Jump to content
  • 0

modulo 3- Tesouro IPCA+


Priscilia Maciel

Pergunta

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 11/02/2025 at 21:19, Priscilia Maciel disse:

 

Pessoal foi apenas eu quem fez a comparação do video da aula 06 onde apresenta o "FOCUS - RELATORIO DE MERCADO" que nao da para confiar muito nas projeções do Banco Central ?

Boa noite, @Priscilia Maciel !

O boletim focus não deve ser adotado como verdade absoluta. Ele mostra para qual lado a economia está indo mas não com valores 100% exatos.

O Banco Central coleta as informações de principais players de mercado como, por exemplo, grandes bancos (Bradescão das massas, Itaú, BB, BTG, etc) e até mesmo corretoras que tem sua relevância no mercado. Cada player faz suas contas e suas previsões. O Banco Central por sua vez pega estes resultados de cada player e tira uma média gerando o valor que vemos ali como previsão.

Sendo assim, podemos concluir que de fato o boletim nos mostra uma expectativa e não de fato como um número real que teremos. O boletim acaba sendo um indicador para sabermos para onde o mercado está caminhando mas não que necessariamente teremos aqueles valores.

 

Espero que agregue na dúvida!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 11/02/2025 at 21:19, Priscilia Maciel disse:

 

Pessoal foi apenas eu quem fez a comparação do video da aula 06 onde apresenta o "FOCUS - RELATORIO DE MERCADO" que nao da para confiar muito nas projeções do Banco Central ?

Boa noite, @Priscilia Maciel. Complementando o que @Eddy Paulini colocou, o boletim focus é um projeção de mercado que considera o cénario atual tendo consequências no futuro, caso os comportamento sejam constantes. Ou seja, se o governo ou as perspectivas de aquecimento econômico mudarem de direção, ele se adequará ao novo cenário. Não é uma verdade, mas uma projeção para um determinado comportamento. 

Se o governo sinaliza com responsabilidade fiscal, as projeções se ajustam de forma positiva; se o governo sinaliza com irresponsabilidade fiscal, logo as projeções se adequam precificando as consequêmcias do comportamento no futuro.

Além do boletim focus, você pode olhar na B3 o DI futuro, ele ajuda a pensar em como se está precificando a selic futura em contratos futuros. 

Deixando aqui a explicação disponibilizada pela própria B3:

"O Contrato Futuro de DI1 tem como ativo subjacente a taxa média diária dos Depósitos Interfinanceiros (DI), calculada e divulgada pela B3, compreendida entre a data de negociação, inclusive, e a data de vencimento, exclusive, e é utilizado para proteção e gerenciamento de risco de taxa de juro de ativos/passivos referenciados em DI".

Além disso, a mesma destaca que os contratos de DI Futuro servem como "ferramenta para a gestão de risco de taxa de juros".

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...