Jump to content
  • 0

Dúvida Referente a boas ofertas asseguradas pelo FGC de bancos menos estáveis no mercado.

Jefter

Pergunta

Estava assitindo a aula 10 do Módulo 3, onde fala sobre a sopa de letrinhas dos bancos cobertos pelo FGC. O Raul mostrou alguns indicadores pra saber se o banco é confiável como o Indice de Basiléia e o Indice de Mobilização. Ele comentou que bancos menos estáveis que tem esses Índices abaixo do esperado normalmente dão algumas ofertas "melhores" considerando o risco agregado a ele. A minha dúvida é: Eu começando agora nesse mundo dos investimentos, tendo pouquísimo patrimônio (10/15/30K) sabendo que estou totalmente segurado pelo FGC, não seria interessante apostar nesse tipo de oferta, já que, se o banco quebrar eu seria ressarcido, inclusive com os juros prometidos até o momento da falência?

Tendo em mente ainda que como o meu patrimônio é bem pequeno, mesmo eu utilizando parte desse meu crédito individual em caso de falência do banco, ele iria resetar ao valor padrão de 250K antes de eu acumular patrimônio suficiente para que eu precisasse de todo esse limite disponível?

• Brabo 1
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
7 minutes ago, Jefter Marotti Rodrigues disse:

Estava assitindo a aula 10 do Módulo 3, onde fala sobre a sopa de letrinhas dos bancos cobertos pelo FGC. O Raul mostrou alguns indicadores pra saber se o banco é confiável como o Indice de Basiléia e o Indice de Mobilização. Ele comentou que bancos menos estáveis que tem esses Índices abaixo do esperado normalmente dão algumas ofertas "melhores" considerando o risco agregado a ele. A minha dúvida é: Eu começando agora nesse mundo dos investimentos, tendo pouquísimo patrimônio (10/15/30K) sabendo que estou totalmente segurado pelo FGC, não seria interessante apostar nesse tipo de oferta, já que, se o banco quebrar eu seria ressarcido, inclusive com os juros prometidos até o momento da falência?

Tendo em mente ainda que como o meu patrimônio é bem pequeno, mesmo eu utilizando parte desse meu crédito individual em caso de falência do banco, ele iria resetar ao valor padrão de 250K antes de eu acumular patrimônio suficiente para que eu precisasse de todo esse limite disponível?

Boa tarde, @Jefter Marotti Rodrigues !

Aqui vale fazer um exercício de análise mesmo. Por exemplo: o prêmio oferecido em um banco com maior risco está valendo realmente a pena? É um tipo de decisão que te deixa tranquilo?

Se sim, manda bala. 

O que é importante pensar também é na mecânica do ressarcimento do FGC. A primeira coisa a se ater é que o dinheiro garantido pelo FGC não vem de imediato. Se o emissor declara falência hoje, não é amanhã que o dinheiro estará de volta na sua conta. 

Fiz um tópico bem recente que explica na íntegra como funciona a regra de cobertura do FGC. Vou deixar o link abaixo como sugestão de leitura o que acredito que vai sanar as dúvidas com relação aos limites.

Se ainda restar algum ponto de dúvida, é só perguntar!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Com base nessa lógica eu sempre deixei minha renda fixa no CDB do Sofisa (Liquidez diária 110% do CDI), o banco tem um índice de basiléia bem estável, só agora que estou com um capital maior para aportar que vou partir para outros produtos.

No geral, fazendo na ponta do lápis, quando o capital é baixo a diferença entre Tesouro Direto, CDB 100%, 110% do CDI é bem pequena, então preferia deixar em uma plataforma que era mais tranquila de liquidar e transferir.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
29 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Boa tarde, @Jefter Marotti Rodrigues !

Aqui vale fazer um exercício de análise mesmo. Por exemplo: o prêmio oferecido em um banco com maior risco está valendo realmente a pena? É um tipo de decisão que te deixa tranquilo?

Se sim, manda bala. 

O que é importante pensar também é na mecânica do ressarcimento do FGC. A primeira coisa a se ater é que o dinheiro garantido pelo FGC não vem de imediato. Se o emissor declara falência hoje, não é amanhã que o dinheiro estará de volta na sua conta. 

Fiz um tópico bem recente que explica na íntegra como funciona a regra de cobertura do FGC. Vou deixar o link abaixo como sugestão de leitura o que acredito que vai sanar as dúvidas com relação aos limites.

Se ainda restar algum ponto de dúvida, é só perguntar!

Li todo o seu tópico, você colocou um ponto importante que eu realmente não sei como funciona, o tempo que demora para recuperar esse dinheiro investido. Vou atrás para entender melhor, mas dependendo o tempo que o dinheiro ficaria parado realmente acaba não se pagando, mas no meu exemplo que teria 30K de patrimônio investido, acredito que ainda faria sentido nessa lógica apostar em uma proposta melhor. Considerando a minha renda mensal, eu não atingiria um patrimônio de 1 Milhão dentro de 4 anos, então mesmo que todos os bancos que eu aportasse quebrassem ainda estaria garantido se os aportes fossem bem divididos, mas agradeço a resposta!

Editado por Jefter Marotti Rodrigues
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 minute ago, Jefter Marotti Rodrigues disse:

Li todo o seu tópico, você colocou um ponto importante que eu realmente não sei como funciona, o tempo que demora para recuperar esse dinheiro investido. Vou atrás para entender melhor, mas dependendo o tempo que o dinheiro ficaria parado realmente acaba não se pagando, mas no meu exemplo que teria 30K de patrimônio investido, acredito que ainda faria sentido nessa lógica apostar em uma proposta melhor. Considerando a minha renda mensal, eu não atingiria um patrimônio de 1 Milhão dentro de 4 anos, então mesmo que todos os bancos que eu aportasse quebrassem ainda estaria garantido se fosse os aportes bem divididos, mas agradeço a resposta!

@Jefter Marotti Rodrigues outra coisa que pode ajudar neste tema é dar uma pesquisada aqui na comunidade sobre a BRK. Foi um emissor que foi pro vinagre e tiveram diversos sardinhas aqui que relataram as experiências sobre como foi serem ressarcidos pelo FGC.

Pode ajudar a tirar mais dúvidas inclusive sobre os prazos e processos  =)

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...