Jump to content
  • 0

Dúvida sobre contrafluxo/BTG Pactual

Paula Borges Falcão

Pergunta

Bom dia! Eu fiquei muito confusa na aula de contrafluxo e sobre tudo que o Raul falou sobre ser uma boa opção abrir conta no BTG Pactual.

Eu comecei a investir pelo Nubank e continuo até hoje. Então, eu gostaria de entender mais sobre contrafluxo para me decidir se vale, realmente, a pena começar a investir pelo BTG.

Quem já investe pelo BTG, está gostando?

• Brabo 3
Link para compartilhar

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Contrafluxo não se trata de corretoras, então tu consegue fazer estando em qualquer uma delas btg, nu, xp e etc. Eu invisto pelo BTG nacional e NOMAD internacional, to esperando ver se a promo do Raul vai valer a pena eu mover minhas ações internacionais mas ainda não vale. 
Contrafluxo é vc comprar o que não está sendo falado pois estamos pensando no longo prazo e como a economia tem vários ciclos eventualmente o que vc comprou que estava "na baixa" vai se tornar um bom ativo.
Hoje em dia estão se falando muito de Selic, então a indicação é comprar IPCA e Pré-fixado que estão com ótimas ofertas. 
A aula de contrafluxo do Raul é muito boa, recomendo ver mais de 1x

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Pelo que entendi, o contrafluxo é vc não investir de acordo com o que lhe oferecem, é buscar infornações sobre outras opções de investimentos pouco ressaltadas pelos bancos e corretoras. Por isso eu quero saber se o BTG Pactual, através da AUVP, realmente oferece ao cliente as melhores opções de investimentos, uma vez que a AUVP não recebe comissão neste sentido, como o Raul falou.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

A idéia do contrafluxo é uma metodologia de investimento. Independe da corretora que você tem conta.

Tentar exemplificar aqui.... E fiquem a vontade de me corrigir se eu estiver errado, aí todos aprendemos juntos

Estamos num país X onde a taxa de juros está em 3% a.a

Provavelmente irão te indicar investimentos que não vincule a taxa (exemplo pós fixados CDI +)

Porém se vc comprar hj um investimento CDI + 7 % com vencimento daqui há uns 5 anos, pode ser que a taxa de juros nesse período possa estar em 6%a.a. Dessa forma vc ganharia 6 + 7% = 13%. O que na época de CDI há 3% poderia não parecer tão atrativo.

Espero ter ajudado.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
57 minutes ago, Antonio Victor Costa disse:

A idéia do contrafluxo é uma metodologia de investimento. Independe da corretora que você tem conta.

Tentar exemplificar aqui.... E fiquem a vontade de me corrigir se eu estiver errado, aí todos aprendemos juntos

Estamos num país X onde a taxa de juros está em 3% a.a

Provavelmente irão te indicar investimentos que não vincule a taxa (exemplo pós fixados CDI +)

Porém se vc comprar hj um investimento CDI + 7 % com vencimento daqui há uns 5 anos, pode ser que a taxa de juros nesse período possa estar em 6%a.a. Dessa forma vc ganharia 6 + 7% = 13%. O que na época de CDI há 3% poderia não parecer tão atrativo.

Espero ter ajudado.

Obrigada pela resposta! Vc tem conta no BTG Pactual, pela plataforna da AUVP? Se vc tiver, lá vc consegue identificar o oferecimento desses investimentos que vão de encontro ao que está se oferecendo num momento específico do mercado, mas que sejam vantajosos para o cliente?

De certa forma, como a escolha é livre e a AUVP indica, mas não condiciona ninguém a abrir conta no BTG, eu queria saber se os alunos que abriran conta por esta plataforma, realmente conseguem identificar a oferta desses bons investimentos.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Oi Paula,

desculpa demora na resposta....tenho conta no BTG Pactual vinculada com a AUVP sim.

A identificação das oportunidades vai muito de acordo com noss estudo aí da metodologia da AUVP.

Vou te dar alguns exemplos q considero atrativo para essa fase de SELIC alta.

Por exemplo hj com a Selic alta do jeito q tá (acima de 12%) estamos encontrando pré fixados no mercado secundário com taxas de 17% a.a, algo muito improvável de vc enconrar com Selic a 8 ou 9%. Ou eja, vc está aproveitando uma situação pontual q vc não espera ver num horizonte de 3 a 5 anos.

Por exemplo, comparando com outras corretoras, vejo aquela famosa de duas letras q tenho conta com coisas residuais por estarem travadas nela. Essa outra corretora vira e mexe me manda ofertas "imperdiveis" q não vou encontrar de forma nenhuma em outro lugar com taxa de 15% por exemplo, enquanto no BTG encontro a 17 (mesmo produto).

Assim, eu vejo o BTG/AuVP valer a pena na prática, opinião minha.

Hoje a inflação está alta, bem alta, estamos vendo títulos de qualidade e debentures com bom rating com IPCA +7 +8 +9

Será q isso é comum de vermos com facilidade no futuro.

Se analisar histórico passado desses ativos, não é muito comum termos esse tipo de oportunidade.

Hoje estamos vivendo um momento de mercado na renda fixa estranho ao meu ver, onde temos juros alto e inflação alta juntos. Aí existem oportunidades atrativas pra "travar" taxas agora, para obter ganhos melhores no futuro.

