Jump to content
  • 0

Tesouro SELIC ou Tesouro pré-fixado

Jonã Machado Teodoro

Pergunta

Bom dia amigo,

Seguindo o conselho de nosso querido mestre sem mestrado estou deixando meus aportes no tesouro direto enquanto faço o curso e aprendo investir. Entretanto peguei uma opção de pré fixado de mais 14% aa. Um amigo meu que já investe há algum tempo me advertiu que eu deveria ter pegado o tesouro SELIC que posso sacar quando bem entender. Faz sentido o questionamento? 

• Brabo 1
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Bom dia,

pelo que entendi vc está em busca de segurança e liquidez. Algo que com certeza o Tesouro Selic faz mais sentido. 

Algo estável, que não sofre com a marcação a mercado e tem liquidez saudável.

Mas como vc já colocou no pré fixado, agora vc irá ter a marcação a mercado. Esses títulos envolvem um pouco mais de risco.

De repente a partir de agora vale fazer aportes no tesouro Selic.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Vim em busca de respostas e acabei com uma dúvida.
A marcação a mercado é o deságio e o ágio (a mudança que o governo faz com a taxa e juros)
na resposta da pergunta o Eddy disse que a SELIC não sobre marcação a mercado, mas foi justamente na aula de SELIC que o Raul explicou isso.

Mostrou inclusive um investimento da SELIC com +0,1% de taxa (que ele chamou de deságio)
Acho que não entendi bem essa marcação a mercado 🤔

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
23 minutes ago, Kariny Davis Ferreira De Carvalho disse:

A marcação a mercado é o deságio e o ágio (a mudança que o governo faz com a taxa e juros)
na resposta da pergunta o Eddy disse que a SELIC não sobre marcação a mercado, mas foi justamente na aula de SELIC que o Raul explicou isso.

Mostrou inclusive um investimento da SELIC com +0,1% de taxa (que ele chamou de deságio)

A marcação a mercado pode causar confusão mesmo. Todos os títulos do Tesouro Direto passam por marcação a mercado, inclusive o Tesouro Selic, mas o impacto nele costuma ser pequeno.

Isso acontece porque o Tesouro Selic acompanha a taxa Selic diária, então a rentabilidade vai se ajustando constantemente. Mesmo que haja pequenas oscilações no curto prazo, o valor tende a convergir rapidamente para o esperado.

Já nos títulos prefixados e IPCA+, a marcação a mercado pode gerar oscilações maiores, porque o preço deles é mais sensível às variações dos juros. Se a taxa de juros sobe, o valor do título cai; se a taxa cai, o valor do título sobe. Isso significa que é possível lucrar ou perder dinheiro antes do vencimento, dependendo do momento da venda.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Kariny Davis Ferreira De Carvalho disse:

Boa noite, @Kariny Davis Ferreira De Carvalho !

Apenas complementando nosso amigo @Filipe Silveira Albieri.

Na íntegra, o tesouro Selic sofre sim da marcação a mercado. Só que essa marcação é muito sutil, tendo umas variações de coisa 0,0 alguma coisa. Ou seja é muito pequeno. Além disso, é um tipo de título que seu reajuste é feito diariamente. Ou seja, além de ser pequeno, logo ele é corrigido.

Dado estes motivos que mostram que a marcação é muito pequena, é comum se tiver que o tesouro Selic não sofre ou praticamente não sofre. 

Espero que tenha ficado claro!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
16 horas atrás, Jonã Machado Teodoro disse:

Bom dia amigo,

Seguindo o conselho de nosso querido mestre sem mestrado estou deixando meus aportes no tesouro direto enquanto faço o curso e aprendo investir. Entretanto peguei uma opção de pré fixado de mais 14% aa. Um amigo meu que já investe há algum tempo me advertiu que eu deveria ter pegado o tesouro SELIC que posso sacar quando bem entender. Faz sentido o questionamento? 

Boa noite, @Jonã Machado Teodoro

Quando o Raul coloca que é para deixar o dinheiro no Tesouro Direto até investir, ele fala exatamente que você deve deixar no Tesouro Selic. Acho que você não deve ter se atentado ao título que ele indica. Você aprenderá sobre as caracteristicas de cada título no módulo 3 - Renda Fixa.

O tesouro préfixado já é um investimento com características e estratégias a serem analisadas antes da compra do título. Ou seja, oficialmente você você já escolheu um investimento para alocar seus recursos (rarara). Seu amigo tem toda razão.

Agora, complementaando o que @Eddy Paulini, o título prefixado  sobre com marcação a mercado e, talvez, sair do título de custe um pouco do que você investiu.

RESERVA - > TESOURO SELIC/ CDB 100% DO CDI COM LIQUIDEZ DIÁRIA/ FUNDO DI TAXA 0 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...