano aqui no Brasil. Considerando o histórico de desvalorização do real que você apresentou, a renda fixa aqui fica na frente por uns 4%, mas aí é preciso:

1 - Analisar a rentabilidade de um título americano;
2 - Analisar o efeito da tributação, uma vez que, possivelmente, lá você receberá juros em maior periodicidade; e
3 - Custos da operação.

Considerando que a valorização da sua carteira não deve vir da renda fixa, servindo mais como uma posição de segurança e redução de volatilidade, acredito que seja uma hipótese válida, mas não necessariamente 50-50%.

Acho que depende muito de que momento você está: usufruto, começo do período de acumulação, final do período de acumulação, etc. Teoricamente, quanto mais no começo do período de acumulação, mais você pode ser agressivo se tiver estômago para isso, então, talvez o ideal seja buscar maior rentabilidade até mesmo em renda fixa, tendo uma exposição menor de renda fixa internacional. Mas, se já estiver no usufruto, ou já tiver acumulado boa parte do planejado (não precisando mais correr tanto risco), acho que faz sentido uma maior exposição à renda fixa americana pela maior segurança dos títulos e maior estabilidade da moeda.

No final das contas é aquela: Não existe receita de bolo, é preciso entender seus objetivos, seu nível de conhecimento, seu apetite por risco, sua necessidade de risco, todo um contexto. É avaliar a relação risco x retorno conforme seu perfil, mas sempre tem espaço para diversificação global na carteira de todo mundo!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Mario Antonio Raimundo Neto disse:

Pessoal, estou com uma duvida q talvez seja bobagem, mas ainda assim mantenho ela... vou tentar explicar:

Em 2024 o real perdeu o seu valor em em relação ao dólar 21.82%, na aula de renda fixa e depois na aula de investimento no exterior é mencionado q é mais rentável aplicar em renda fixa dentro do Brasil em comparação com o exterior, realizando uma média rápida para avaliar o histórico da desvalorização anual do Real frente ao dólar foi de 5.9% de 1994 até 2023, mas a quebra das barreiras de 2024 e associado ao histórico de instabilidades políticas e financeiras do Brasil, não seria interessante pra todos termos pelo menos 50% do que é direcionado em nossos investimentos para renda fixa sendo colocado no tesouro direto dos Estados Unidos?

tem que fazer uma media, dependendo da janela que você escolhe para comparar as moedas o real pode ganhar.

no modulo final, orienta você a calcular seus percentuais.

a renda fixa americana esta pagando bem agora, mas el apagava muito menos. Não tem como saber quanto vai durar, nem quando vai piorar ou melhorar.

tem que investir em dólar sim, mas sem desespero, sem se apavorar, sem essa de "instabilidades politicas e financeira"

Editado por Ricardo O
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...