Jump to content
  • 0

Onde e quando investir?

Beatriz Vieira

Pergunta

Recommended Posts

• 0
17 horas atrás, Beatriz Vieira disse:

Oi Joel, muito obrigada! Agora fiquei com dúvida de onde você tirou esses 13,25%..podes me ajudar a compreender melhor?

Claro, Beatriz! Estamos aqui para se ajudar. 

A @Elisangela Xavier Almeida já explicou o que é, assim como já deixei no texto inicial também 

17 horas atrás, Joel Attilio Frcasso disse:

A Taxa de Juros Selic atual é 13,25% a.a

Para encontrar essa informação você pode pesquisar no Google mesmo. Para ter uma garantia 100%, pode pesquisar no site do Banco Central do Brasil o seguinte: controleinflacao/historicotaxasjuros. O ideal é saber de cabeça, ficará fácil de você saber após acompanhar um período. Não se preocupe, mas pesquise sobre. É a taxa referência no Brasil. Querendo ou não, seus investimentos vão ser baseados nela de alguma maneira ou outra

Há também o Relatório Focus do Banco Central que sai todas Segundas. Salvo engano, você não encontra a Taxa Selic nele, é bom dar uma olhada pra você ficar por dentro se irá subir ou cair. Tem projeções de quanto deve acabar o ano atual e os 3 anos seguintes. Tudo pode se alterar, não é uma certeza que irá acontecer. É projeção 

São os lugares que você pode ter uma base da Taxa Selic e de maneira confiável. Aqui na comunidade também estará bem informada 

Vi seu outros comentários também e vou dar um pitaco também!

Em relação a transferência de moeda, eu não me atentei a explicar anteriormente

É interessante já ir fazendo uma transferência do valor. Apesar de não ser um investimento de fato, é provável que o real se desvalorize perante outras moedas (novamente, não é uma certeza). Logo, para ter uma garantia de que não perderá com a desvalorização é importante já ir transferindo aos poucos

Um detalhe bem importante em relação À transferência é que para conta Internacional de mesmo CPF o IOF é 1,1% e para outro CPF é 0,38%. Como será uma viagem em dupla (pelo que entendi), podem ir uma transferindo para outra e poupar na cobrança

Em relação ao Investimento em CDBS, LCI, LCA;

Não acho que seja uma escolha ruim, mas é uma diferença mínima de retorno, você poderá ter complicações com resgate (pelo que entendi não seria liquidez diária). Nesse seu momento e com objetivo, o mais importante é ter a liquidez como sabe que irá pegar o valor. Há também uma possibilidade, lembrando do longo prazo sempre, de surgir uma eventual oportunidade de você poupar um pouco mais, você pode acabar mantendo o investimento e não pagando o IR em casos como Tesouro Selic. Na escolha pelo CDB, você pagará com certeza pois irá vencer e aí esse seu lucro a mais perde a lógica ao pagar uma alíquota maior de IR. LCI/LCA não tem incidência, então seriam opções mais atrativas nessa situação (ainda assim tem a questão da liquidez a se observar) 

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Carlos Eduardo P Santos disse:

Completando as respostas da galera ai em cima, acho que vale usar a calculadora comparadora de renda fixa, e analisar os LCIs e LCAs 

Eles são isentos de imposto de renda e tem garantia do FGC.

São boas opções mesmo. Eu raramente encontrei opções com liquidez diária ou com um prazo que feche certinho com minha necessidade, é o único ponto que faço observação

Porém, raramente compro títulos pensando em sacar em menos de 3 anos. Então, quase nunca fecha mesmo e a partir desse tempo os CDBs e outros títulos com IR já ganham mais força 

LCI/LCA possivelmente sejam os melhores rendimentos se tratando de um título tão curto. Basta verificar a liquidez e vencimento

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Vinicius Barcelos Gonçalves Ghannoum disse:

Uma dúvida.

Esta Taxa de Juros indicada então seria a SELIC + esta taxa indicada a.a. ?

image.png.c67e69d35044bdb7f57f81b7af786f67.png

No título Selic como você indicou, SIM

Prefixado é a Taxa descrita (como de exemplo acima seria 14,95% a.a) e IPCA+ é o IPCA acumulado do período + taxa que aparece descrita ali 

Lembrete: títulos Pre e IPCA+ do Tesouro sofrem marcação a mercado. Terá explicações nas aulas. Em resumo, a Renda Fixa Varia! Aproveito para dizer que os títulos Prefixados e IPCA+ do Tesouro estão eliminados na situação de Beatriz pois podem estar com rendimento real abaixo do rendimento teórico. No vencimento, os títulos renderam a taxa combinada

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
6 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Boa tarde, @Beatriz Vieira !

