Jump to content
  • 0

Dúvidas com relação ao investimento IPCA e Selic

Mateus Araujo Rangel

Pergunta

Boa tarde

Terminei o módulo de renda fixa mas ainda tenho uma dúvida com relação ao rendimento dos pós fixados como o Tesouro selic e o Tesouro IPCA:

Quando agente vai investir no tesouro IPCA, nós temos uma taxa fixa, por exemplo 7% e se soma a taxa IPCA. Essa taxa IPCA é do dia da compra desse ativo ou no vencimento/resgate antecipado do titulo? Ou se seria uma variação da taxa IPCA entre a data de compra e data de venda/resgate antecipado?

Isso também vale para o tesouro Selic. A taxa selic que vai ser imposta é a taxa no dia da compra ou no dia do vencimento ou uma variação dessa taxa?

• Brabo 1
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa tarde, @Mateus Araujo Rangel !

2 horas atrás, Mateus Araujo Rangel disse:

Quando agente vai investir no tesouro IPCA, nós temos uma taxa fixa, por exemplo 7% e se soma a taxa IPCA. Essa taxa IPCA é do dia da compra desse ativo ou no vencimento/resgate antecipado do titulo? Ou se seria uma variação da taxa IPCA entre a data de compra e data de venda/resgate antecipado?

É calculado um percentual equivalente diário com base no IPCA do dia.

Lembrando que essa taxa prefixada (também chamada de taxa de mercado) pode sofrer variação que inclusive é o que gera o efeito da marcação a mercado. Ponto este que deve ser levado em consideração em caso de uma venda antecipada para saber se a marcação está em um momento favorável ou não.

2 horas atrás, Mateus Araujo Rangel disse:

Isso também vale para o tesouro Selic. A taxa selic que vai ser imposta é a taxa no dia da compra ou no dia do vencimento ou uma variação dessa taxa?

Também é uma taxa equivalente que vai rendendo diariamente de acordo com a taxa de juros do dia.

Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Eddy Paulini disse:

É calculado um percentual equivalente diário com base no IPCA do dia.

Então no meu entendimento o investimento irá render de pouquinho em pouquinho todos os dias de acordo com a taxa ipca (taxa ipca já transformada para uma taxa diária, ou seja, se estamos com 4,56% a.a então por dia daria mais ou menos por volta de 0,0124% ao dia).

Eu tenho essa dúvida por que quando vamos utilizar qualquer calculadora de juros compostos nós colocamos uma taxa fixa e a calculadora sempre assume a mesma taxa para um período de, por exemplo, 3, 5 anos, sendo que na realidade não daria aquele valor certinho que a calculadora de juros compostos nos deu de resultado.

Só estou considerando a taxa IPCA para facilitar o meu entendimento. Eu sei que temos a taxa pré-fixada que irá ser somada e o imposto de renda no vencimento do título que fazem com que a rentabilidade mude.

A minha lógica está correta ou tem alguma coisa que eu me passei?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
11 horas atrás, Mateus Araujo Rangel disse:

Então no meu entendimento o investimento irá render de pouquinho em pouquinho todos os dias de acordo com a taxa ipca (taxa ipca já transformada para uma taxa diária, ou seja, se estamos com 4,56% a.a então por dia daria mais ou menos por volta de 0,0124% ao dia).

Eu tenho essa dúvida por que quando vamos utilizar qualquer calculadora de juros compostos nós colocamos uma taxa fixa e a calculadora sempre assume a mesma taxa para um período de, por exemplo, 3, 5 anos, sendo que na realidade não daria aquele valor certinho que a calculadora de juros compostos nos deu de resultado.

Só estou considerando a taxa IPCA para facilitar o meu entendimento. Eu sei que temos a taxa pré-fixada que irá ser somada e o imposto de renda no vencimento do título que fazem com que a rentabilidade mude.

A minha lógica está correta ou tem alguma coisa que eu me passei?

Realmente não teria como prever o valor exato final. Somente algo aproximado e ainda assim como alguma margem de erro pois estamos falando de um valor variável e imprevisível. O mais comum a ser feito é assumir algum valor médio para o IPCA, normalmente de 4 ou 4,5%a.a.

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...