Jump to content
  • 0

Bonificação

Vytor Silveira Lima

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hora atrás, Vytor Silveira Lima disse:

Assistindo as lives vi um comentário do Raul dizendo que após sermos bonificados com ações temos de arrumar nosso preço médio, porém, o BTG já faz esse cálculo automaticamente, nesse caso de bonificação o cálculo do preço médio tb é feito de forma automática?

Olá @Vytor Silveira Lima,

Confesso q fiquei meio preguiçoso com isso pq contrato um sistema q já faz tudo isso para efeito de cálculo e declaração de irpf... Pq o preço médio importa justamente nisso, saber se teve ou não ganho de capital né... Mas vou tentar te ajudar naquilo que me lembro quando fazia "na unha"...

Qdo há bonificação de ações, no próprio comunicado consta o valor que deverá ser declarado por cada uma das ações recebidas. Então basta multiplicar pela quantidade que vc recebeu e declarar no irpf no campo próprio - rendimentos isentos e não tributáveis / bonificações.

Quanto ao preço médio para fins de declarar o irpf, vc vai fazer a mesma coisa... Vai tirar a média daquilo q vc já tinha com a aquelas recebidas de bonificação, de acordo com o valor declarado no comunicado da empresa para cada ação e multiplicar pela quantidade recebida.

Eu acredito que o próprio btg faça esse cálculo automaticamente na plataforma, porém minha dúvida agora é se ele faz tb de acordo com o valor que a empresa determina para fins de IRPF... 

Pq qdo a gente recebe, na realidade não pagamos nada por elas, então não me lembro se o preço médio que consta no broker é o financeiro só para ver a existência de lucro/prejuízo (não para fins de irpf).

Ah, agora teremos bonificação de itub... Conseguirei te confirmar isso em alguns dias... 😉

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
16 horas atrás, Vytor Silveira Lima disse:

Assistindo as lives vi um comentário do Raul dizendo que após sermos bonificados com ações temos de arrumar nosso preço médio, porém, o BTG já faz esse cálculo automaticamente, nesse caso de bonificação o cálculo do preço médio tb é feito de forma automática?

Na área da b3 não consta esse calculo?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Vytor Silveira Lima disse:

Até onde observei não achei nada sobre preço médio na B3.

Bom dia, @Vytor Silveira Lima !

Não sei lhe informar com certeza se o BTG faz este ajuste de cálculo e se ele faz, como é feito.

O melhor na minha opinião é o investidor ter o seu próprio preço médio calculado a parte em uma planilha, algo neste sentido. Assim você tem mais certeza sobre o que considerar para calcular os valores.

Link para compartilhar

• Criar novo...