Jump to content
  • 0

Como saber se algum título de renda fixa está inadimplente?

Lucas Borin

Pergunta

Boa noite, cardume. 

Sabemos que em renda fixa temos alguma categorias de ativos que não tem cobertura do fundo garantidor de crédito, famoso FGC, como por exemplo: CRI, CRA e Debentures. 

Por se tratar de um investimento em empresa privada, pode ser que alguma não honre com o pagamento prometido. Leia-se pagamento um possível cupom mensal, trimestral, semestral ou juros só lá final do contrato. 

Digamos que eu tenha uma grande quantidade de ativos nesta categoria, pois o meu perfil aguenta. Como eu faço para simplificar esse monitoramento? Como eu sei que alguma empresa atrasou um pagamento? Como eu sei se alguém não pagou?

Hoje eu tenho uma consultora que me ajuda a monitorar tais casos, em uma outra instituição. Do meu lado, só sei monitorar através da conta corrente, vendo se o pagamento ocorreu. 

E aí, como vocês fazem?

• Brabo 3
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
On 09/02/2025 at 21:29, Lucas Borin disse:

Boa noite, cardume. 

Sabemos que em renda fixa temos alguma categorias de ativos que não tem cobertura do fundo garantidor de crédito, famoso FGC, como por exemplo: CRI, CRA e Debentures. 

Por se tratar de um investimento em empresa privada, pode ser que alguma não honre com o pagamento prometido. Leia-se pagamento um possível cupom mensal, trimestral, semestral ou juros só lá final do contrato. 

Digamos que eu tenha uma grande quantidade de ativos nesta categoria, pois o meu perfil aguenta. Como eu faço para simplificar esse monitoramento? Como eu sei que alguma empresa atrasou um pagamento? Como eu sei se alguém não pagou?

Hoje eu tenho uma consultora que me ajuda a monitorar tais casos, em uma outra instituição. Do meu lado, só sei monitorar através da conta corrente, vendo se o pagamento ocorreu. 

E aí, como vocês fazem?

Boa noite, @Lucas Borin !

Eu não invisto em títulos neste formato com pagamentos de juros periódicos. Mas como eu faria:

- Os títulos sempre informam as datas de pagamentos seja para títulos privados como CRIs, CRAs e debêntures, como em títulos públicos como os tesouros que pagam cupons. No caso dos títulos privados tem um documento que eles divulga o calendário de pagamentos tanto dos juros como de amortizações se houverem. Os títulis públicos tem um padrão de pagamento;

- Eu montaria uma planilha com as datas divulgadas;

- Na data do pagamento eu checo minha conta da corretora e confirmo o valor.

Espero que ajude!

PS: nos desculpe pela demora na resposta!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 09/02/2025 at 21:29, Lucas Borin disse:

Boa noite, cardume. 

E aí, como vocês fazem?

Bom dia @Lucas Borin, tudo bem?

Cara, na área do investidor no site da B3 em Proventos, tu não tem essa visualização?

Infelizmente não tenho posições em CRI, CRA e Debêntures, mas o restante eu faço o acompanhamento por lá e tiro um relatório mês a mês e consolido em uma boa e velha Planilha (pela nerdice, fiz um PowerBI kkkkk).

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Vinicius Santoros Candido Correa disse:

Bom dia @Lucas Borin, tudo bem?

Cara, na área do investidor no site da B3 em Proventos, tu não tem essa visualização?

Infelizmente não tenho posições em CRI, CRA e Debêntures, mas o restante eu faço o acompanhamento por lá e tiro um relatório mês a mês e consolido em uma boa e velha Planilha (pela nerdice, fiz um PowerBI kkkkk).

Sim, pode-se fazer uma planilha e extrair essas informações tanto da B3 quanto a sua conta corrente ou conta corretora, manualmente verificando se tal provento foi pago. Meio arcaico, mas funcional. Gostaria de ter essa informação de uma forma menos manual...

Por outro lado, existem diversas ofertas destes papéis no mercado secundário e ali eu não consigo saber se o papel está pagando conforme prometido, pois não tenho informações dele na B3, etc. Aqui entra a dúvida.

Link para compartilhar

• Criar novo...