Jump to content
  • 0

Troca de carro

Convidado Anônimo

Pergunta

Olá recentemente resolvi trocar de carro. Com a venda de meu carro e a compra do outro eu preciso voltar uma quantia de 10 mil, atualmente possuo 42 mil investido em vários tipos de ativos diferente. Oq compensaria mais, tirar os 10 mil da selic ou realizar um empréstimo pessoal com uma taxa de 3,45% ao mês e manter o dinheiro investido?

Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
On 11/02/2025 at 18:37, Convidado Anônimo disse:

Olá recentemente resolvi trocar de carro. Com a venda de meu carro e a compra do outro eu preciso voltar uma quantia de 10 mil, atualmente possuo 42 mil investido em vários tipos de ativos diferente. Oq compensaria mais, tirar os 10 mil da selic ou realizar um empréstimo pessoal com uma taxa de 3,45% ao mês e manter o dinheiro investido?

Anonimo, vamos as regras basicas:

resolvi Trocar o carro - quando resolveu, deveri ater calculado o valor necessario e aportar em cdbs com vencimento proximo a data da troca (em educação financeira este seria o caminho mais inteligente)

Tirar dinheiro da carteira - a carteira de investimentos é pensando em nossa renda passiva a longo prazo, por isso a regra/metodo acima existe, para que voce nao vire uym viciado em sacar dinheiro de sua carteira por que quer antecipar um bem (entendo que pode haver motivos nobres, mas nao parece ser o caso)

Emprestimo de 3,45% ao mes - meu amigo, ai é questao de fazer contas, impossivel que nao fique nitido que vc estara acumulando uma pessima divida com um montante de juros a pagar. Como voce nao fez a liçao de casa, acho que pra amenizar, talvez pegar o seu tesouro selic seja menos doloroso, e depois disso, assuma uma regra com vc mesmo, de alem dos 25% do aporte na carteira, vc incluir o valor de uma possivel parcela deste emprestimo que vc nao fez e devolva ele pra sua carteira neste prazo em que iria fazer o emprestimo.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Olá,

acho q podemos ajudar sem julgamentos, vou tentar trazer meu ponto de vista.

Vc decidiu trocar de carro, isso está feito, é um motivo pessoal e não podemos voltar atrás.

Esse Tesouro Selic é de alguma forma sua reserva de oportunidade ou investimento de fato?

Se for reserva, usa feliz e troca o carro e bola pra frente.

Se for investimento, mediante a opçào do juros do empréstimo, usa o Tesouro Selic e aprende com isso para o futuro.

Como? Reinvestindo todos meses para acumular novos montantes.

E, na próxima vez q trocar de carro tentar fazer um planejamento de longo prazo para essa troca. Isso pode entrar até como meta (aba disponível do Orçamento Doméstico - ferramenta da AUVP).

Meu caso por exemplo, estou pensando em trocar meu carro daqui há 2 anos e já estou planejando os montantes pra isso.

E fica tranquilo, todos nós aprendemos um com outro aqui a cada dia. O importante é ajudar.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...