Olá! Recém chegando ao universo dos investimentos e tenho dúvidas básicas q fico até com vergonha de perguntar, pois sempre passei longe das finanças.
Herdei em vida um apartamento da minha mãe e minha irmã outro também, porém o apartamento dela é maior e chegamos a um acordo por fora dela me pagar uma diferença de R$100mil. Já pagamos os devidos impostos de doação dos imóveis, ITCMD e tal..
Atualmente resido no exterior há 7 anos, já dei Saída Definitiva em 2019, porém ainda tenho uma conta ativa na Caixa que uso apenas a poupança e mantenho uma reserva lá. Buscando outras respostas aqui na Comunidade já descobri que nem poderia ter essa conta, e sim, devo ter uma CDE que vou providenciar em breve.
Afinal, minha dúvida é, como posso receber esse valor dela?
Ela pode simplesmente depositar pra mim? Total ou em partes?
Tenho q fazer um contrato disso?
Tenho q pagar um novo imposto de doação sobre o valor? Ou outro tipo de imposto?
*No momento não quero transferir esse dinheiro para o exterior. Apenas recebê-lo e deixá-lo no Brasil e assim que terminar o curso vou analisar como investir. Obrigado pela atenção.
Pergunta
Anônimo
Olá! Recém chegando ao universo dos investimentos e tenho dúvidas básicas q fico até com vergonha de perguntar, pois sempre passei longe das finanças.
Herdei em vida um apartamento da minha mãe e minha irmã outro também, porém o apartamento dela é maior e chegamos a um acordo por fora dela me pagar uma diferença de R$100mil. Já pagamos os devidos impostos de doação dos imóveis, ITCMD e tal..
Atualmente resido no exterior há 7 anos, já dei Saída Definitiva em 2019, porém ainda tenho uma conta ativa na Caixa que uso apenas a poupança e mantenho uma reserva lá. Buscando outras respostas aqui na Comunidade já descobri que nem poderia ter essa conta, e sim, devo ter uma CDE que vou providenciar em breve.
Afinal, minha dúvida é, como posso receber esse valor dela?
Ela pode simplesmente depositar pra mim? Total ou em partes?
Tenho q fazer um contrato disso?
Tenho q pagar um novo imposto de doação sobre o valor? Ou outro tipo de imposto?
*No momento não quero transferir esse dinheiro para o exterior. Apenas recebê-lo e deixá-lo no Brasil e assim que terminar o curso vou analisar como investir. Obrigado pela atenção.
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
1
1
1
DIAS POPULARES
19/Fev
2
12/Fev
1
21/Fev
1
Top Posters For This Question
Eddy Paulini 1 post
Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia 1 post
Aline Correa 1 post
DIAS POPULARES
19/Fev 2025
2 posts
12/Fev 2025
1 post
21/Fev 2025
1 post
Os mais famosos desse tópico
Aline Correa
Um contrato de confissão de dívida ou reconhecimento de obrigação (pagamento referente a antecipação da legítima) pode ser mt útil se eventualmente precisar justificar a origem. Pode ser simples. Se f
Eddy Paulini
Boa tarde, Anônimo! Acredito que no seu caso o melhor seria procurar um bom contador ou até mesmo um advogado que tenha entendimento do assunto sobre o que poderia ser feito. Talvez q
3 respostas para essa pergunta
Recommended Posts