Jump to content
  • 0

Avaliação de ETF Internacionais

Gabriel Mendes Coutinho

Pergunta

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje estava assistindo um vídeo do Guilherme no canal da AUVP Capital e ele mencionou a questão de sobreposição de ETFs e me surgiu uma grande duvida, quanto seria interessante ou aceitável nessa sobreposição?
Exemplo:
IVV e QQQ Tem 48% de sobreposição.
IVV e VT tem 56% de sobreposição.
QQQ e VT tem 28% de sobreposição.

Imagino que o quanto menor deve ser melhor pela diversificação, mas o quanto é recomendado nesses casos?
Existe alguma recomendação?

Link para compartilhar

• Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Cara, é uma das primeiras coisas que pensei ao começar a pesquisar os ETFs.

Eu optei por setorizar, escolher um do setor industrial, financeiro, utilidades... Da mais trabalho em gerenciar, mas na minha visão tira essa correlação, já que o maior peso disparado em comum entre a maioria são as Big Techs.

Tem pessoas aqui que vão dar uma aula disso, mas tudo vai depender da sua estratégia, se você gerenciar o peso dessa correlação dentro da tua carteira, não tem problema algum.

Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Gabriel Mendes Coutinho disse:

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje estava assistindo um vídeo do Guilherme no canal da AUVP Capital e ele mencionou a questão de sobreposição de ETFs e me surgiu uma grande duvida, quanto seria interessante ou aceitável nessa sobreposição?
Exemplo:
IVV e QQQ Tem 48% de sobreposição.
IVV e VT tem 56% de sobreposição.
QQQ e VT tem 28% de sobreposição.

Imagino que o quanto menor deve ser melhor pela diversificação, mas o quanto é recomendado nesses casos?
Existe alguma recomendação?

Interessante/aceitável é o quanto você imaginar que é meu rei, mas assim

O quanto menor melhor

Talvez você possa "pesar" a sobreposição melhor forçando notas arbitrárias no diagrama

Então o IVV e QQQ tem 48% de sobreposição, mas você acredita muito nos dois

Talvez seja interessante definir qual acredita mais e colocar nota 2 em um e nota 4 no outro, dessa forma, você vai se expor sim, vai conseguir pegar boas empresas nos dois, mas vai aumentar sua exposição nas que acredita mais

E assim, é interessante pensar nisso? Sim

Mas vamos supor que o QQQ e o VT tem uma sobreposição menor, mas as empresas do VT são uma merda, sera que vale a pena reduzir a sobreposição e perder qualidade?

Dito isso eu não tenho a menor ideia das empresas no VT, só trazendo para tomar cuidado pensando muito sobre um ponto mais secundário e se perder na ideia principal, falo porque é algo que eu tenho muitas chances de acabar fazendo AHHAHAHH

Link para compartilhar

• Criar novo...