Se as datas de vencimento são OK de acordo com seu objetivo, então pode valer a pena sim! Agora, se você está pretendendo resgatar antecipadamente ou se existe essa chance, títulos como CDBs, LCIs, LCAs, etc, que não tenham a característica de liquidez diária, não irão servir. 

O resgate de títulos antes do vencimento é um processo burocrático que pode inclusive gerar perda de rentabilidade ou até mesmo de capital.

Uma ferramenta que temos aqui que pode te ajudar na tomada de decisão é a calculadora da renda fixa do investidor sardinha. Nele você pode comparar títulos e ver quais seriam mais rentáveis já considerando os descontos de IR que serão meio altinhos por conta do prazo ser mais curto. Vou deixar o link abaixo:

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/

Se as rentabilidades estiverem ok, não vejo problemas em fazer da forma que comentou.

Espero que ajude a pensar!

Acho que fiz corretamente, né?

Coloquei a taxa Selic no tesouro direto e no CDB coloquei um pré-fixado (IPCA + 8,8 = 13,3).

Então, acredito que o melhor é o CDB, mesmo, correto? To iniciando agora essas comparações, ai tenho medo de errar kkkkkkkkkk

image.png.5e645620349c891bcc475f3978448b27.png

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
42 minutes ago, Beatriz Vieira disse:

Entendi! Mas me pergunto se, caso eu coloque no CDB pra render, se eu for retirando aos poucos, não perderei certa quantia? 

Perdão a quantidade de dúvidas....😅

Olá, como estamos falando de seis meses, os juros vão atuar muito pouco. Mas, respondendo à sua pergunta, sim, vai deixar de render um pouco, mas como seu objetivo é comprar dólar no final, a pouca rentabilidade que o valor guardado terá pode ser toda absorvida por uma valorização em julho do dólar.

Se fosse eu: Eu iria comprando dólar aos poucos até julho, até chegar no valor que eu gostaria de ter para gastar. Não investiria esse valor. Já o valor da passagem (6 mil) eu investiria em algo com liquidez diária, como os outros já falaram, e iria aos poucos resgatando, no decorrer das parcelas.

Exemplificando meu argumento: 
O valor total investido ao final ficaria em torno de R$12.500,00, sendo que desse valor, só R$390 seriam juros. 
Agora se formos analisar o dólar, ele está operando no melhor preço desde novembro do ano passado. Supondo que vc compre hoje $1000 (dólares), vc gastaria R$5.765,4. Agora se vc comprasse em 18 de dezembro de 2024, gastaria R$6.291,00, ou seja por uma questão de um dois meses, haveria uma economia de R$525,60.
Nesse exemplo o fato de ficar rendendo 6 meses o dinheiro, seria insuficiente para cobri a diferença no cambio. 

Editado por Lucas Silveira Tosi
concordância verbal
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
35 minutes ago, Lucas Silveira Tosi disse:

Olá, como estamos falando de seis meses, os juros vão atuar muito pouco. Mas, respondendo à sua pergunta, sim, vai deixar de render um pouco

Na verdade, se tratando de CDBs talvez não seja possível resgatar para comprar Dólar. Se for um CDB sem liquidez diária, não poderá resgatar ou poderá resgatar e perder a rentabilidade, que seria o mesmo que não investir

Se for um CDB Liquidez diária, pode resgatar os juros e comprar dólar

Agora, como @Lucas Silveira Tosi citou a questão da valorização do Dólar e um momento interessante para compra, é bom ir alocando parte em renda fixa e outra parte comprar dólar aos poucos mesmo na minha opinião 

Um outro detalhe a se analisar é que investir para resgatar mensalmente corta demais o efeito dos juros 

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
11 horas atrás, Beatriz Vieira disse:

Acho que fiz corretamente, né?

Coloquei a taxa Selic no tesouro direto e no CDB coloquei um pré-fixado (IPCA + 8,8 = 13,3).

Então, acredito que o melhor é o CDB, mesmo, correto? To iniciando agora essas comparações, ai tenho medo de errar kkkkkkkkkk

image.png.5e645620349c891bcc475f3978448b27.png

Bom dia, @Beatriz Vieira !

Ali na parte da rentabilidade do IPCA você coloca somente a taxa prefixada. O sistema já considera um IPCA de 4,5%. Colocando o valor de 13,3%, a calculadora está considerando 4,5% + 13,3%.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...