Possivelmente em um momento futuro o Tesouro IPCA pode cair a 4.5+5.

Isso pode ser uma oportunidade de aproveitar o contrafluxo no momento atual.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
On 11/02/2025 at 08:03, Paula Borges Falcão disse:

Bom dia! Eu fiquei muito confusa na aula de contrafluxo e sobre tudo que o Raul falou sobre ser uma boa opção abrir conta no BTG Pactual.

Eu comecei a investir pelo Nubank e continuo até hoje. Então, eu gostaria de entender mais sobre contrafluxo para me decidir se vale, realmente, a pena começar a investir pelo BTG.

Quem já investe pelo BTG, está gostando?

Bom dia, @Paula Borges Falcão !

Apenas complementando nossos amigos.

Como já explicado, contrafluxo é estratégia de compra e independe de onde será comprado. É saber quais títulos iremos comprar, se é indexado ao CDI, ao IPCA+ ou se é um prefixado. Agora onde comprar, ficar escolha da pessoa.

O que o Raul indica nas aulas é referente a parceria com o BTG. Nós como alunos temos acesso a benefícios por investir dentro da base da AUVP Capital + BTG. Benefícios estes como a taxa private que é uma taxa oferecida para quem tem 10 milhões investidos e aqui nós temos acesso a ela independente de valor investido, além do cashback do rebate que ficaria para a AUVP, nos é devolvido em forma de saldo em conta.

Desde que entrei aqui na AUVP na turma 20 em meados de abril de 2023, ainda se tinha uma parceria coma Órama que era a custodiadora e a AUVP tinha a antiga IsaEx "a pior plataforma de investimentos do mundo" segundo as palavras do próprio Raul  😂

Mas já tínhamos lá o benefício da taxa private. Eu tinha conta em outras duas corretoras. E os títulos de renda fixa ofertados na IsaEx era superiores às demais corretoras. Fiquei uns 3 meses se bem lembro comparando e depois disso desisti. Nunca achava ofertas melhores em outras corretoras por conta da taxa private. Desde então centralizei tudo via AUVP que hoje fica dentro do BTG.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Olá Paula, tudo bem? Desculpe a demora em responder seu post!!

Acredito que as respostas anteriores já elucidaram sua dúvida quanto a questão do contrafluxo.

Pela aula e pelas respostas dos colegas da comunidade, entendi que quando temos a taxa Selic em alta, como temos atualmente 13,25%, e ainda com perspectiva de mais um reajuste de 1pp, indo para 14,25% devemos procurar títulos prefixados (CDBs e Tesouro Prefixado), com taxa Selic em baixa devemos procurar títulos atrelados ao CDI, e quando a preocupação for o aumento dos juros procuraremos os títulos IPCA+ X%.

Agora, quanto a sua dúvida de compensar ou não, investir pelo BTG, com a Assessoria da AUVP Capital, acredito que deva estar se perguntando se compensa pagar a taxa de Assessoria, sobre seu patrimônio. Me corrija se eu estiver errado, por favor. Também tive esta dúvida inicial, fiz algumas contas, considerando meu patrimônio atual e percebí que a vantagem da taxa private sobre os investimentos já seriam suficientes para compensar, NO MEU CASO e NAS MINHAS CONTAS.

Iniciei o processo de migração dos meus investimentos do Nubank para o BTG/AUVP Capital, na sexta-feira dia 14/02. 

Não acho que a questão de entender a estratégia do contrafluxo seja relevante na sua decisão por trazer ou não seus investimentos do Nubank para o BTG/AUVP Capital, pois a estratégia funcionaria no Nubank também. 

Nenhuma das duas corretoras fará o trabalho de te avisar/indicar o melhor investimento a ser feito em uma determinado cenário de taxa Selic.

Espero te ajudado de alguma forma.

Link para compartilhar

• 0
On 14/02/2025 at 05:51, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Paula Borges Falcão !

Apenas complementando nossos amigos.

Como já explicado, contrafluxo é estratégia de compra e independe de onde será comprado. É saber quais títulos iremos comprar, se é indexado ao CDI, ao IPCA+ ou se é um prefixado. Agora onde comprar, ficar escolha da pessoa.

O que o Raul indica nas aulas é referente a parceria com o BTG. Nós como alunos temos acesso a benefícios por investir dentro da base da AUVP Capital + BTG. Benefícios estes como a taxa private que é uma taxa oferecida para quem tem 10 milhões investidos e aqui nós temos acesso a ela independente de valor investido, além do cashback do rebate que ficaria para a AUVP, nos é devolvido em forma de saldo em conta.

Desde que entrei aqui na AUVP na turma 20 em meados de abril de 2023, ainda se tinha uma parceria coma Órama que era a custodiadora e a AUVP tinha a antiga IsaEx "a pior plataforma de investimentos do mundo" segundo as palavras do próprio Raul  😂

Mas já tínhamos lá o benefício da taxa private. Eu tinha conta em outras duas corretoras. E os títulos de renda fixa ofertados na IsaEx era superiores às demais corretoras. Fiquei uns 3 meses se bem lembro comparando e depois disso desisti. Nunca achava ofertas melhores em outras corretoras por conta da taxa private. Desde então centralizei tudo via AUVP que hoje fica dentro do BTG.

Espero que agregue ao tema!

Era, exatamente, isso que eu queria saber. Valeu!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...